Publicidade
Coluna Entretenimento | Censura ao Transforma, artes cênicas, show, cinema e atividades de Páscoa na agenda da semana
28 de Março de 2024

Coluna Entretenimento | Censura ao Transforma, artes cênicas, show, cinema e atividades de Páscoa na agenda da semana

A agenda cultural da semana começa falando da censura ao Transforma, mas também traz uma agenda cultural eclética, inclusive com atividades relacionadas à Páscoa. Acompanhe e divirta-se!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 28 de Março de 2024 | Atualizado 28 de Março de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 28 de março a 3 de abril de 2024

 

A coluna dessa semana começa com uma notícia de censura ao Transforma, além de uma agenda eclética! Acompanhe.

Publicidade

 

O Transforma não pode acontecer!

O prefeito José Thomé (PSD), da cidade catarinense de Rio do Sul, censurou a II Mostra Itinerante Transforma, que seria realizada nos dias 27 e 28 de março, na fundação cultural do município. O evento é organizado pelo festival Transforma de cinema LGBTQIA+, criado pela produtora Bapho Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, a ADEH. O comunicado oficial da organização, que resolveu suspender as atividades por uma questão de segurança da equipe e do público, pode ser visto pelo link.

 

 

 

Comédia
Até o fim do ano, toda última sexta-feira do mês, sempre às 20h, a sala de cinema do Cinemark, no Floripa Shopping, vai virar um grande palco para receber humoristas de todo o país! É o projeto “Floripa Comedy Night” que traz apresentações de stand up comedy, oferecendo ao público a oportunidade de desfrutar de um entretenimento de qualidade, momentos de descontração e risadas garantidas! Para inaugurar o projeto, a renomada Nany People traz o show “Sob Medida – Nany Canta Fafá”, nesta sexta-feira (29). Mais informações no site do empreendimento.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Performance
Dança, teatro e artes visuais. Estas são as linguagens artísticas apresentadas na intervenção “Trabalho de Corpo” do artista visual e performer Jean Smekatz, que estará em cartaz no sábado (30), às 11h, no Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville. Esta é a segunda apresentação de uma série de intervenções executadas em espaços públicos de Joinville, questiona o universo LGBTQIA+ em vários aspectos. A entrada é gratuita e toda a programação pode ser acompanhada pelo @jeansmekatz.  | Crédito da imagem: Cheila Wiggers.

 

 

 

Cine Azul
Também no sábado (30), o Cinesystem recebe o Cine Azul, sessão de cinema adaptada para que crianças e adultos com transtorno do espectro autista (TEA) possam curtir com a família. Neste dia, a nova animação da Pixar, Kung Fu Panda 4, será a atração do Cine Azul, às 14h. O projeto ocorre todo último sábado do mês, sempre com um dos filmes de classificação livre em cartaz nos cinemas, e é exibido em uma sala com iluminação regulada, som mais baixo e com permissão para o público andar, dançar e cantar à vontade.

 

 

FERIADO DE PÁSCOA

 

Oficinas de música, habilidades manuais, caça aos chocolates e até interação com os mais diversos personagens estão programadas para entreter as crianças – e suas famílias – neste feriado de Páscoa, nos shoppings da Grande Florianópolis.

No Continente Shopping:
– quinta-feira (28) tem o musical “A Verdadeira Páscoa”, às 19h30
– sábado (30), Chá com Sr. Coelho para quem já se inscreveu

 

No Shopping Itaguaçu:
– as atividades começaram no dia 22 e seguem até 31 de março com aulas planejadas para estimular a criatividade e as habilidades manuais dos participantes, crianças de 4 a 12 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis. Quem se inscrever previamente, no local do evento, receberá uma orelhinha de coelho para entrar no clima da festividade. A dinâmica das aulas será com grupos limitados a 12 crianças por sessão, com duração aproximada de 30 minutos.

 

No Villa Romana Shopping:
– em parceria com a Kopenhagen, fará a caça ao chocolate nos dias 29, 30 e 31 com direito a pintura facial. A programação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição.

 

No Multi Open Shopping:
– as personagens de Alice no País das Maravilhas, Alice, Chapeleiro, Coelho e o Valete de Copas apresentam o espetáculo ‘Uma Páscoa no País das Maravilhas’ no palco da Praça MULTI, no Rio Tavares, em Florianópolis. A apresentação gratuita será a partir das 14h de sábado (30). Já no domingo (31), sucessos do Pop Rock serão apresentados a partir do meio-dia com Rapha Walsh. Ainda será possível visitar a Mostra Fotográfica “Floripa 351”, do Coletivo Floripa Postal, formado pelos fotógrafos Ronaldo Andrade e Mara Freire, no hall de entrada do espaço.  | Crédito da imagem: Simon H. Neuman Acevedo.

 

 

Ó QUE BACANA

 

 

Residência artística
Estão abertas até 7 de abril, as inscrições gratuitas da chamada pública para artistas visuais interessados em participar da Residência Artística e de Pesquisa no Acervo Artístico do artista Paulo Gaiad, na praia do Campeche, em Florianópolis. O regulamento completo e informações sobre as inscrições estão disponibilizadas no link. Serão selecionados cinco artistas, sendo que duas vagas são reservadas para pessoas negras, pardas, indígenas, e comunidade LGBTQIAPN+. Cada selecionado vai receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.000. Os resultados devem ser divulgados até 25 de abril de 2024.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

 

Pelo olhar delas

Está em cartaz, na Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa, a mostra fotográfica ‘Corpos e Cenas: pelo Olhar DELAS’, que poderá ser visitada até o dia 20 de abril. Na exposição, os trabalhos de Adriana Cardoso, Amanda Lohghi, Ana Raquel Schmidt, Cecília Rodrigues, Cris Stela, Gabriella Massa, Ingrid Quaresma, Jacque Lauer, Karen Christine, Luisina Ferrari, Mara Freire, Mara Lúcia Bedin, Mariana Eli, Mila Kichalowski, Norma Fernandes, Rosângela Machado, Tania Ribeiro, Tereza Bez, Val Cordeiro e Viviane D’Ávila. A visitação é gratuita.  | Crédito da imagem: Viviane D’Ávila.

 

 

 

PROGRAME-SE

 

 

Fotografia de Moda
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) está com inscrições abertas para uma série de quatro palestras sobre Fotografia de Moda, proferidas pelo professor Sérgio Sakakibara. História da fotografia de moda, principais fotógrafos, meios de circulação da imagem, a situação atual e as perspectivas serão temas das aulas. Os encontros virtuais serão gratuitos e ocorrerão às terças-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril. As inscrições podem ser feitas, até esgotarem as vagas. Saiba mais.

 

 

Concurso saboroso!
Inicia no próximo dia 5 de abril o maior concurso de butecos do Brasil, o Comida di Buteco. Em Florianópolis, 28 estabelecimentos participam da edição. O vencedor do concurso na cidade irá participar da edição nacional do evento. Serão avaliados pelos jurados 4 critérios de cada estabelecimento: petisco, temperatura da cerveja, atendimento e higiene do local. O público geral também pode participar da votação, basta ir até os bares participantes, pedir o petisco e após a experiência preencher a cédula de votação. O boteco vencedor de cada cidade participa da etapa nacional do concurso.

 

 

Deborah Colker
“Sagração”, da Companhia de Dança Deborah Colker, chega a Santa Catarina no dia 10 de abril, em Jaraguá do Sul, para se apresentar no Teatro SCAR. Depois, dias 13 e 14 o Teatro Ademir Rosa, no CIC, em Florianópolis, será palco para o novo espetáculo que reúne obra clássica de Stravinsky e cosmogonias originárias. Essa nova apresentação comemora o trigésimo aniversário da companhia que já realizou mais de duas mil apresentações, em mais de 100 cidades, de 35 países, totalizando um público de cerca de 4 milhões de pessoas. Além dos ingressos disponíveis nos respectivos links acima, há opções de ingressos populares com cotas limitadas em ambas as cidades.  | Crédito da imagem: Flávio Colker

 

 

 

UM RESPIRO

 

 

Yoga Day Floripa
Começa nesta sexta (29) e segue até domingo (31), o Yoga Day Floripa, um dos principais eventos de yoga do Brasil. Serão mais de 40 horas de programação com a presença de autoridades no mundo. O evento será realizado no Espaço AMA Ribeirão da Ilha com direito a palestras, práticas de yoga, vivências, apresentações artísticas e atividades para as crianças. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas para um dia de programação ou para todo o evento pelo site.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Crédito para imagem de destaque: Cheila Wiggers

 

Envie sugestão de pauta para [email protected].

 

Publicidade
Publicidade