Publicidade
Coluna Entretenimento | Dia Mundial do Rock, dança, teatro, exposição e muito mais
13 de Julho de 2023

Coluna Entretenimento | Dia Mundial do Rock, dança, teatro, exposição e muito mais

Sem dúvidas, uma programação recheada de rock'n roll, pois é o Dia Mundial do Rock, mas tem uma agenda cultural super movimentada e diversificada para os próximos dias

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 13 de Julho de 2023 | Atualizado 13 de Julho de 2023

Agenda Cultural Comentada

De 13 a 19 de julho de 2023

 

No Dia Mundial do Rock, tem uma programação especial de rock’n roll, além de dança, teatro e muito mais. Leia e divirta-se!

Publicidade

 

Fotografia e café
O grupo franco-brasileiro Tapias fará apresentação única em Florianópolis, hoje (13), do espetáculo “Café não é só Uma Xícara”, inspirado na obra fotográfica de Sebastião Salgado e no café. A apresentação, que é gratuita, faz parte da programação do Dança em Trânsito, festival internacional itinerante que circula por dezenas de cidades do país. O trabalho coloca em cena sentimentos e sensações associados à pesquisa realizada sobre a bebida, tão presente na vida dos brasileiros e que evoca tradições, crenças, espiritualidade e será às 20h30, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e os ingressos já estão esgotados!

Ainda vai rolar oficinas com o grupo Tapias, no dia 13, e outras no dia 14. As inscrições podem ser feitas aqui.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Dia Mundial do Rock

Dia de rock, bebê!
O Dia Mundial do Rock é comemorado hoje, 13 de julho, mas o Top Market, que fica na antiga fábrica de rendas e bordados da família Hoepcke, nos Altos da Felipe Schmidt no Centro de Florianópolis, preparou uma agenda de shows ao longo desta semana para celebrar a data. Uma seleção de músicos locais começou a se apresentar na quarta-feira e segue até sábado, a partir das 20h, e no domingo a partir das 18h. A entrada para o espaço do food hall, onde acontecerão os shows, é gratuita. Na foto (divulgação), a banda Sonido Club.

Influs

Durante o final de semana (15 e 16), ainda acontecerá o Influencers Fashion Bazar, um bazar de desapegos de influenciadores e de marcas locais, idealizado pela agência de marketing de influência Insight Influencers. Todas as informações estão no @topmarketfloripa.

 

 

Ainda sobre fotos
A mostra fotográfica coletiva “A Cultura Açoriana presente na Ilha de Santa Catarina – Santo Antônio e Sambaqui”, vai reunir trabalhos de 21 fotógrafos, profissionais e/ou amadores no Espaço Cultural Câmera Criativa, que fica no Centro de Florianópolis. A abertura da exposição será amanhã (14), a partir das 19h30 e terá a participação das rendeiras de Sambaqui. A entrada é gratuita.  | Crédito da imagem: Adriana Cardoso.

Participam da exposição

Adriana Cardoso, Alfredo Tubúrcio, ngela Tresinari, Cecília Heckrath, Cristiane Stela, Eduardo Machado Schiller, Fernanda Vieira, Guilherme Cardozo, Jaqueline Lauer, Karina Aliano, Karine Arend, Leila Dutra, Leiliane Vieira, Marco Alfredo Sardi, Maurício Roberto da Silva, Roberto Alvarenga, Sérgio Giron, Simone Prieto, Susan Hahm, Tania Gonçalves, Valentina Ducker.

 

 

Um show de Ciência
Um grupo formado há mais de duas décadas com o propósito de popularizar a ciência de maneira divertida vai percorrer os seis shoppings da Almeida Junior nas próximas semanas. O ‘Ciência em Show’ promoverá espetáculos e oficinas gratuitas para os visitantes, a começar por hoje (13), no Garten Shopping, em Joinville, onde segue até o dia 15. Veja a programação e as cidades em que o evento estará até o final do mês pelo site. A programação é sempre gratuita.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Dois dias, um filme
Florianópolis segue sendo a cidade sede do maior evento de competição de curtas-metragens do mundo, o 48 Hour Film Project (48HFP). Como o nome sugere, as equipes que participarem, terão 48 horas para produzir um filme. Os vencedores de cada uma das 130 cidades participantes poderão levar seus filmes para o Filmapalooza 2024, que será em Lisboa.

E, nesta sexta-feira (14), o cinema Gilberto Gerlach, do CIC, recebe o segundo Meet&Greet, que precede a competição, às 19h, para a exibição de 10 filmes que foram produzidos nos eventos de 2020 e 2021. Informações sobre as inscrições para participar do 48HFP estão no @48hfp.floripa.

 

Jazz

A cantora Flora Cruz fará a trilha sonora da terceira edição do Fiori Jazz, no restaurante da top model Fernanda Motta no Caminho dos Açores, em Santo Antônio de Lisboa. Acompanhada dos músicos Lucas Martinez na guitarra e Alexandre Vicente no baixo acústico, prometem um repertório que passeia entre o soul e jazz, e inclui homenagens à rainha do rock nacional, Rita Lee. A cozinha mediterrânea, contemporânea e sazonal do chef Fabio Espinosa e o bar de vinhos assinado pela Tríade Vinhos Exclusivos, completam o clima desta sexta-feira (14). O restaurante estará aberto a partir das 19h e a apresentação da cantora começa às 20h30.  | Crédito da imagem: divulgação.

 


Momento Cultural
A vinícola pioneira dos vinhos de altitude de Santa Catarina – a Villa Francioni – além de proporcionar uma experiência única com os vinhos e sua produção, traz um momento cultural para os seus visitantes. Todos que passam pela Serra Catarinense e visitam a VF podem gratuitamente ter acesso à Galeria de Arte. Neste final de semana, por exemplo, a vinícola vai renovar sua exposição. No sábado (15), a partir das 15h, a mostra intitulada “Natureza Viva” chega por lá e promete impressionar a todos, já que foi toda produzida com técnicas de hiper-realismo. A autora dessas obras é a gaúcha Cleusa Soares e o curador da exposição é o Edson Busch Machado.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Tattoo e Skate
Flash tattoo, piercing, arte, feira de moda, skate, música ao vivo, gastronomia e chope gelado. Assim vai ser a comemoração dos 5 anos do Viida Tattoo e do Layback Park, na Lagoa da Conceição. A festa começa às 10h neste sábado (15), com mais de 100 desenhos autorais inéditos dos artistas residentes e convidados para um dia de flash tattoo – tatuagens rápidas e pequenas para serem feitas ali mesmo na hora e no local. A pista de skate estará aberta o dia todo, com best trick no bowl (melhor manobra). Terá ainda sorteio de brindes do Viida Art Co. A entrada é gratuita.  | Na foto, o tatuador e artista plástico Driin. Crédito: Bruno Dias

 

 

 

Winter Music
Também no sábado (15), o Greenvalley promove o Winter Music em parceria com a House Mag. No line up Eli & Fur, Gabe, Kano, Louie Cut, LouLou Players, Malive, Maz e Nihanna, a abertura do Club será às 19h. Os últimos ingressos estão disponíveis no site.

 

Dia Mundial do Rock

Rock’n roll

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock (13/7), serão promovidos três shows neste final de semana, no OPEN, em Jurerê in_. No sábado (15), sobe ao palco a cantora ABruna, homenageando Rita Lee. No domingo, será a vez de duas bandas da School of Rock Floripa (foto/divulgação). Tudo ao ar livre e com entrada gratuita. A programação completa no @openshopping.

 

 

Um ano cultural

Para comemorar o primeiro ano do portal Floripa Cultural, a jornalista e historiadora que está à frente da inciativa, Gisele Palma Moser, receberá convidados e leitores neste sábado (15), das 14h às 17h, no recém reaberto Centro Cultural Veras, no Córrego Grande. Está confirmada a participação dos artistas Anderson Abreu, Luciano Postal e Arele Vachtchuk. Ainda será realizada uma atividade para as crianças, “Do origami ao quebra cabeça”, com a artista visual Marinês Busetti. O evento é aberto e a participação se dará mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível de origem vegetal. Acompanhe a programação cultural da cidade no Instagram @floripa.cultural.

 

 

Ainda tem arraiá
O Shopping Itaguaçu promove a segunda edição do Arraiá Itaguaçu, no fim de semana, com comidas típicas, música e atividades ao ar livre para crianças e adultos.

 

 

Muitos queijos
Além de apresentar queijos provenientes de cinco estados brasileiros, a 3ª edição da Feira do Queijo vai oferecer produtos coloniais. De acordo com Tiago Dias Pascoal, responsável pela organização da feira, no sábado e no domingo (15 e 16), será possível encontrar uma variedade de produtos no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

 

 

Dia Mundial do Rock

Mais rock!
O Mundial Rock 2023 reunirá diversas atrações musicais, neste final de semana (15 e 16/07) de muito rock’n roll na Beira Mar de São José. Para encerrar o maior evento de rock de Santa Catarina, a Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresentará no domingo, a partir das 20 horas, o espetáculo de maior sucesso da orquestra, o “Rock’n Camerata”, que este ano completa 15 anos. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados pelo site. | Crédito da imagem: Tóia Oliveira

 

 

Dança
Começa na próxima segunda-feira (17) e segue até o dia 29 de julho o Festival de Dança de Joinville, o maior evento do setor no Brasil. Toda a programação está no site do evento.

 

 

Cultura açoriana
O artista e pesquisador Dalner Barbi (foto/divulgação) realizou estudos sobre as cantigas e danças tipicamente açorianas que se manifestam no litoral catarinense. O resultado é o livro “Cantigas Açorianas para Bailados e Danças de Roda”. O lançamento será no dia 18 de julho, às 19h30, no Círculo Ítalo-Brasileiro (CIB/SC), no Centro de Florianópolis. O livro será distribuído gratuitamente.

 

 

Ó QUE BACANA

 

Falando em Camerata…
A Unidos da Coloninha anunciou, na semana passada, em cerimônia realizada no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), que a Camerata Florianópolis será tema do enredo do seu desfile no Carnaval em 2024. Será a homenagem da escola de Samba do Continente aos 30 anos da orquestra, celebrados no mesmo ano do desfile.

Ao longo dos anos

A Camerata Florianópolis tem sido reconhecida e premiada por seu primoroso trabalho na música clássica. Destaque para o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2011), a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa do Governo do Estado de Santa Catarina (2012), o Prêmio Edino Krieger da Academia Catarinense de Letras e Artes (2015), a Medalha Emílio Blum da ACIF e a Medalha Virgílio Várzea de Mérito Cultural da Câmara de Vereadores de Florianópolis (2017). | Crédito da imagem: Silvio Sato

 

 

Chica Pelega

Com foco nas comunidades remanescentes quilombolas, a 3a Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola resgata e reúne os olhares das populações brancas, negras e indígenas que constituem o caboclo da região do Contestado, em Santa Catarina.

Sessões presenciais

Com recursos estaduais advindos do Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – edição 2022, haverá sessões presenciais nas cidades de Fraiburgo, Capinzal, Monte Carlo e Campos Novos e uma mostra online totalmente gratuita em todo o mês de julho, além de três lives com lideranças e moradores dos territórios quilombolas, membros do Movimento Negro Unificado e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UDESC. Toda a programação está no site da Mostra.  | Crédito da imagem: still do filme “Invernada dos Negros”

 

 

Dia Mundial do Rock

Mês de Antonieta

Na última segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) iniciou o “Mês de Antonieta de Barros”, para celebrar o aniversário de nascimento e valorizar a memória da primeira mulher negra eleita deputada no Brasil. Na ocasião, as exposições: “Há de Antonieta”, no hall, e “Antonietas”, no espaço Cruz e Sousa, foram inauguradas.

Oficinas

Nas segundas-feiras de julho (17, 24 e 31), serão realizadas mesas de debates com os temas “Antonieta na Imprensa e na Literatura”, “Antonieta Professora: educação como direito” e “Antonieta e Política”. Em todos os dias de evento, haverá exposição de obras literárias sobre Antonieta de Barros pelas editoras Cruz e Sousa e Urucongo.  | Na foto, a escritora Jeruse Romão, estudiosa sobre Antonieta de Barros. Crédito da imagem: Rony Costa.

 

 

Saboroso!
Durante o Balneário Saboroso, que segue até 31 de julho, 29 restaurantes oferecem menus completos e exclusivos por R$ 89,90, incluindo pratos para duas pessoas e opções vegetarianas. A lista completa de restaurantes está disponível no site, pelo @balneariosaboroso ou aplicativo MovimentaBC.

 

 

Filmes da Mostra de Cinema Infantil

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis anuncia os selecionados para a 22ª edição do evento. No total, são 100 curtas-metragens nacionais e internacionais, de 19 estados brasileiros e nove países, nos gêneros animação, ficção, documentário, experimental e videoclipe. A Mostra deste ano começa no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, e segue até o dia 21 do mesmo mês, com programação presencial em Florianópolis e seleção de filmes na plataforma online Itaú Cultural Play. Toda a programação está no site.  | Na foto, still do filme “Mi Mejor Amig@”, do Chile.

 

PROGRAME-SE

 

Dia Mundial do Rock

Jazz em BC

Zeca Baleiro, Banda Black Rio convida Paula Lima e Ultra Soul convida Dom Paulinho Lima entre muitos outros artistas estão no line up da 2ª edição do BC Jazz Fest que será no próximo final de semana, de 21 a 23 de julho. O evento, totalmente gratuito, promete agitar, também durante o inverno, uma das praias mais cosmopolitas do litoral catarinense com uma programação cultural e de entretenimento. O público pode se programar para desfrutar da riqueza da música nacional e internacional, suas origens e seus infinitos ritmos e variações do jazz, blues, soul, folk e R&B.  |  Crédito da imagem: Diego Ruahn.

 

Maria da Ilha
Daqui a um mês, Florianópolis receberá a primeira edição da Feira “Maria da Ilha”. Será uma Feira Gastronômica Itinerante de Economia Criativa, que homenageia a grande personalidade de Santa Catarina, Heroína da Pátria e primeira deputada negra do país, Antonieta de Barros, que era conhecida por Maria da Ilha, pseudônimo que ela utilizava para escrever suas crônicas na imprensa catarinense dos anos de 1920 e 1930. A Feira “Maria da Ilha” acontecerá no dia 6 de agosto, das 10h às 18h, no Parque da Luz, próximo à Ponte Hercílio Luz, dentro da programação do Floripa Conecta. Toda a programação está no @feiramariadailha.

 

Daniel
O cantor Daniel chega à Arena Opus, em São José, na Grande Florianópolis, com a turnê em que celebra os 40 anos de carreira e homenageia o parceiro João Paulo. A apresentação será na próxima sexta-feira (21) e ainda há ingressos à venda no site.

 

Crédito da imagem em destaque: Toia Oliveira.

 

Envie sugestões de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade