Publicidade
Coluna Entretenimento | Edital, formação, shows, peças teatrais, Circo da China e muito mais
27 de Julho de 2023

Coluna Entretenimento | Edital, formação, shows, peças teatrais, Circo da China e muito mais

A agenda cultural comentada traz uma variedade de eventos que vão de edital a campanha do agasalho, passando pelo Circo da China. Confira e divirta-se!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 27 de Julho de 2023 | Atualizado 27 de Julho de 2023

Agenda Cultural Comentada

De 27 de julho a 2 de agosto de 2023

 

Circo da China, em destaque na foto, estará em Florianópolis neste domingo (30). Acesse a agenda cultural comentada e divirta-se!

Publicidade

 

Elisabete Anderle

O Governo do Estado de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Cultura anunciaram que estão abertas as inscrições para o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023. Os projetos podem ser inscritos a partir de hoje (27/07) até o dia 15 de setembro, pela plataforma. Neste ano, serão distribuídos R$ 8.025.000,00 a propostas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Letras – Livro, Leitura e Literatura, dentro da categoria Artes; Artes Circenses, Culturas Populares e Diversidades, Culturas Negras e Afro-Brasileiras e Culturas dos Povos Originários, na categoria Arte Populares; e Patrimônio Material e Paisagem Cultural, Patrimônio Imaterial, Museus e Bibliotecas, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural. Todas as informações estão no site.

 

 

“Ontemanhã” na Fundação Hassis

Foi lançado ontem, o projeto de formação “Ontemanhã”, da Fundação Hassis, que tem como inspiração a série de pinturas produzidas no ano de 1967 pelo artista Hiedy de Assis Corrêa (1926-2001), consagrado pintor, desenhista e ilustrador, que projetou a arte de Santa Catarina para o cenário nacional e internacional.  | Crédito da imagem: FH.

Os cursos

Serão quatro horas presenciais, na Fundação (onde era a casa do artista), com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e projetos de vida, focados no indivíduo, por meio de atividades organizadas e complementares, sempre tendo a arte como fio condutor. O “Ontemanhã” prevê 10 grupos de 20 pessoas acima de 16 anos. As inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp (48) 98812-1036.

 

 

Sulistas

O “Sul São Meus Pais” é a exposição que abre hoje (27), na Fundação Cultural BADESC. Cinco artistas participam da mostra que tem curadoria de babel babel. São 30 trabalhos de artistas de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais: Cenora, Estela Camillo (foto), Gustavo Magalhães, Hércules Scapo e João Matheus têm o intuito de incentivar a criação e a circulação de produções artísticas emergentes dos municípios da tríade sulista. Eles usam a arte como ferramenta para conceber uma nova narrativa imagética do que o Sul é e pode vir a ser. A mostra fica em cartaz até o dia 14 de setembro e a visitação é gratuita.

 

 

 

Mais exposição

A artista multimeios catarinense, Silvana Leal, apresenta a exposição inédita “Transitions”, hoje (27), no Museu Histórico de Florianópolis – Palácio Cruz e Sousa. Foto-instalações, pintura, escultura, gravura, performance, videoinstalações e desenhos digitais sugerem a reflexão sobre temas emergenciais como ecologia humana, questões políticas, ambientais, feministas e fundamentalmente existenciais, que suscitam desafios da nova era e abrem espaço para uma reflexão sobre as transformações que o mundo passa na atual sociedade.  | Crédito da imagem:

Convidadas

A exposição vai contar ainda com a participação das artistas Luana Callai e Karina Chmura, da cidade de Capinzal (SC), e Maria Luiza Amorim, além de outros eventos dentro da mostra que acontecerão até o dia 30 de setembro. A visitação é gratuita.

 

 

Circo da China

Queen
A banda “Queen Immortal”, conhecida por sua fiel reprodução sonora e visual do grupo Queen, faz única apresentação do show “The Crown’s Legacy”, amanhã (28), em Jaraguá do Sul (SC), no SCAR, a partir das 19h30. Com figurinos e reproduções idênticas às músicas e aos integrantes do lendário quarteto britânico, o grupo de Curitiba (PR) ainda fará uma turnê por outras cidades de Santa Catarina e também no Paraná. Os ingressos estão à venda pelo site e mais informações no @queen.immortal.  | Crédito da imagem: Robson Pontes.

 

 

 

Repertório elegante
A cantora paranaense Eduarda Xen se apresenta no Fiori Jazz, amanhã (28), a partir das 20h30. Após um longo período em Los Angeles (EUA), a cantora está de volta ao Brasil e promete um repertório elegante, que vai de Whitney Houston a Aretha Franklin, passando por Tim Maia, Iza e Jorge Ben Jor. O evento acontece todos os meses no restaurante da top model Fernanda Motta, no Caminho dos Açores, em Santo Antônio de Lisboa, que abre a partir das 19h.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

ABRUNA
A cantora catarinense ABRUNA prepara o show Híbrida, um laboratório de POP e R&B com músicas nacionais e internacionais para o último sábado do mês (29/07), no Porão do Delfino, em Florianópolis. De acordo com a cantora, tanto o lado A quanto o lado B de artistas como Amy Winehouse, Corinne Bailey Rae, Ludmila e Gloria Groove, estão no show que também conta com músicas autorais”. O evento começa a partir das 21h30 e os ingressos podem ser adquiridos no site. Os lugares são limitados.  | Crédito da imagem: Elena Ribeiro.

 

 

Cine Azul
A nova animação da Pixar, Elementos, será a atração do Cine Azul deste sábado (29) no Cinesystem do Villa Romana Shopping. A sessão é especial e inclusiva, feita para que crianças e adultos com TEA possam curtir com a família. Todo último sábado do mês um dos filmes de classificação livre em cartaz nos cinemas e é exibido em uma sala com iluminação diferenciada, som mais baixo e com permissão para o público andar, dançar e cantar à vontade. Além dessa programação específica, todos os domingos são dia de teatro com entrada gratuita neste mesmo cinema.

 

 

Circo da China

Oficinas de programação
Crianças e adolescentes que curtem programação podem fazer a sétima edição das Oficinas de Programação e Minecraft com aulas gratuitas de games, neste final de semana (29 e 30), no Hub It do Shopping Itaguaçu, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas aqui.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Veras

Conversas sobre residências que ocorreram no Centro Cultural Veras, bem como projetos musicais ganham destaque neste sábado (29), no local, que também oferece atividades para crianças e jovens, oficina de cerâmica, prática de yoga, feijoada vegana e uma programação diversificada. Todas as atrações são gratuitas e, após este fim de semana, o centro cultural fecha as portas para o período de montagem da nova exposição “Comunidade de Ressonância” e para a inauguração da Quitanda Ananda, com o fornecimento de alimentos por redes de agricultores familiares da região. Programação completa no @centroculturalveras.  | Na foto de arquivo da marca, carimbos da Burocrata Carimbos.

 

 

 

Barbie
Para os amantes da Barbie e seu encantado mundo rosa, o OPEN, em Jurerê in_, irá promover no sábado e domingo (29 e 30) uma programação infantil toda voltada para boneca mais famosa do mundo. Haverá muitas brincadeiras, camarim para maquiagem/cabelo e a presença da personagem, interagindo com o público. Tudo ao ar livre e gratuito.

O Floripa Shopping também entrou na onda da boneca e tem um espaço para quem quer fazer fotos, vídeos e entrar na trend mundial.

 

 

Circo da China

Circo e dinossauros

O Circo Internacional da China chega à Grande Florianópolis neste domingo (30) com o espetáculo “Mundo Jurássico”. No show, toda a magia e encantamento da milenar escola chinesa está atrelada ao mundo dos dinossauros, em uma apresentação para toda a família, na Arena Opus. Conhecido pela excelência em suas performances, o espetáculo terá duas sessões: às 14h e às 19h e os ingressos estão à venda pelo site. | Crédito da imagem: Ícaro Tavares.

 

 

 

Meu Boizinho até dia 30
A Mostra “Conhecer Floripa é Divertido”, organizada pelo Meu Boizinho, segue até o dia 30 de julho no Floripa Airport. Com painéis interativos, games e apresentações folclóricas, o espaço permite às crianças conhecerem um pouco mais sobre Florianópolis e sua cultura. No domingo (30), às 17h, tem apresentação do grupo de Boi de Mamão de Santo Antônio de Lisboa. A Mostra valoriza a acessibilidade e para garantir a participação de todos os visitantes disponibiliza audiodescrição do espaço, das ilustrações, textos e interações. E tem ainda interprete de libras nas apresentações do Boi de Mamão. Mais informações sobre o projeto aqui. | Crédito da imagem: Eduardo Duks/FloripaCult.

 

 

 

Fazer Quilombola

A oficina “O minuto que foi”, ministrada pelo cineasta Yasser Socarrás González nas comunidades de remanescentes quilombolas, resultou em filmes de curtíssima metragem, que podem ser conferidos no site da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega, até a próxima segunda-feira (31), bem como outros 25 filmes que também dialogam com diferentes olhares e contextos quilombolas brasileiros. Na oficina, o diretor replicou nas comunidades da Serra e do Meio Oeste catarinense a oficina que realizou em Cuba. No processo, percebeu-se a importância do povo como protagonista na frente e atrás das câmeras. O making of pode ser visto nas redes sociais: Comunidade Quilombola Campo dos Poli e Comunidade Quilombola Invernada dos Negros.

 

 

Conexões Floripa
O Floripa Conecta começa nesta terça (1º) e terá mais de 150 atrações durante todo o mês de agosto. Tudo para celebrar a criatividade e agregar eventos de música, gastronomia, inovação, games, empreendedorismo e cinema em um dos maiores movimentos de conexão entre iniciativas da área criativa da Capital. Na primeira semana, os destaques são para os cursos e atrações voltadas para inovação, turismo, empreendedorismo e gastronomia. A programação completa está no site.  | Crédito da imagem: Fecomércio.

 

Ó QUE BACANA

 

Autoatendimento
A partir de amanhã (28), o Continente Shopping, em São José, ganhará a sua primeira loja de conveniência 100% automatizada. A novidade é assinada pela startup Empório Seletto, de Florianópolis, uma das principais empresas do setor, com quase 30 operações em SC, PR e SP. É a primeira vez que o grupo Almeida Junior aposta neste formato, que é uma inovação, já que o autoatendimento em compras não é algo comum dentro de shoppings.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Jazz e sapateado

Queridinho por famílias e amantes do jazz de Floripa, o Hoje é Dia de Jazz Bebê reuniu um grande público no último domingo, no shopping a céu aberto de Jurerê_in. Um dos pontos altos foi a performance da professora de sapateado e artista Marina Coura (foto). Coreógrafa e diretora da Cia Trupe Toe e da Garagem da Dança e fundadora do Festival Internacional de Sapateado “Floripa Tap”, ela levantou o público, ao acompanhar a banda Jazz Bebê, sempre muito esperada. Aliás, a próxima edição está prevista para 10 de setembro. | Crédito das imagens: Volo Filmes.

 

 

PROGRAME-SE

 

 

Circo da China

Eco Festival
A pré-venda para os ingressos do 3º Floripa Eco Festival abriu e, rapidamente, foi encerrada no dia 26/07. O festival reunirá mais de 25 artistas em 14 horas de apresentações, no dia 16 de setembro, no Campeche, em Florianópolis. Natiruts & Iza, Matuê, Silva & Criolo, Arnaldo Antunes e duas atrações internacionais, o rapper norte-americano Rich The Kid e o cantor australiano Ziggy Alberts estão escalados para o evento. Toda a programação está no site e no @floripaecofestival.  | Crédito da imagem: Toia Oliveira.

 

 

Fim das férias
Moinho de grãos, cavalo, galinha, patinhos e até uma vaca estão no Sítio Kids, atração que funciona todos os dias durante as férias de inverno do shopping localizado no Santa Mônica. Neste final de semana, os personagens Woody (29/07) e Minnie (30/07) estarão presentes. Já o Continente Shopping também traz atividades para o fim das férias escolares, entre elas Campeonato de Uno, sessão inclusiva de Barbie e Maratoninha Fotográfica. Todas as informações estão no site.

 

 

Circo da China

Dragões
A “Exposição Internacional dos Dragões” pode ser vista no Porto Belo Outlet Premium até o dia 29 de agosto. Gratuita e aberta ao público, a mostra traz 10 cenários diferentes espalhados pelas alamedas do outlet com direito a dragões gigantes que emitem sons e se movimentam. Entre as 10 criaturas misteriosas, o maior deles é o Dragão de Batalha, com duas cabeças e impressionantes 6 metros de altura e 9 de comprimento. A entrada é gratuita.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

 

Circo da China

“Quem Vai Ficar Com Juca?”
É o espetáculo que tem estreia nacional Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú (SC), na sexta-feira (4/8), na sequência, sábado e domingo (5 e 6), a peça segue para Curitiba (PR). A comédia romântica, estrelada por Ellen Rocche, Guilherme Chelucci e André Kirmayr conta a história de um casal em crise, rumando para a iminente separação, que se depara com um dilema perturbador: quem vai ficar com Juca, o simpático vira-lata caramelo que integra a família? Os ingressos estão à venda no site.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Festival de Corais de Joinville
A terceira edição do Festival de Corais de Joinville, programada de 8 a 10 de setembro, na Sociedade Harmonia-Lyra e em pelo menos quatro palcos externos já confirmados, está com inscrições abertas até 15 de agosto, pelo site.

 

 

RESPIRO

A Campanha do Agasalho do Floripa Shopping arrecadou 1940 peças de roupas que foram entregues na última semana para a comunidade do Monte Verde. Ainda é possível doar as peças, em bom estado, e que não são mais usadas, até o próximo dia 30 (domingo), no Espaço Cliente (Piso L1).

 

Crédito da imagem em destaque: Ícaro Tavares.

 

Envie sugestões de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade