Publicidade
Coluna Entretenimento | Exposições, cinema, shows, Capoeira e uma agenda cultural eclética em Santa Catarina
14 de Dezembro de 2023

Coluna Entretenimento | Exposições, cinema, shows, Capoeira e uma agenda cultural eclética em Santa Catarina

De exposições inéditas, passando por pré-estreia no cinema, espetáculos musicais e teatrais, além do Encontro de Capoeira, tem uma agenda cultural eclética em Santa Catarina. Confira e divirta-se!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 14 de Dezembro de 2023 | Atualizado 14 de Dezembro de 2023

Agenda Cultural Comentada

De 14 a 20 de dezembro de 2023

 

Confira a agenda cultural eclética de Santa Catarina e divirta-se!

Publicidade

 

Agenda Cultural Eclética

 

Alma

Começou na segunda-feira (12) e segue até o dia 15 de janeiro de 2024,a exposição “Alma”, de Rica de Lucca. As obras expostas trazem pinturas intuitivas que abordam a conexão humana entre natureza e espaço urbano, utilizando temas ancestrais e primitivos, que remetem a reflexões profundas sobre origem, espiritualidade e autoconhecimento.

Expressão

Por meio do personagem Alma 73, Rica encontra na superfície urbana das paredes, ruas e murais, e nas telas que pinta, espaço para compartilhar e tentar entender parte dos mistérios, conhecimentos escondidos e não revelados das inscrições rupestres, desenhos rudimentares e códigos de conexão entre a natureza e a espécie humana. A exposição é gratuita e fica na Galeria Itaguaçu + Arte – Shopping Itaguaçu.  | Crédito da imagem: Rica de Lucca.

 

 

Agenda Cultural Eclética

 

 

Prosas

Hoje (14), o engenheiro e astrônomo Adolfo Stotz Neto lançará seu mais recente trabalho literário: “Por Pensamentos Palavras e… Prosas”. A celebração será a partir das 19h, no Quiero Café, localizado no Centro de Florianópolis. O livro é uma compilação de contos e crônicas com teor autobiográfico, convidando os leitores a explorar situações cotidianas de maneira envolvente.  | Imagem: Acervo Pessoal.

 

 

 

Novas exposições

O Espaço Paulo Gaiad, uma das salas expositivas da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, vai receber em 2024 quatro exposições inéditas de artistas que ainda não realizaram mostras individuais. A chamada pública para primeira exposição individual abre hoje (14) e segue até o dia 21 de janeiro de 2024. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.

 

 

 

Casarão
O cantor Vitor Castro é a atração de sexta-feira (15) no Casarão 318, a casa, fica em um casarão histórico sob a ponte Hercílio Luz, valoriza e revela artistas da Grande Florianópolis. Vitor é uma das revelações da música pop no estado nos últimos anos. Seu repertório musical contempla os ritmos pop, pagode e sertanejo, com interpretações de grandes nomes da música ou em composições próprias. O couvert é de R$20 e até 21h a entrada é livre. Acompanhe a programação pelo @casarao318.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Dose dupla

Com previsão de sol e muito calor para o último final de semana da primavera, o Top Market preparou uma programação musical especial. Nesta sexta-feira (15), acontece a última edição do ano da festa anos 80 Top Night. Xande Fontes, Dj da Dizzy Forever e vocalista da banda Beat Retro vai se apresentar a partir das 20h no casarão gastronômico do street mall que fica nos altos da Filipe Schmidt, esquina com a Hoepcke no Centro de Florianópolis.

Finais de semana de Verão

Já na tarde de sábado (16), a partir das 17h, será a estreia do Sunset Top Market. A primeira edição do evento que se repetirá todos os finais de semana do verão, terá como atração a dj Scher que vai trazer a atmosfera do verão através da música. Drinks, gastronomia e chope gelado completam a experiência que acontecerá ao ar livre, no vão central do empreendimento. A entrada no food hall e a participação na programação é gratuita.  | Crédito da imagem: Adriel Douglas.

 

 

Capoeira Angola

Mestres e mestras da cultura popular de vários estados do Brasil estarão presentes nas atividades do Encontro Cultural Capoeira Angola, que começa amanhã (15) e segue até a próxima quarta-feira (20), no ACMP Capoeira Angola Aruanda, no bairro Morro das Pedras, em Florianópolis (SC). Além de rodas de Capoeira também haverá dança Afro-Brasileira, Gestualidade e improvisação corporal nas oficinas, palestras, vivências e musicalidade que estão na programação. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade, mas é necessário realizar inscrição antecipada pelo link. Acompanhe toda a programação do Encontro, organizado pelo professor Chico Rocha e seus aluno, pelo @capoeiraangolaaruanda

 

Pré-estreia

Nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, o Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), receberá a pré-estreia do documentário “Ponta do Leal”, de Daniel Tancredi e Tomás Tancredi. O longa conta a história de moradores da Ponta do Leal que vivem a iminência da demolição de suas casas, construídas sobre palafitas em área central de Florianópolis. A entrada é gratuita e após a exibição do filme haverá bate-papo com o público.

Agenda Cultural Eclética

 

 

Livro ASAS

A ONG Associação Ações Sociais Amigos Solidários (ASAS) promove lançamento de livro “Em busca do seu lugar”, escrito por Filipe Gattino com ilustrações das ex-alunas Karen Suelen Alves Paz, Victória Nascimento de Quadros e Vitória Rafaela Alves dos Santos. O lançamento acontecerá em duas datas: amanhã (15), na sede da ASAS, em Canasvieiras, e sábado (16), no Centro Cultural Veras, no Córrego Grande, ambos em Florianópolis e com entrada gratuita. Juliana Cunha, uma das diretoras da ONG e organizadora da publicação, observou que o empoderamento da personagem principal, a abelha Melissa, muito representa a ASAS, que trabalha para ajudar jovens a traçarem um futuro melhor. O livro é uma história de amor, solidariedade e empatia, que reflete os desafios da vida real.  | Crédito da imagem: Karen Suelen Alves Paz, Victória Nascimento de Quadros e Vitória Rafaela Alves dos Santos

 

 

 

 

Novidades

Neste sábado (16), a Estação Unifique, em Blumenau (SC) será palco para a label Divino Sunset, a partir das 14h. Diversidade musical é o ponto forte da primeira edição da festa, que será embalada por estilos que vão do sertanejo ao samba, passando pelo pagode, pop e reggae. Entre as atrações estão a dupla Dany e Rafa, Destak do Samba, Oh Jah Jah. Os ingressos estão disponíveis pelo link.

Pets também

Outra novidade por lá é o restaurante Vapor D’Água que inaugura novo cardápio para a temporada de verão com opções de petiscos e pratos para compartilhar, além de um cardápio para pets. É possível acompanhar a agenda pelo @estacaounifique.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Agenda Cultural Eclética

Um filme, dois dias

A equipe de cineastas, atores, fotógrafos e artistas de Santa Catarina, “Eclipse”, participa da disputa Yes We Cannes Global Film Challenge – YWC, competição que segue o mesmo formato do 48 Hour Film Project, em que os participantes têm – como o nome sugere – dois dias para realizar um filme completo. O YWC vai selecionar os melhores filmes de cada cidade para fazerem suas produções inéditas e exibir no Festival de Cinema de Cannes. Nesta etapa, a participação do público é fundamental, pois é possível votar na produção preferida até o próximo domingo (17).  | Crédito da imagem: equipe Eclipse.

 

 

 

Cômico motivacional

A atriz Heloísa Périssé chega a Florianópolis com sua nova comédia, “A Iluminada”. Escrita por ela mesma, após atravessar duas pandemias – a particular e a mundial -, a artista traz ao público o universo da palestra quântica motivacional. A inspiração é falar de uma forma humorada sobre superação, vencer seus medos, ter coragem e confiança. A intenção é sugerir que quem assistir com sabedoria e ouvir com o coração, saia da palestra com seus mantras de ensinamento. O espetáculo será às 20h30, no Teatro Ademir Rosa e os ingressos estão no link.

 

Ó QUE BACANA

 

Apresentações em SC

A Camerata Florianópolis vai encerrar 2023 com a agenda cheia e muito empolgada para iniciar o ano em que completará 30 anos de fundação. Nas três semanas que antecedem a virada de ano, a orquestra fará 11 apresentações em nove cidades catarinenses: Canoinhas, Porto União, Salete, Palhoça, Garopaba, Trombudo Central, Alfredo Wagner, Florianópolis e Balneário Rincão. Além do Concerto de Natal, passeará pelo rock, reggae, pop, clássicos da Disney e música eletrônica. Todos os espetáculos serão gratuitos e a programação está no @camerataflorianopolis.

 

 

Agenda Cultural Eclética

Prêmio Desterro

O Instituto Cultural Desterro (ICD) divulgou as coreografias selecionadas para o Prêmio Desterro – 13° Festival de Dança de Florianópolis. Foram aprovados 753 trabalhos de 141 grupos do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, além da Argentina e do Paraguai. Entre diversos estilos de dança, a Mostra Competitiva terá mais de 500 coreografias para serem analisadas. O evento será realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), de 17 a 25 de fevereiro de 2024. Saiba mais pelo @premiodesterro ou pelo site.  | Crédito da imagem: Cleber Gomes.

 

 

Agenda Cultural Eclética

 

Diversidade artística

Segue até 20 de janeiro, com visitação gratuita, a mostra “Visões Catarinenses”, na Galeria 33, em Joinville. A coleção destaca o talento diversificado de 20 artistas catarinenses contemporâneos, nunca antes reunidos em um mesmo espaço. Assim, esta é uma oportunidade única de ver o panorama da produção atual do Estado. A curadora da mostra, Katiana Machado, destaca a diversidade cultural e geográfica ao reunir artistas que representam diversas origens, experiências de vida e perspectivas artísticas.  | Na foto (divulgação), Silvio Pléticos, de Florianópolis, uma referência para muitos artistas e participante da exposição.

 

 

PROGRAME-SE

 

Agenda cheia

A agenda do palco mais eclético do Norte da Ilha de Santa Catarina está frenética. Nos últimos dias de dezembro, 27, 28 e 30/12, o Stage Music Park receberá: Dilsinho, Ferrugem e Atitude 67, três gigantes do pagode e samba que apresentarão seus mais recentes trabalhos e os hits que marcaram uma geração e influenciaram novos músicos nos últimos anos. Na sequência, Mari Fernandez e Hugo & Guilherme farão uma noite para os fãs do sertanejo se divertirem. Depois, o Jurerê Funk Festival receberá MC Daniel, Veigh, Jonatas Felipe e DJ Narru para a segunda edição do evento, que vai encerrar o ano da casa com muito funk. Os ingressos estão nos respectivos links.  | Na foto, Ferrugem. Crédito: divulgação.

 

 

 

Agenda Cultural Eclética

Pra Dizer Adeus

Quem estará de volta à Grande Florianópolis são os gigantes Titãs. Em sua formação clássica, a banda se aproxima de cumprir seu propósito. Para isso, os músicos da formação original da banda apresentam o show Titãs Encontro – Pra Dizer Adeus. Após show com ingressos esgotados no primeiro semestre, no dia 28 de dezembro a Arena Opus recebe o derradeiro show da banda. Os ingressos estão à venda no site e na bilheteria da casa.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Crédito da imagem e destaque: Cleber Gomes

 

 

Envie sugestão de pauta para [email protected].

 

Publicidade
Publicidade