Publicidade
Coluna Cinema | TOP 5 Filmes Décadas – 1920
19 de Agosto de 2022

Coluna Cinema | TOP 5 Filmes Décadas – 1920

Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Cinema 19 de Agosto de 2022 | Atualizado 19 de Agosto de 2022

Uma série com os cinco melhores filmes de cada década começa hoje na Coluna Cinema, estrelando o cinema mudo, que na década de 20 era uma realidade. Em 1927 tudo isso mudou, o primeiro filme falado foi O Cantor de Jazz, o longa contava a história de um jovem judeu que queria ser cantor de jazz, estreou em Nova York no dia seis de outubro. Ele recebeu um Oscar Honorário por ser o primeiro filme com som, que revolucionou a indústria cinematográfica. E foi na década de 20 que o cinema passou por grandes transformações.

Grandes atores começaram a se internacionalizar, como Greta Garbo, Rodolfo Valentino e Bebe Daniels. Charles Chaplin e Buster Keaton, até então comediantes, começaram a se destacar e foi a década onde “nasceu” o personagem mais importante da Disney, Mickey Mouse. Houve uma expansão na produção, funcionamento de grandes estúdios e domínio das técnicas cinematográficas, isso proporcionou a lucratividade. Na Europa e outros países, os roteiros eram diferenciados, os filmes já traziam temas inovadores como terror, suspense, dramas históricos e até mesmo ficção científica. O cinema expressionista alemão, em especial, foi destaque naquele período.

Publicidade

 

Confira os destaques da década de 20:

A Paixão de Joana D’Arc: A jovem camponesa Joana D’Arc (Maria Falconetti) é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa suas últimas horas de vida capturada e torturada pelos ingleses. Ano 1928.

Trailer:

 

 

A Caixa de Pandora: A beleza e o charme da jovem Lulu (Louise Brooks) costuma deixar os homens atordoados. Em um dos seus jogos de sedução, ela conquista o amor de Peter Schön (Fritz Kortner), diretor de um importante jornal. Embalados pelo romance, os dois se casam rapidamente. Mas existe um entrave para a harmonia do relacionamento: o cônjuge tem ciúmes de seu próprio filho, Alwa (Francis Lederer). Durante uma violenta discussão sobre essa situação, Lulu acaba matando o marido para se defender. Agora ela precisa fugir, e decide fazer isso na companhia de seu enteado. Ano 1929.
Trechos do filme:

 

Em Busca do Ouro: Neste clássico da comédia silenciosa, Carlitos (Charles Chaplin) vai ao Alasca para participar da corrida do ouro. Preso em uma pequena cabana por causa de uma nevasca, ele é obrigado a compartilhar seu quarto com um garimpeiro de sucesso e um fugitivo. Eventualmente, ao deixar a cabine, ele se apaixona por uma garçonete bonita, tentando bravamente ganhar o seu afeto. Porém a sorte de Carlitos muda quando o garimpeiro necessita de ajuda para localizar o ouro. Ano 1925.
Trailer:

 

Metrópolis: No ano de 2026, a classe rica vive em luxuosos arranha-céus, enquanto a classe operária trabalha arduamente no subsolo. Freder (Gustav Fröhlich) é o filho mimado de Fredersen (Alfred Abel), uma das pessoas mais importantes da sociedade. Ao conhecer Maria (Brigitte Helm), uma amável operária, Freder começa a viajar incógnito pelo mundo subterrâneo e acaba conhecendo as condições desumanas em que aquelas pessoas vivem. Decide, então, começar uma campanha em prol das reformas humanitárias e encontra uma grande resistência da comunidade industrial. Ano 1927.

Trailer:

 

Nosferatu: Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela. Ano 1922.

Trailer:

Outros filmes de destaque da década: O Gabinete do Dr. Caligari (1920) , A Carruagem Fantasma (1921), O Encouraçado Potemkin (1925), A General (1927) e A Morte Cansada (1921).

Gostou dos filmes? Me conta nas redes sociais @jessielodi qual seu filme favorito da década de 20?

Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected].

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify, é só clicar nesse link.

Até a próxima semana!

Publicidade