Publicidade
Coluna Entretenimento | Especial Carnaval 2023
31 de Janeiro de 2023

Coluna Entretenimento | Especial Carnaval 2023

Para curtir ou relaxar, Santa Catarina tem diversas programações para o Carnaval 2023. Entre e divirta-se... ou relaxe :)

Por Entretenimento 31 de Janeiro de 2023 | Atualizado 24 de Fevereiro de 2023

 

Saudades de caprichar no visual para pular, se divertir e dançar muito ao melhor estilo Carnaval de ser? Pois em 2023, depois de dois anos sem a festa mais popular do Brasil, quem curte celebrar a data já está na ansiedade! E, claro, pode ser marchinha, axé, pagode, música eletrônica, rock ou – por que não? – um retiro para ficar na tranquilidade, tem muita programação para os famosos dias de Carnaval aqui em Santa Catarina.

Publicidade

Neste ano, os dias oficiais são 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira). Ou seja, dá para emendar com sábado e domingo e voltar a trabalhar só na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia. \o/

A coluna de hoje encerra o mês de janeiro de 2023 (aquele que, pelas redes sociais, ficou conhecido como o mais longo janeiro da história, porque não acabava nunca! *risos*) com uma agenda especial de Carnaval que será atualizada até o dia 17 de fevereiro.

 

Então “simbora” porque a folia já começou na capital catarinense, que está entre os 10 destinos mais procurados para a data.

 

Também no dia 12/02, o Jurerê Open, fez o Esquenta de Carnaval do Esculhambloco em Jurerê in_. Já, de 17 a 21, o local segue com vários shows de samba, pagode, axé e marchinhas, promovidos por bandas e blocos. Um dos destaques é o Carnaval Kids, no dia 19, com DJ e apresentação da dupla Los Gran Nanicos (música e dança), além de oficina de cabelo maluco e muitas brincadeiras. Tudo com entrada gratuita e ao ar livre (em caso de chuva podem ocorrer cancelamentos). Lembrando que o espaço é pet friendly, e os bichinhos também podem vir fantasiados, para a festa ficar ainda mais divertida. Toda a programação está no @jurereopen.  |  Crédito da foto: divulgação

 

 

Quem está de volta é o tradicional carnaval de rua do bairro Santo Antônio de Lisboa. Com mais de 20 anos de história, o Carnaval da Alegria, gratuito, será entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Conhecido por receber pessoas de todas as idades, o lugar é famoso por ser um dos mais belos, históricos e que preservam a cultura açoriana em Florianópolis. A programação é para toda a família, repleta de marchinhas, camarotes e trios elétricos que desfilarão pela Rua Cônego Serpa. As bandas Dazaranha, Acústico Vegas, a cantora Ana Negrello e o tradicional baile infantil já estão confirmados. Os trios elétricos, as marchinhas e o bloco Gambá Xeiroso se apresentam na terça-feira (21). O bloco, inclusive, está promovendo o ensaio da bateria todas as quartas e sextas, em frente a sede do clube, na Rua Cônego Serpa, a partir das 20h, que é para já entrar no clima. | Crédito da foto: Divulgação.

O camarote Desce Mais Uma é uma ótima opção, inclusive. Localizado no coração de Santo Antônio, na rua Cônego Cerpa, o camarote será elevado, bem em frente ao Clube Avante com vista privilegiada para os trios que passarão em frente. Durante as 8 horas de festa, open bar e surpresas exclusivas da confeitaria Eve e Vanti Cakes estão reservadas para o folião.

 

A programação de Carnaval do Multi Open Shopping, no sul da ilha de Santa Catarina, também começa dia 17/02 com Roda de Samba RGS a partir das 19h; no sábado (18) à noite será a vez do Baile de Carnaval animar o público com a Banda do Ben. No domingo (19), o cantor e guitarrista Tiago Rodrigues, apresenta um repertório que transita desde o Soul e Reggae, até o Samba, MPB e o Axé, a partir das 14h. Já na segunda, dia 20, o duo Conversa Fiada leva um repertório com sucessos do Samba e MPB, a partir das 19h. A programação fica completa com o tradicional Bailinho de Carnaval Kids, na terça-feira (21), a partir das 15h, no estacionamento dos fundos do shopping com a DJ Verônica Kist. Em todos os dias de Carnaval, haverá alguma recreação com pinturas faciais, brincadeiras e/ou apresentação de perna de pau.

 

 

 

Também no Sul da Ilha, nessa vez no Oka Floripa, o Bailinho Baby de Carnaval Caracóis&Caramujos vai divertir pequenos de 0 a 3 anos e suas famílias. Com direito a entrega do kit festerê e apresentação do grupo TacTicTum, os pequenos vão curtir o bailinho das 9h da manhã até o meio-dia do sábado de Carnaval com muita alegria, folia e fofura, porque as fantasias prometem ser um desfile à parte. Além da festa no sábado, a semana anterior será de muitas atividades relacionadas ao Carnaval para as crianças que estiverem no contraturno por lá. Os ingressos estão à venda no link e toda a programação no @caracoisecaramujos.  |  Crédito da imagem: redes sociais

 

 

 

Mais festa garantida para a criançada!! No sábado e domingo de Carnaval (18 e 19), o Floripa Shopping promove o tradicional Bailinho de Carnaval para as crianças. A festa acontece das 15h às 18h, no Jardim em frente ao shopping com muito espaço para a folia. A bateria da escola de samba União da Ilha da Magia está entre as diversas atrações que vão colocar os pequenos para sambar e se divertir. Vai ter ainda DJ, a magia da pintura facial e, para a melhor comodidade das famílias, uma parte do evento será coberta com tenda, para proteger do sol, além de isolamento ao redor do espaço para a segurança da turminha. Um dos momentos mais esperados é o desfile de fantasias que, este ano, terá a limitação de 50 crianças. Então preparem as fantasias!! A entrada será gratuita, perante a doação de 1kg de alimento não perecível que será entregue para a instituição COMOSG, logo após o evento. Para saber mais informações e tudo sobre o regulamento, basta acessar o site do shopping.

 

 

Com quase 100 anos de uma história que se confunde com a de Florianópolis, o Lira Tênis Clube anuncia a volta do seu carnaval, também depois de um hiato de dois anos sem folia por conta da pandemia. Atrações para todas as idades e gostos, incluindo atividades gratuitas estão na programação. A agenda passa por um pré-carnaval a partir de 10 de fevereiro, feijoada, baile infantil e o tradicional baile de salão que acontece há quase um século reunindo famílias que por gerações brincam a Folia de Momo no Lira ao som de marchinhas sob muito confete e serpentina. Os ingressos estão à venda na secretaria do clube. Mais informações (48) 3225-3500 e no site.  |  Crédito da imagem: Divulgação

 

 

 

Tem estreia no camarote da Passarela do Samba Nego Quirido! O Camarote Samba Catarina by Quinteto S.A., para agitar ainda mais a noite do desfile oficial das escolas de samba da Capital no sábado, 18 de fevereiro. Instalado no Setor 5, melhor área para assistir aos desfiles, o camarote tem uma estrutura ousada de 1300 m² para receber 1200 pessoas das 21h às 5h da manhã com open bar e open food – incluindo as famosas almôndegas da Mercearia do Ori e os sorvetes da Paviloche – e ar refrigerado na área fechada. Detalhes que fazem a diferença no calor do Verão e do Carnaval! Entre a apresentação de uma escola e outra, as atrações serão Quinteto S.A. e DJs convidados. Os ingressos estão no site e a programação completa em @camarotesambacatarina.  | Crédito da imagem: @PhotodiBob

 

 

 

 

A artista que tem raízes catarinenses e faz muito sucesso em todo o Brasil cantando a força da mulher e sua liberdade em ritmo de samba, Karinah, será musa da Mangueira em 2023. Ela foi anunciada para a comunidade no domingo (29) e já participou do ensaio técnico na Sapucaí.  | Crédito da foto: Luq Gabriel

 

 

 

 

 

>> Aqui nesse link tem a programação de todos os blocos e eventos oficiais de Floripa!

 

Quem aterrissa em Balneário Camboriú é o cantor Alexandre Pires, para o Baile do Nego Veio, na sexta-feira (17), no Expocentro. Com três horas de duração, o evento vai relembrar sucessos de diversos gêneros musicais, como axé, sertanejo, samba e pagode com muita alegria e diversão. Os ingressos estão no site e a casa abre às 20h.

 

 

O tradicional bloco de Carnaval da Ilha da Magia, Seu Cookie Brilha está de volta com muito brilho e diversão, no sábado (18), no Parque Náutico Walter Lange, no Centro de Floripa. Entre as atrações: DJ Carloto, com o melhor do funk e open format, Banda TK trazendo aquele pagodinho animado, DJ Mari Crazy arrasando nas pickups com funk e, é claro que não podia faltar muito axé com o Rei da Folia. Durante o evento será realizado o Concurso Miss Seu Cookie Brilha, então vale usar e abusar da criatividade e do brilho! Ingressos e toda a programação estão nas redes sociais da festa.  | Na foto os sócios André Ramos, Philippe Duarte e Bruno Maia. Crédito: divulgação.

 

 

Após o sucesso da programação dos meses de dezembro e janeiro do Greenvalley, que recebeu grandes nomes da música eletrônica, como Rüfüs Du Sol, Monolink, Vintage Culture, Alok, Claptone, Korolova e outras grandes apresentações do cenário nacional e internacional, o Club se prepara para duas aberturas no feriado de Carnaval. Nos dias 18 e 20 de fevereiro, artistas como Black Coffee, Diplo e James Hype dão sequência a um dos melhores verões de sua história e prometem encerrar a temporada com chave de ouro. Os ingressos para as duas noites de Carnaval por lá, estão à venda pelo site.  | Crédito da imagem: divulgação

 

 

Débora Machado, professora, intérprete, compositora, seresteira e diva musical é presença confirmada no Hoje é dia de Carnaval Bebê!, evento realizado pelo conhecido Hoje é dia de Jazz Bebê. Será no domingo (19/02), a partir das 15h, no Parque da Luz, aberto ao público e gratuito, com muita música, brincadeira, arte e folia, remontando os bailinhos de antigamente. Estão todos convidados, das crianças as vovós e vovôs.

 

 

Crédito da foto: divulgação

 

 

 

 

Máscaras

Na segunda de Carnaval (20), a partir das 22h, vai rolar a 9ª edição do Baile de Máscaras, na Vila dos Araçás, na Lagoa da Conceição. O evento, que acontece desde 2014, reune foliões que não abrem mão dos serviços e produtos de alto padrão oferecidos pela festa que mantém vivas as características que trouxeram o Baile até aqui: diversão, muita música e uma experiência única e inesquecível. Os ingressos estão à venda no site e a programação completa no @obaile.  | Crédito da imagem: PHE/Entretenimento

 

 

 

Na segunda-feira de Carnaval também será dia do tradicional concurso de melhor Drag e Beauty Queen, o Pop Day que, este ano, será na Arena Carnaval Brahma Floripa. A folia LGBTQIA+ recebe diversas atrações com um line up repleto de diversidade e representatividade. A Beats quer prolongar a festa da diversidade mais famosa do Carnaval de Florianópolis com show da funkeira Pocah e apresentação das Drags Selma Light e Silvonete Manicura, Momento Beats com Suzaninha, DJs Alice Cavazzott, Sabrina Angel, Lirous K’yo e Thayra Luiza, show de Maiara Coelho e Banda e outras atrações surpresas que serão divulgadas nos próximos dias. Tudo acontece na Avenida Paulo Fontes – altura da Praça Fernando Machado. O Pop Day tem entrada gratuita e os ingressos para o camarote estão à venda aqui. O evento começa às 18h.  | Crédito da foto: Larissa Trentini – foto: Patrícia Fontini, eleita Rainha Beauty Queen 2020

O Camarote Beats celebra o retorno da folia com dois dos blocos mais famosos do sábado de carnaval de Floripa: Bloquete e Calma Beth, no sábado (18) com a localização ideal para assistir aos shows de Kevin O Chris e Grupo Clareou, no palco da arena. No domingo (19), Não Era Amor, o bloco dos desapegados, comanda a farra do espaço, enquanto no palco da arena Pixote e Jammil apresentam o melhor do pagode e do axé.

 

 

Depois de um pré-Carnaval agitado, o Continente Park Shopping se prepara para o Bailinho de Carnaval para crianças, na segunda-feira (20), na Praça de Alimentação, e para pets, na terça-feira (21), na Praça Central do shopping. Fantasias, glitter e purpurina a postos, as duas festas começam às 15h e vão divertir os pequenos e seus bichinhos ao som das clássicas marchinhas carnavalescas. Nos dois dias, personagens temáticos estarão no local para fazer pinturas nas crianças que desejarem com desfile de fantasias, com premiação para primeiro, segundo e terceiro lugar, entre outras brincadeiras.  | Crédito da foto: divulgação

 

 

Muito samba no pé e comida de boteco para os dias de Carnaval no Boteco Zé Mané, na Praia do Meio, em Coqueiros. A programação começa na quinta-feira (16/02), com chopp com 50% de desconto e apresentação de Patuci Trio; na sexta-feira (17) a partir das 20h30, Carol Santolin & banda; no sábado (18), a festa começa às 16h30 com Allende trio e segue até mais tarde, com Val Santos trio assumindo o som às 20h30.

O maior destaque fica para o domingo (19): o bailinho de carnaval com a banda Carapeva que começa às 16h30 e e tem promoção de caipirinha pela metade do preço. Na segunda (20) Felícia & Olaria Samba às 20h30 animam o público; Marçal Santini Trio encerra a programação de carnaval do Zé Mané, na terça-feira (21) em grande estilo e com gostinho de quero mais. É só chegar e se divertir!!  | Crédito da foto: divulgação/Felícia & Olaria Samba

 

 

A CELD, praça de esportes de Balneário Camboriú, prepara uma matinê de carnaval para as crianças, na segunda-feira (20), das 13h às 17h. O DJ Edmilson Schmitt será o responsável pela diversão na pista de dança. Além disso, pintura facial, adereços, brinquedos e jogos também estão na programação. As crianças podem colocar uma fantasia e se divertir com a família e os pets,que são bem-vindos na matinê. A entrada será R$ 50 por família.

 

 

 

Tem estreia no Carnaval de rua de Floripa este ano! Na terça-feira (21), o bloco Bucica do Davi, que já está com as camisetas esgotadas, dá início à concentração a partir das 16h, na Praça Olívio Amorim, no centro de Florianópolis, e sairá às 18h sob o comando da Banda Carapeva . O idealizador do bloco, Davi Cidade, lançou a ideia para homenagear a Pretinha, sua cadela de 11 anos. O bloco conta, ainda, com uma “ala” de cegos e deficientes visuais, que fazem parte do Projeto Novos Horizontes, no qual ele é voluntário como instrutor de ciclismo. A corte, formada pela rainha Juli Costa, a rainha mirim Valentina Goes e a princesa Gabriela Goes também desfila com o bloco.  | Crédito da imagem: divulgação

 

 

Vibes fugir do agito

 

O Carnaval também pode ser um momento de recarregar as energias, principalmente se o lugar remete a paz e a tranquilidade. Uma dica para essa pausa é a pousada Praia do Estaleiro Guest House, em Balneário Camboriú. Com uma localização privilegiada entre o mar e a mata atlântica, o local é cercado por natureza e conta com espaços para quem busca fugir do agito durante o feriado. No domingo (19), o Bistrô da Pousada fará a “Noite de Pizza”, a partir das 19h30min. As informações completas estão no link.  | Crédito da foto: Divulgação

 

 

 

Já pensou que a folia carnavalesca pode ser sinônimo de muita adrenalina e superação? Saltar de um penhasco, a 120 metros de altura, com uma das vistas mais bonitas do Brasil: a Cascata do Avencal, ou levar a fantasia para atravessar um vale de 290 metros de distância, a 120 metros do chão, com a Tirolesa de Bike, estão entre as experiências oferecidas pela Natural Extremo, que podem ser vivenciadas na serra catarinense, em Urubici.

Ah, o Salto de Pêndulo pode chegar a 100 km/h em uma queda livre de três segundos; e a bicicleta é sustentada por cabos de aço, de lá da bike a vista da cachoeira é única. As crianças também podem se divertir na Teia Suspensa que fica a dois metros do chão de areia. Outras atividades ao ar livre também estão na lista da empresa. Toda a programação está no site.   | Crédito da imagem: @tirolesadebike e  @naturalextremobrasil

 

 

Essa programação é para quem quer o melhor dos dois mundos: a folia do Carnaval na Lagoa da Conceição e contemplar a natureza em um dos lugares mais lindos da Ilha de Santa Catarina. Durante o Carnaval 2023, o Catamarã, em operação desde dezembro do ano passado, inaugura uma nova rota que poderá ser desfrutada de sexta (17) a terça-feira (21), a partir das 16h, com apenas duas horas e meia de duração. O passeio sai às 16h da Barra da Lagoa (sede da Floripa Boat Tours) e 16h30 do Trapiche Municipal da Lagoa da Conceição (centrinho, ao lado da ponte), em direção às chamadas “piscinas naturais” da Barra, onde os foliões poderão parar para mergulho com disponibilização gratuita de macarrões e tapete flutuantes, além de snorkel. Ao final do trajeto, a cereja do bolo: uma linda vista com cenário deslumbrante para contemplar o pôr do sol. Ingressos no site ou na bilheteria própria localizada no Terminal Lacustre Municipal da Lagoa. Após o carnaval o passeio será disponibilizado de sexta a domingo. | Crédito da imagem: divulgação

 

Mais uma programação que tem um gostinho do Carnaval, mas é um plano B para quem não está na vibe cair na folia: na terça-feira (21), o Villa Romana Shopping vai distribuir pipocas para os clientes que estiverem no empreendimento, durante todo o horário de funcionamento do local, que ser mantém normalmente durante todo o feriado. Será das 10h às 22h no sábado, segunda e terça-feira de Carnaval. No domingo, das 11h às 22h a Praça de Alimentação, as lojas estarão abertas das 14h às 20h.

 

>> Retiro de Carnaval, festas infantis e para pets, música eletrônica, rock e muitos outros estilos de festa estão neste link.

 

O que já rolou!

 

As Escolas de Samba de Florianópolis estão fazendo, desde 13 de janeiro, os desfiles “Volta à Praça XV” e os ensaios técnicos para o Carnaval 2023. Tem programação das escolas até o dia 12 de fevereiro. Se liga.

 

Lucas Pereira (centro, à direita), da direção do Fort Atacadista, entregando o prêmio aos vencedores do concurso gastronômico do Berbigão do Boca, festa que abriu a programação de Carnaval de Florianópolis, na sexta-feira (10). A dupla Márcio Alves e Rafael Dacica, homenageou o lendário preparador físico do time Avaí dos anos 70/80, o Dacica, falecido na última semana. Os ganhadores receberam, entre outros prêmios, um cheque no valor de R$ 3.000,00 em compras do mercado.

Crédito da foto: Davi Paes e Lima

 

 

 

O esquenta oficial do carnaval de Santo Antônio foi na quarta-feira (8) com direito a escolha da Corte, formada pela Rainha, 1ª princesa e 2ª princesa. As vencedoras, além de estarem presentes na folia, irão receber a premiação de R$500 para a rainha e R$300 para as princesas. Para conquistarem o pódio, os critérios de avaliação serão: beleza, comunicação e muito samba no pé. As atividades iniciam às 19h, na Rua Cônego Serpa.

Na foto, a Corte Oficial do Carnaval de Florianópolis Kamilly Silva, Marina Telles, Liznaria Souza e Marcos Willerding.  |  Crédito: reprodução redes sociais

 

 

A edição de fevereiro da tradicional Feira da Freguesia, em São José, nos dias 11 e 12, teve como tema Carnaval para a Família, com direito a desfile da Escola de Samba Jardim das Palmeiras, Bloco Vento Sul, bandas, dança e o lançamento de um novo personagem que promete fazer sucesso com o público no Centro Histórico! Quem foi de fantasia nesse pré-Carnaval concorreu a prêmios e até os pets puderam desfilar seus modelitos de carnaval! Se liga no @prefeituradesaojose para mais informações.

 

 

Foi sucesso!

As crianças também curtiram muito esse carnaval! Cerca de 2 mil foliões aproveitaram o bailinho promovido pelo Floripa Shopping que agitou o sábado e o domingo de carnaval. Teve DJ, pintura facial, desfile de fantasia e muito samba com a Bateria da Escola de Samba campeã do carnaval de Florianópolis, a União da Ilha da Magia. Outro destaque do evento foi a entrada gratuita perante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue para a instituição COMOSG nos próximos dias. Uma prova que dá pra curtir e pensar no próximo!

 

 

A coluna Especial Carnaval 2023 será atualizada até 17 de fevereiro de 2023. Envie sua sugestão para [email protected].

 

Crédito da foto em destaque: Pixabay

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter