Publicidade
Coluna Cinema | Top 5 Filmes Décadas – 2010
11 de Agosto de 2023

Coluna Cinema | Top 5 Filmes Décadas – 2010

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Cinema 11 de Agosto de 2023 | Atualizado 11 de Agosto de 2023

A década dos heróis? Entre os anos 2011 a 2020 houve um aumento significativo no número de filmes de super-heróis, principalmente devido ao sucesso do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e DC Extended Universe (DCEU).

Considerando os principais lançamentos de estúdios e produções notáveis, estimamos que mais de 60 filmes de super-heróis tenham sido lançados, isso incluiria filmes do universo X-Men, Homem-Aranha, entre outros, porém não são meus favoritos apesar do sucesso de bilheteria. Destaco ainda o cinema coreano, com Parasita sendo o primeiro longa de língua não falada em inglês a ganhar o Oscar na categoria Melhor Filme em 2020.

Publicidade

Confira TOP 5 filmes dos anos 2011 a 2020:

Parasita: Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos. Ano 2019. Direção: Bong Joon-ho. Disponível no Max, Prime Video e Telecine.

 

 

Interestelar: Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta. Ano 2014. Direção: Christopher Nolan. Disponível no Prime Video.

 

 

O Lobo de Wall Street: Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer. Ano 2013. Diretor: Martin Scorsese. Disponível no Max e Prime Video.

 

 

O Irlandês: Na década de 1950, o caminhoneiro Frank Sheeran (Robert De Niro) se envolve com Russell Bufalino (Joe Pesci) e sua família criminosa. Enquanto Sheeran sobe na hierarquia para se tornar um assassino, ele também trabalha para Jimmy Hoffa (Al Pacino), um homem poderoso do submundo. Ano 2019. Direção: Martin Scorsese. Disponível na Netflix.

 

 

1917: Na Primeira Guerra Mundial, dois soldados britânicos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) recebem ordens aparentemente impossíveis de cumprir. Em uma corrida contra o tempo, eles precisam atravessar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode salvar 1.600 de seus companheiros. Ano 2019. Direção: Sam Mendes. Apenas para locação nas plataformas de streaming.

 

 

Uma menção honrosa ao filme Estrelas Além do Tempo: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. Ano 2016. Diretor: Theodore Melfi. Disponível no Disney+

 

Outros filmes importantes são: O Regresso, Cisne Negro, Coringa, A Origem, Vingadores: Guerra Infinita, Três Anúncios Para Um Crime, A Forma da Água, Spotlight, Green Book, Star Wars: Os Últimos Jedi, Dunkirk, 12 Anos de Escravidão, O Grande Hotel Budapeste, Clube de Compras Dallas, Drive, Toy Story 3, La La Land, Bacurau, Boyhood, Viva – A Vida é uma Festa, Mãe!, Moonlight: Sob a Luz do Luar, A Chegada, Roma, Histórias Cruzadas, Corra!, Homem-Aranha no Aranhaverso, Whiplash: Em Busca da Perfeição, Ela, Divertidamente, Mad Max: Estrada da Fúria, Django Livre, A Pele Que Habito, Invocação do Mal, O Quarto de Jack, Vingadores: Ultimato, Era Uma Vez em Hollywood que valem a pena assistir.

Confira os TOP 5 Filmes da década de 2000 aqui.

Qual é o seu filme preferido dessa década? Comenta nas minhas redes sociais @jessielodi qual você quer assistir primeiro e envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected]

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify e também no YouTube.

Até a próxima semana.

DROPS:

Inauguração Centro Cultural Camarim
Endereço: Rua Professora Antonieta De Barros, 976, Estreito, Florianópolis/SC
Data: 12 e 13 de agosto (somente para convidados) Espetáculo: “É difícil encontrar um homem bom”, Persona Cia de Teatro
Data: 19 de agosto, sábado, 20h Espetáculo: “Paraíso SC”, Persona Cia de Teatro Ingressos: @teatrocamarim ou pelo WhatsApp (48) 99901-9366
Data: 20 de agosto, domingo, 20h Espetáculo: “Um tonto numa caixa”, Persona Cia de Teatro Ingressos: @teatrocamarim ou pelo WhatsApp (48) 99901-9366

Cinema Inclusivo em Florianópolis
O “Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional”, projeto de arte, educação e lazer, voltado principalmente para crianças cegas ou com baixa visão, surdas ou com deficiência auditiva ou com deficiência intelectual ou cognitiva, anunciou sua programação para o segundo semestre de 2023. O projeto, que tem a chancela da Unesco e foi selecionado pelo “Criança Esperança” estará em mais cinco cidades do País até o final do ano: Brasília, de 11 a 14 de setembro; Recife, de 8 a 11 de outubro; Florianópolis, de 23 a 27 de outubro; e Rio de Janeiro e Niterói, de 5 a 11 de novembro.

Mais informações no e-mail [email protected] ou (11) 99109-0688.

 

Publicidade
Publicidade