Coluna Cultural Comentada
De 10 a 15 de novembro de 2023
Muita atividade cultura em Santa Catarina para esta semana. Acompanhe e divirta-se!
Um ano
Para comemorar a primeira volta ao sol, o multicultural e badalado Top Market, preparou uma programação que começou ontem e segue até o final do mês de novembro com shows musicais gratuitos, feiras de artesanatos e exposições culturais, encerrando com a abertura do Natal – com direito à chegada do Papai Noel e apresentação de banda Natalina. Um dos pontos altos da programação fica com o show da Banda Sonido Club no próximo sábado (11). O Top Market abre todos os dias a partir das 11h30 da manhã. Confira abaixo a programação completa pelo @topmarket.
Inaugurou!
Completamente reformado dos carpetes à acústica, passando pelas poltronas e pelas telas, o Multicine Cinemas abriu as portas ontem (9), no Shopping Itaguaçu. As quatro salas são equipadas com a mais alta tecnologia 2D e 3D, com projeção a laser, poltronas em couro e sistema Dolby Digital 7.1, além de layout moderno logo mais serão inauguradas as salas Prime Laser, que possuem cadeiras diferenciadas em couro e atendimento exclusivo da bombonière a partir do QR Code; outra novidade é a integração entre a venda de ingressos e a bombonière. Haverá ainda centrais de autoatendimento e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Os lançamentos em cartaz na inauguração são estreias super aguardadas: “Taylor Swift: The Eras Tour” e “As Marvels”.
Vídeo-artes importantes
“Da Dor à Luta: Histórias de Mulheres Sobreviventes da Violência” é o tema da exibição dos cinco vídeo-artes que serão exibidos hoje (10), na Fundação Cultural BADESC, a partir das 19h. O projeto mostra relatos de 11 vítimas – mulheres que também são bissexuais, indígenas, negras e/ou transexuais, entre outros grupos discriminados. Após a exibição dos audiovisuais, haverá roda de conversa com a realizadora, a advogada Iris Gonçalves e a psicóloga Glauce Carrazzoni. A entrada é gratuita.
Confra
A quarta edição do Festival Confrailha Blues traz a Florianópolis atrações nacionais e internacionais para shows gratuitos e palestras que acontecem de hoje (10) a domingo (12), no Jurerê Open. Entre os grandes nomes confirmados, estão o norte-americano Professor Harp, a polonesa Kasia Miernik Jeremias e os brasileiros Flávio Guimarães, Igor Prado, Blues Beatles, Cris Ferreira, Leo Maier e Rafael Salib. Acompanhe a programação completa e mais informações pelo @confrariailhablues.
Fim de ciclo
No próximo fim de semana, dias 11 e 12 de novembro, o grupo O Dromedário Loquaz encerra a comemoração dos 42 anos de sua fundação, em um lugar repleto de história: no Theatro Adolpho Mello, fundado em 1854, localizado em São José. Este, que é o primeiro teatro de Santa Catarina ainda existente, será o palco dos espetáculos “A mulher do general e a outra”, no sábado (11), às 20h, que aborda a temática do patriarcado através de uma narrativa intensa e permeada por músicas executadas ao vivo. No domingo (12), às 16h, será apresentado o infantil “O Pequeno Príncipe”, com uma linguagem poética e metafórica, para crianças de todas as idades. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com uma hora de antecedência. Fotos: Mauricio Garcias
A cantora e multiartista Joana Castanheira anuncia o show de lançamento do seu terceiro disco, Desapreço, com convidados especiais e gravação de DVD. O espetáculo será na terça-feira (14), véspera de feriado, no Franz Cabaret, em Florianópolis. A gravação contará com a presença dos cantores Gabeu, Paulo Novaes e David Toledo que sobem ao palco junto à artista para performances emocionantes. Os ingressos estão à venda e alguns setores esgotados. A classificação etária é de 18 anos. | Foto: Rafaella Piazza. A Joana participou do Conversas Culturais. Assista/ouça!
Comédia
O Floripa Shopping abre as portas do Cinemark para o Stand up comedy do humorista Fabio Rabin. O o show “Stand By Testando Piadas” será na próxima terça-feira (14). Os ingressos podem ser adquiridos pelo site.
Festivais em cartaz
Durante o final de semana, importantes festivais continuam em cartaz em Florianópolis: o TUM Festival, com conferência de música, sustentabilidade e shows de artistas locais e nacionais, entre eles Lenine e Àtooxxá toda a programação está no @tumfestival.
O Festival Internacional de Teatro de Animação, que ainda tem programação em Florianópolis e será apresentado em mais três cidades Criciúma, Nova Veneza e Campos Novos; tudo gratuito. A programação está no @fitafloripa. Tem Conversas Culturais com o Gustavo Beiberbach, um dos coordenadores do evento: assista/ouça!
Além destes, o Festival Varilux de Cinema Francês que começou no dia 9 e segue até 22 de novembro, no Paradigma Cine Arte, no CineMulti e no CineShow do Beiramar Shopping. Toda a programação está no site.
Crédito da imagem em destaque: Maurício Garcias.
Envie sugestão de pauta para [email protected].