Publicidade
Coluna Entretenimento | Muita cultura para esta semana em Santa Catarina
09 de Junho de 2023

Coluna Entretenimento | Muita cultura para esta semana em Santa Catarina

Dança, teatro, cinema, exposições, mostra de decoração e muita cultura para esta semana, em Santa Catarina. Entre e divirta-se!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 09 de Junho de 2023 | Atualizado 09 de Junho de 2023

Agenda Cultural Comentada

De 9 a 14 de junho de 2023

 

Dança, teatro, cinema, exposições, mostra de decoração e muita cultura para esta semana, em Santa Catarina.

Publicidade

 

Dança em Cena

Começou esta semana e segue até domingo (11) o 5º Dança em Cena que celebra a arte da dança em cinco dias de programação gratuita, em Florianópolis. Com recorde de inscritos em 2023, o evento tem cinco dias de Mostra de Dança, capacitação profissional, residência artística com jovens e espetáculos de companhias de renome na cena nacional como convidadas. Os espetáculos poderão ser vistos do palco arena, montado no Floripa Shopping, na Cenarium Escola de Dança, no Conselho Comunitário do Saco Grande e, pela primeira vez, no Teatro Ademir Rosa, no CIC. Aproveite e divirta-se! Crédito das imagens: Eduardo Duks, arquivo 2022.

 

CASACOR/SC
Quinta-feira (8/6) também foi dia de estreia da CASACOR/SANTA CATARINA 2023, que segue até 23 de julho, em Balneário Camboriú (SC). Composta por 27 ambientes com propostas para o morar e o viver contemporâneo, a mostra abriu as portas para o público no novo empreendimento da AJRealty, Incorporadora da Almeida Junior, o The Spot One, localizado anexo ao Balneário Shopping. Os ingressos para o evento estão no site.

Slow living

Na foto, a arquiteta Gabriela Herde, do ambiente Slow Living, em cima da peça que inspirou a criação de todo o espaço, o tapete “Ciclos”, desenhado em coautoria com a designer e artista Cassia Mallmann. A dupla utilizou a superfície para contar a história do processo vital do ser humano, do embrião até a maioridade. | Crédito da imagem: Mariana Boro.

 

 

 

Portenho
Hoje e amanhã (9 e 10), o Teatro Ademir Rosa é palco para o Espetáculo Internacional de Tango, às 21h. A programação é o ápice da Bienal do Tango, evento internacional que faz Florianópolis vibrar no estilo de música portenha até domingo (11). O evento movimenta a capital catarinense com espetáculos, dançarinos internacionais e muita cultura da Argentina. Ações pagas e gratuitas fazem parte da bienal. Veja toda a programação no site.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

 

 

Música eletrônica
A 17ª edição do Winter Play 2023, promete ainda mais agito para este feriadão. O tema Inteligência Artificial está aplicado às experiências visuais durante os quatro dias de festa que vai até domingo (11). O line up conta com grandes nomes do estilo musical, entre eles Roland Clark (USA), Apache (França/EUA), Mozambo (França), Jack-E (França) e Natasha Diggs (EUA); além dos DJs nacionais KVSH, Aline Rocha, CKTO e outros. Todo o agito será em Jurerê In_. Saiba mais sobre o evento.

 

 

ABRUNA

Bruna Góes reverencia o passado e inaugura nova fase da carreira como ABRUNA, neste sábado (10), com o show “Antagonista”, no Fraz Cabaret. A cantora, atriz e produtora artística conta que, para este show, fez releituras de músicas de artistas que considera “anti-divas”, como a própria Amy Winehouse, com quem se identificou por muito tempo, Rihanna, e a subversiva Rita Lee.

Produção

Com a cenografia lindíssima, feita pelos donos do Franz, Tiago e Abreu; trocas de figurinos com o styling assinado por Martins; arranjos especiais feitos pelo artista Alessio, além de inserções cênicas, que serão momentos do show em que ela contracenará com outro ator, a apresentação será muito divertida e diferente de tudo que ela já fez. “É dançar, chorar e cantar junto”, conta Bruna. Os ingressos limitados estão à venda na bilheteria online da casa. | Crédito da imagem: Carol Borba

 

 

Mulheres instrumentistas

Neste sábado (10), a Roda de Choro Mulheril celebra seu primeiro ano em grande estilo: com a apresentação de encerramento do projeto Formação Musical na Linguagem do Choro para Mulheres e Diversidades de Gênero. Mais de 50 mulheres instrumentistas apresentarão um repertório de choros clássicos e contemporâneos, em formato de regionais e também coletivamente através do bandão do projeto. Este é um evento lindo e super importante que celebra o protagonismo feminino na música instrumental. A apresentação será a partir das 13h, em frente ao Bugio Bar, no centro.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

Biquini
Depois de um hiato provocado pela pandemia, o grupo Biquini (sim, o Biquini Cavadão), colocou em prática o projeto de retorno aos palcos percorrendo o país e, neste domingo (11), aterrissam no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, 20h. Otimismo, resiliência e perseverança, tudo o que a banda viveu durante a pandemia, são as mensagens que o grupo quer passar. Os ingressos à venda no site. | Crédito da imagem: Divulgação.

 

 

 

Com teatro
Um espetáculo que resgata músicas de diversos folguedos brasileiros com a estrutura cênica do teatro de mamulengo. Esta é a viagem que o “Cantigas de Boi” sugere, ao contar a história da chegada de Pai Francisco e Catirina nas terras do fazendeiro Tião, dono do Boi Mimoso. Mas Mimoso morreu! E agora, para ajudar a reviver esse boi, virão personagens de todo canto do Brasil. A apresentação, que tem tradução para LIBRAS, faz parte da programação do Domingo com Teatro desta semana, às 11h30 no Cinesystem do Villa Romana Shopping. A entrada é gratuita.

 

Conversa em Sintonia
De onde vêm as boas ideias? Esta é a pergunta cuja resposta inspira a multitasking criativa e entusiasta sobre o tema Aline Subtil e a jornalista Yasmine Holanda para o talk Acervo Mental e Criatividade, na próxima terça-feira (13), às 19h30, na loja Arte e Sintonia, no Shopping Casa & Design. Na conversa, as profissionais trarão sua relação com a criatividade e debaterão a importância do acervo mental, de ter um olhar atento sobre o entorno e viver com mais encantamento. O encontro, voltado para arquitetos, designers de interiores e profissionais criativos, é gratuito, mas tem vagas limitadas. Quem tiver interesse em participar pode se inscrever pelo Whatsapp (48) 98815-8526. | Crédito da imagem: Nishant Jain/Unsplash.

 

 

Ó QUE BACANA

 

Itamar Vieira Junior
O escritor mais vendido no Brasil esteve ontem (8), na 19ª Feira do Livro de Joinville. Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado”, que superou a marca dos 700 mil exemplares e já tem versões em 24 países, fala sobre sua trajetória às 16h30, no bate-papo “De leitor a escritor”, no palco principal do evento, que se realiza até domingo (11), no Expocentro Edmundo Doubrawa. Logo após, haverá sessão de autógrafos. Imperdível e esta colunista adoraria estar por lá!  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Prata da Casa
E junho é mês também de Festival de Cinema! Na charmosa cidade de São Francisco do Sul, o FALA São Chico chega na segunda edição com muitas novidades. A que mais chama a atenção é o novo local de exibições dos filmes. A Panvision, organizadora do evento, atendeu ao pedido da comunidade e levou toda a programação do Festival Latino-Americano de Documentários para a Praia da Enseada.

CineTenda

Uma CineTenda com tela de oito metros será montada especialmente para exibir as produções latino-americanas. E tem prata catarinense! Três filmes são do nosso estado, “Apenas Mais Um Dia”, de Samantha Joanne, “Mulheres de São Chico”, de Ney Inacio e Valéria Divina e as “Histórias do Vovô Moju”, de François Muleka . A programação completa do Festival será divulgada ainda hoje (09/06) no site. E na próxima coluna eu trago uma entrevista exclusiva com o músico, multiartista e também diretor François Muleka. | Crédito da imagem: Still do curta “Valéria Divina”.

 

Circuito Cultural

Com atrações culturais gratuitas, o Projeto Circuito Cultural, que é um centro de cultura móvel, passará pelas cidades de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos entre os dias 13 e 22 de junho. Realizado pelo Instituto Maratona Cultural, o projeto visa levar cultura e diversão até o público que, em sua maioria, têm pouco acesso aos bens culturais. A experiência única de um espaço criado em um contêiner de 36m2 e equipado com sala para cinema e biblioteca e que, além disso, oferece oficinas e apresentações artísticas de forma gratuita. Para esta temporada, o projeto terá duas contações de histórias, uma peça de teatro e uma oficina, inédita na programação. Saiba mais pelo @maratonaculturalinstituto.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

Adri Volpi

Mais de 20 quadros da artista plástica Adri Volpi, com seu estilo marcadamente contemporâneo, cheio de personagens de street art. estão em exposição na Central de Vendas da Plaenge, em Joinville. A mostra segue até o final de junho, e pode ser visitada em horário comercial. A artista realiza exposições individuais no Brasil, Estados Unidos, França e Itália. Alguns de seus trabalhos já ilustraram publicações como a coleção de cartões do Unicef, a Revista Marie Claire Hong Kong e The Washington Post.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

PROGRAME-SE

50 anos
Chitãozinho e Xororó voltam ao Hard Rock Live Florianópolis com turnê que celebra os 50 anos de carreira, no dia 16 de junho (sexta-feira). O espetáculo da dupla promete emocionar o público em um show que, além de um repertório cirurgicamente selecionado, é uma imersão e uma homenagem a tudo o que os irmãos José Lima e Durval construíram neste meio século de história. Os ingressos estão à venda no site.  | Crédito da imagem: Marcos Hermes.

 

 

 

Desencaixe

O coletivo Atrapatrupe, formado há 15 anos por palhaças e palhaços de Florianópolis/SC, estreia, nos dias 16 e 19 de junho, o espetáculo ‘DESENCAIXE’. As apresentações serão no SESC Prainha, sempre às 20h, com entrada gratuita e distribuição de ingressos uma hora antes no local. Acompanhe a programação pelo @atrapatrupe | Crédito da imagem: Vanessa Soares

 

 

 

Legião
Dado Villa-lobos e Marcelo Bonfá, integrantes da tradicional banda Legião Urbana, anunciaram uma turnê que vai celebrar os discos “As Quatro Estações” e “V”, lançados há mais de 30 anos. A turnê está oficialmente confirmada e com diversos shows marcados pelo País e, dia 11 de agosto, estarão em Florianópolis, no Stage Music Park, após oito anos de sua última apresentação na casa. Os ingressos já estão à venda.  | Crédito da imagem: Leo Aversa.

 

 

 

 

Lembre-se, aqui no site da Fundação Catarinense de Cultura tem uma agenda com diversas atrações pagas e gratuitas. Divirta-se!

 

Crédito da imagem em destaque: Arthur Reys

 

Envie sugestão de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade