Publicidade
Coluna Entretenimento | 31 dias e mais de 130 eventos, além de teatro, música, dança e exposição na agenda cultural da semana
06 de Julho de 2023

Coluna Entretenimento | 31 dias e mais de 130 eventos, além de teatro, música, dança e exposição na agenda cultural da semana

Agenda cultural da semana com o lançamento oficial do Floripa Conecta, além de todo o agito da semana para você se divertir

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 06 de Julho de 2023 | Atualizado 07 de Julho de 2023

Agenda Cultural Comentada

De 6 a 12 de julho de 2023

 

Atenção para a agenda cultural da semana, falando do lançamento oficial do Floripa Conecta e muito mais!

Publicidade

 

 Força para a indústria criativa
O Floripa Conecta anunciou hoje (6) a programação oficial da edição 2023. Com recorde de inscritos, o movimento terá mais de 130 atrações entre os dias 1º e 31 de agosto. Durante o mês, atividades que vão de música a games, empreendedorismo e tecnologia a gastronomia com destaque para o 3º Festival de Cinema Negro, o 1º Cineclube Trilhas de Criança, as batalhas de música da Alfândega, a Roda de Choro Mulheril, a Orquestra de Baterias e shows em palcos alternativos da cidade.

Indústria criativa

A terceira edição consolida a iniciativa como um movimento fundamental de fortalecimento da indústria criativa de Florianópolis — setor que já é uma vocação em SC e segue em ascensão. Outra novidade é que o evento também terá um aplicativo. A agenda completa de atrações poderá ser conferida em breve (ainda nesta quinta-feira) no site. | Crédito da imagem: Renato Moraes.

 

Agitado
A programação cultural do MULTI Open Shopping está bastante agitada neste final de semana. A começar por hoje (6), quando o músico Augusto Bon Vivant (foto/divulgação) se apresenta na UNIKA Bar, a partir das 18h, durante o lançamento da nova identidade visual da cervejaria. Na sexta-feira (7) o cantor Guto Camacho apresenta clássicos da Surf Music, Jazz, Rock e do Blues nacional e internacional, a partir das 18h30; no sábado (8), será a vez de Johnny Bosco com suas composições próprias e clássicos do Rock de artistas nacionais e estrangeiros, no mesmo horário. Domingo (9), às 16h, tem contação de histórias com Isabel Francisco, do livro Tum Tum.

Durante o final de semana

De 7 a 9, acontece a 1ª Feira de Cerâmicas, que tem curadoria do ceramista Eduardo Sztejnsznajd, em parceria com o shopping. A visitação gratuita, mais informações nesta matéria.

 

Clássicos
Amanhã (7), a Camerata Florianópolis apresentará o espetáculo “Grandes Clássicos”, composto por peças e fragmentos da música clássica e árias de óperas, adaptadas para orquestra de cordas. Sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, a orquestra subirá ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20h30. Os ingressos estão à venda.

 

Agenda cultural da semana

Conversa com a artista

Um bate-papo com a artista catarinense Adriane Kirst está programado para amanhã (7), na Fundação Cultural BADESC. A partir das 14h30, ela vai conversar com os participantes e ainda promover uma prática com argila. A entrada é gratuita. No encontro será possível conhecer mais sobre a pesquisa e técnicas utilizadas pela artista para a exposição Transmudar. Sequências de fotografias, vídeos e conjuntos de peças em cerâmica integram a mostra, que pode ser visitada até 20 de julho.  | Crédito da imagem: Denilson Antônio.

 

Cultura de rua

O Projeto Breaking em 4 tempos, que começa amanhã (7) e termina no sábado (8), terá a presença do rapper e apresentador Thaíde, da premiada B-Girl FabGirl, jurada do Red Bull BC One – um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, e do B.Boy Xandin, bicampeão brasileiro do Red Bul BC One. Um grupo de jovens do Centro Cultural Escrava Anastácia já tem presença confirmada. O evento é aberto à comunidade, gratuito mediante inscrições. Para saber mais sobre breaking e o evento, confira a entrevista com o Thaíde e a FabGirl.

 

 

Vinho & Queijo
Quem gosta da combinação vinho e queijos poderá conferir o Wine Cheese, festival de vinhos e queijos que será sexta (7) e sábado (8), no Bistek Supermercados, em Palhoça. No primeiro dia, às 17h, o jornalista e sommelier João Lombardo (foto/divulgação) fará um talk sobre harmonização de queijos e vinhos em parceria com enólogo Fabiano Mazzilli.

No dia seguinte

A partir das 10h30, um time de especialistas falará sobre o tema, entre eles estão Maria do Céu Alvarenga, que atua há mais de 20 anos como juíza do Concurso Nacional de Queijos; Juliano Borges Mendes, da Queijos Vermont; Vinicius Vital, consultor gastronômico; e Úrsula Cordeiro, representante da marca Vigor, que falará sobre os diferenciais dos derivados de búfala.

 

Nova turnê
Lulu Santos apresenta seu novo show, “Barítono”, na Arena Opus, neste sábado (8). A turnê chega a Santa Catarina depois de estreia nos Estados Unidos, os ingressos estão à venda pelo site e o show está previsto para 22h.

 

Agenda cultural da semana

 

Múltiplos

Artistas consagrados e novos artistas das artes visuais catarinense estão contemplados na exposição coletiva “Múltiplos”, que estreia neste sábado (8), a partir das 17h30, no Blatt Café em Joinville. Com curadoria do produtor cultural Rodrigo Domingos, as boas-vindas ao novo espaço multicultural da cidade ficará a cargo de 19 artistas visuais, dos mais variados segmentos artísticos: fotografia, pintura, tecelagem, cerâmica, xilografia, instalação, entre outros.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

 

Meu Boizinho
Também no sábado (8), o Meu Boizinho vai invadir o Floripa Airport com a Mostra Conhecer Floripa é Divertido. A turma, que resgata a cultura de Florianópolis, vai ficar por lá até o dia 30, com muita informação em painéis com realidade aumentada, game, apresentação dos tradicionais grupos de Boi de Mamão da cidade e muita diversão para as crianças no período das férias. Veja toda a programação no site.

 

 

 

 

Mostra coletiva
Falando em exposição coletiva, Florianópolis recebe, a partir deste sábado (8), a primeira edição da Expoart BMW Top Car, uma exposição coletiva de artes visuais seguida de um leilão beneficente em prol da AVOS – Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente, que atende pacientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, para a manutenção da Casa de Apoio Vovó Gertrudes. A mostra pode ser visitada até 19 de julho, nas salas Lindolf Bell I e II, do CIC – Centro Integrado de Cultura. Mais de 42 obras de cerca de 22 artistas de destaque na cena nacional e internacional de artes plásticas e visuais estarão em exposição.

 

Agenda cultural da semana

Sara Ramos por Oestroem

Neste sábado (8), a partir das 10h, ocorre mais um encontro presencial gratuito do “Conversas com Sara Ramos”, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis. Desta vez o convidado é o artista visual contemporâneo Rubens Oestroem, e a mediadora é a curadora da exposição Rosângela Cherem. O evento faz parte do calendário da mostra “De-morar em Sara Ramos”, que segue até 22 de julho. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas via Whatsapp pelo número 48 98408-2345.  | Crédito da imagem: Germano Rorato.

 

Ele está “por aí”
Natan Por Aí, o youtuber que ultrapassa gerações e conquista fãs de todas as idades, estará na Vila Trampolim, no Square SC, neste sábado (8). O sucesso do Natan Por Aí é inegável. Em novembro, o YouTube Brasil reconheceu o canal como o terceiro colocado no ranking de criadores em destaque e o quinto na categoria Top Creator. O garoto, que já conquistou mais de 10 milhões de seguidores na plataforma de vídeos digitais, confirma a presença durante três sessões de autógrafos, fotos e muita brincadeira no parque. A dica vale para adultos e crianças, hein! Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site do parque.

 

Ao ar livre
O OPEN, em Jurerê in_, promove neste sábado e domingo (8 e 9) as Férias Divertidas OPEN, com atrações preparadas especialmente para o público infantil. Pinturinha facial com desenhos incríveis da Colore & Pinta e contação de histórias com Adriane Foster e recreação estão programadas para o final de semana. Destaque ainda para a apresentação de música e dança da dupla Os Gran Nanicos (Rô e Dadá), que trarão um repertório super animado para os pequenos fazerem a festa. Serão canções populares, autorais, cantigas, parlendas brasileiras e músicas contemporâneas. Para os adultos, quatro shows musicais, além de atividades de bem-estar estão na agenda. Tudo gratuito e ao ar livre. Mais informações: @jurereopen.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Agenda cultural da semana

Jazz na Rua

Levando a música instrumental para espaço público, neste domingo (9), às 10h30, a praça do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, receberá a segunda apresentação do projeto Jazz na Rua. Os concertos são com o quarteto AllJazz, formado pelos artistas Caio Fernando, no baixo elétrico e acústico; JP Batera, na bateria; Rafa Girardi, nos teclados; e Suelen Mondini, no saxofone. As apresentações de música instrumental do projeto ocorrem uma vez por mês, aos domingos, são gratuitas, abertas ao público e comunidade em geral. Classificação indicativa Livre. Programação completa no @alljazzoficial.  | Crédito da imagem: Marcelo Wisoski

 

Ó QUE BACANA

 

MOVA
Inaugurado recentemente, durante um final com música e reencontros, quando aconteceu a festa MOVA – Music On Vistas de Anitá – o Vistas de Anitá Estância reúne charmosas cabanas de madeira feitas para locações de temporada que contam com vista panorâmica para as belezas naturais da Serra Catarinense. Localizado em Anitápolis, a poucos quilômetros da capital, o projeto foi idealizado por Fernando Pereira, CEO da Seazone, startup de Florianópolis especializada em tendências do mercado imobiliário que atua na gestão, construção e comercialização de imóveis para curta temporada. Para reservas e mais informações, acompanhe o @vistasdeanita.  | Crédito da imagem: divulgação Seazone.

 

 

Prêmio
O Floripa Shopping ganhou troféu de bronze na categoria Eventos e Promoções do Prêmio Abrasce 2023. A cerimônia de premiação ocorreu na noite da última terça-feira, 27, em São Paulo. Realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o prêmio tem como finalidade reconhecer os projetos inovadores desenvolvidos por shoppings brasileiros nas áreas de transformação social, ambiental e econômica. Dos 40 finalistas, o Floripa Shopping se destacou com o case “Dança em Cena”. Na foto: Jean Oliveira, superintendente do Floripa Shopping e Claudine Scheidt, gerente de marketing do empreendimento, que receberam a premiação.

 

 

 

Feminismo

No domingo, 2 de julho, a Casa Frisson, espaço cultural que fica no centro de Florianópolis, recebeu o lançamento do livro “Feminismos: ações e histórias de mulheres”, da escritora e ativista dos direitos humanos, Amelinha Teles. No registro, a vereadora Carla Ayres, que organizou o evento ao lado de Kadu Benites e Victor Zaguini, proprietários da Casa, junto de Amelinha. Para conhecer mais da programação do espaço é só acessar o @casafrisson.  | Crédito da imagem: Leidiane Sampaio.

 

 

 

 

Trabalho plural
O cantor e compositor Patrick do Prado lançou, no último domingo (2), o making of do videoclipe da música “Bruta Flor”, lançada há seis meses e com quase 20 mil visualizações no Youtube. Confira o vídeo na íntegra neste link. O que chama atenção nos bastidores de “Bruta Flor”, é que foi feito por uma equipe plural, formada por nove profissionais, de diferentes regiões: catarinenses, gaúchos e nordestinos, além da dançarina Flor Carrizo, da Argentina, e do produtor sírio Adel Alloush.

 

Menu

O Positano Diamond Bar, no IL Campanario, em Jurerê in_, está com cardápio de inverno com várias atrações gastronômicas irresistíveis: fondues, sopas, massas, feijoada, moqueca e menu de tainha.

 

PROGRAME-SE

 

 

 

Tributo
O tributo Elton John Diamonds, realizado pelo pianista e cantor especializado em Elton John, Mizinho Carvalho, será apresentado no Teatro Ademir Rosa, na próxima sexta-feira (14), às 20h30. Em um show intimista, com caracterização e aparato audiovisual deslumbrante, com direito aos figurinos marcantes dos anos 70, o espetáculo apresenta os maiores sucessos da carreira de Sir Elton John. Os ingressos estão à venda pelo site.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

Festival de Inverno
De 14 de julho a 27 de agosto o MULTI promove o Festival de Inverno com uma série de atrações gratuitas, desde apresentações musicais, até atividades infantis e feiras de queijo e chocolate. A programação completa está no site.

 

Hiper-realista
A Galeria de Arte da Villa Francioni receberá no dia 15 de julho, a partir das 15 horas, uma exposição que promete surpreender os visitantes, tanto pela temática sublime quanto pela riqueza dos detalhes. Intitulada “Natureza Viva”, a mostra é composta de 30 telas feitas pela pintora gaúcha Cleusa Soares, que transformou em obras de arte frutas, flores, taças de vinho entre objetos utilitários de metal, cristal e porcelana. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta à visitação até o dia 17 de setembro.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Carnaval
A nova edição do Carnaval de Inverno Floripa, uma das festas mais conhecidas de Santa Catarina, será no dia 15 de julho, a partir das 22h, no Lira Tênis Clube. A programação conta com cinco atrações musicais da cena local, com objetivo de movimentar o mercado cultural da cidade nesta época do ano.

 

 

Marc Engler em “Fluxos”
A Galeria Itaguaçu + Arte recebe até dia 31 de julho a exposição “Fluxos”, de Marc Engler. Ao todo, estarão expostas 17 obras que fazem referência ao cotidiano e seus fluxos, o mar, o vento, a vegetação, o nascer e o pôr do sol, o início e o fim do dia, como um ciclo que vai e volta, e dentro disso os movimentos que não só impulsionam as pessoas, mas também podem deixá-las reféns de uma rotina frenética. Ao revelar o lado orgânico da vida, por meio de seus cubos, Marc propõe um pensamento individual que busca empatia e altruísmo para uma sociedade melhor, acreditando que a arte é um caminho de expansão da consciência e que um maior número de pessoas precisa acessá-la.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, fez sua passagem deste plano, nesta quinta-feira (6/7). O ator, diretor, dramaturgo e encenador brasileiro estava internado na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, depois ter tido mais de 50% do corpo queimado, devido a um incêndio em seu apartamento. Ele tinha 86 anos e foi cofundador do Teatro Oficina, símbolo do teatro brasileiro. Saiba mais nesta matéria da Folha de São Paulo.  | Crédito da imagem: divulgação/Sympla.

 

 

Crédito da imagem em destaque: DivulgaçãoVF

 

Envie sugestão de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade