Aftermarketing é o termo criado por Terry G. Vavra para designar o período depois da-venda ter sido concretizada, visando a lealdade do cliente. O conceito vale para produtos, serviços, imagem ou qualquer atividade desempenhada. Poderia ser chamado de “pós-venda”? Creio que não, porque o Aftermarketing é bem mais abrangente.
Algumas ferramentas de Aftermarketing consistem em análise de feedback de clientes, análise de tráfego (media tracking) e volumes de cadastramento, manutenção, evolução ou renovação de ações, as estratégias de sustentação ou correção da comunicação online.
O Aftermarketing vai além das ações convencionais nas relações de troca entre empresas e clientes, como seu próprio nome diz. Através de uma série de ações, várias empresas estão conseguindo trazer de volta muitos de seus antigos clientes.
De fato, o Aftermarketing é a prioridade em colocar o cliente em primeiro plano no foco dos negócios, efetuando promoções especiais ou até solucionando problemas com um mero pedido de desculpas.
O Aftermarketing, obviamente, tem como principal foco a retenção de clientes que possibilita a repetição de compras. E isso passa pelo desenvolvimento de banco de dados, pesquisa de satisfação, atendimento e marketing de dados, analógico e digital.
Por isso o Aftermarketing não é uma estrégia/tática isolada. Ela é parte de algo maior, o Marketing de Relacionamentro (não confunfir com CRM). Aliás, a propósito, é sempre útil repetir que o Marketing de Relacionamento não é unidirecional. Para que haja relacionamento as duas partes – empresa a cliente – devem devem concordar que se estabelaça a “relação e o “diálogo.”
Em próximos artigos vamos nos aprofundar no tema. Mas você poderia se adiantar buscando informações. A disponibilidade na rede é grande.
O Aftermarketing obviamente tem o principal foco da retenção de clientes. E isso passa pelo esenvolvimento de banco de dados, pesquisa de satisfação, atendimento ao cliente e marketing de dados, analógico e digital.