Publicidade
Coluna Cinema | Indicados ao OSCAR 2023
29 de Janeiro de 2023

Coluna Cinema | Indicados ao OSCAR 2023

Filme sobre multiverso Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo é destaque

Publicidade
Por Coluna Cinema 29 de Janeiro de 2023 | Atualizado 29 de Janeiro de 2023

Seguindo a temporada de premiações, essa semana foram divulgados os indicados ao OSCAR, filmes produzidos e exibidos em cinemas no ano passado estão concorrendo às estatuetas nas 23 categorias.

Não foi nenhuma surpresa que o longa Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu o maior número de indicações, 11 no total, liderando a disputa pelas estatuetas. Em segundo lugar com 9 indicações cada estão os filmes Nada de Novo no Front e Os Banshees de Inisherin (estreia prevista para 02 de Fevereiro no Brasil). Outros filmes mais indicados são Elvis, concorrendo em 8 categorias, Os Fabelmans em 7, Tár e Top Gun: Maverick com 6 indicações cada e Pantera Negra Wakanda Forever com 5 indicações. A cerimônia de premiação será dia 12 de março em Los Angeles.

Publicidade

Confira todos os indicados e trailers e sinopses dos concorrentes a Melhor Filme:

 

MELHOR FILME

Nada de Novo no Front: Nada de Novo no Front (adaptação do romance homônimo de Erich Maria Remarque) é uma história que segue o adolescente Paul Baumer (Felix Kammerer) e seus amigos que se alistam voluntariamente no exército alemão, movidos por uma onda de fervor patriótico. Mas isso é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front. Os preconceitos de Paul sobre o inimigo e os acertos e erros do conflito logo os desequilibram. No entanto, em meio à contagem regressiva, Paul deve continuar lutando até o fim, com nenhum objetivo além de satisfazer o desejo do alto escalão de acabar com a guerra com uma ofensiva alemã. Direção: Edward Berger. Disponível na Netflix.

 

 

 

Avatar: O Caminho da Água: Após dez anos da primeira batalha de Pandora entre os Na’vi e os humanos, Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente com sua família e sua tribo. Ele e Ney’tiri formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos, devido a problemas conjugais e papéis que cada um tem que exercer dentro da tribo. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora, indo para o mar e fazendo pactos com outros Na’vi da região. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente. Mesmo com dificuldade, Jake acaba fazendo novos aliados – alguns dos quais já vivem entre os Na’vi e outros com novos avatares. Mesmo com uma guerra em curso, Jake e Ney’tiri terão que fazer de tudo para ficarem juntos e cuidar da família e de sua tribo. Direção: James Cameron. Em cartaz nos cinemas.

 

 

Os Banshees de Inisherin: A história se passa na ilha fictícia de Inisherin, em 1923, durante a Guerra Civil Irlandesa. Pádraic (Colin Farrell) é um homem extremamente gentil cujo ser inteiro é abalado depois de experimentar a crueldade abrupta e casual de Colm (Breendan Gleeson), dois amigos de longa data cuja amizade é quebrada após o conflito surgir no país. Pádraic, confuso e devastado, tenta reatar o relacionamento com o apoio de sua irmã Siobhan (Kerry Condon), que junto com Dominic (Barry Keoghan), filho do policial local, tem suas preocupações dentro da pequena ilha. Mas quando Colm lança um ultimato chocante para tornar suas intenções realidade, os eventos começam a se intensificar. Direção: Martin McDonagh. Estreia nos cinemas brasileiros, dia 2 de fevereiro.

Elvis: A cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador, o empresário coronel Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida. Ano 2022. Direção: Braz Luhrman. Disponível na HBOMax.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo: Uma ruptura interdimensional bagunça a realidade de Evelyn (Michelle Yeoh)que se descobre uma heroína. Ela precisa usar seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso. Direção: Daniel Kwan, Daniel Scheinert. Ano 2022. Disponível para aluguel na Apple TV, Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV e YouTube.

 

 

 

Os Fabelmans: O jovem Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle) crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver “O Maior Espetáculo da Terra”. Com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos. O longa é uma história baseada na própria infância do diretor Steven Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história. Ano 2023. Direção: Steven Spielberg. Em exibição nos cinemas.

Tár: Tendo alcançado uma carreira invejável com a qual poucos poderiam sonhar, a renomada maestrina/compositora Lydia Tár (Cate Blanchett), a primeira diretora musical feminina da Filarmônica de Berlim, está no topo do mundo. Como regente, Lydia não apenas orquestra, mas também manipula. Como uma pioneira, a virtuosa apaixonada lidera o caminho na indústria da música clássica dominada por homens. Além disso, Lydia se prepara para o lançamento de suas memórias enquanto concilia trabalho e família. Ela também está disposta a enfrentar um de seus desafios mais significativos: uma gravação ao vivo da Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler. No entanto, forças que nem mesmo ela pode controlar lentamente destroem a elaborada fachada de Lydia, revelando segredos sujos e a natureza corrosiva do poder. E se a vida derrubar Lydia de seu pedestal? Direção: Todd Field – Em exibição nos cinemas.

Top Gun: Maverick: Depois de mais de 30 anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) está de volta, rompendo os limites como um piloto de testes corajoso. No mundo contemporâneo das guerras tecnológicas, Maverick enfrenta drones e prova que o fator humano ainda é essencial. Ano 2022. Direção: Joseph Kosinski. Disponível nos serviços de assinatura Paramount +, Amazon Prime Video e Telecine.

Triângulo da Tristeza: Os jovens modelos Carl (Harris Dickinson) e Yaya (Charlbi Dean), que estão navegando pelo mundo fashionista enquanto tentam se tornar influencers. Eles ganham passagens para viajar num cruzeiro de luxo, são os únicos passageiros classe média num grupo de milionários, liderado por um alcóolatra capitão comunista do barco (Woody Harrelson). Porém, uma noite de tormenta e ataques de piratas fazem o navio naufragar, deixando os sobreviventes presos numa ilha deserta. A hierarquia do grupo muda completamente quando dentre esse bando de ricaços, a única pessoa que sabe como sobreviver neste local inóspito é a faxineira filipina, capaz de pescar e fazer uma fogueira. Direção: Ruben Östlund. Estreia nos cinemas brasileiros, dia 2 de março.

 

 

 

Entre Mulheres: A história é centrada em oito mulheres menonitas que, como as demais moradoras de sua isolada colônia, têm sido drogadas e estupradas pelos homens que vivem com elas. Em uma reunião secreta, as oito mulheres devem decidir entre três opções: não fazer nada, fugir ou ficar e lutar. Direção: Sarah Polley. Estreia nos cinemas brasileiros, dia 2 de março.

 

 

 

MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett (Tár)
Ana de Armas (Blonde)
Andrea Riseborough (To Leslie)
Michelle Williams (Os Fabelmans)
Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

 

 

MELHOR ATOR
Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin)
Austin Butler (Elvis)
Brendan Fraser (A Baleia) estreia dia 23/02
Bill Nighy (Living)
Paul Mescal (Aftersun) Mubi

MELHOR DIREÇÃO
Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin)
Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Steven Spielberg (Os Fabelmans)
Todd Field (Tár)
Ruben Östlund (Triângulo da tristeza)

MELHOR TRILHA SONORA
Nada de Novo no Front
Babilônia
Os Banshees de Inisherin
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Brendan Gleeson (Os Banshees de Inisherin)
Brian Tyree Henry (Causeway)
Judd Hirsch (Os Fabelmans)
Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin)
Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Angela Basset (Pantera Negra: Wakanda para Sempre)
Hong Chau (A Baleia)
Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)
Stephanie Hsu (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Nada de Novo no Front
Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Living
Top Gun: Maverick
Entre mulheres

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Os Banshees de Inisherin
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Tár
Triângulo da tristeza

 

 

 

MELHOR MÚSICA ORIGINAL
“Applause”, de “Tell it like a woman”, música e letra de Diane Warren, com interpretação da cantora e atriz Sofia Carson
“Hold my hand”, de “Top Gun: Maverick”, música e letra de Lady Gaga e Bloodpop
“Lift me up”, de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, música de Tems, Rihanna, Ryan Coogler e Ludwig Goransson, letra de Tems e Ryan Coogler
“Naatuu Naatu”, do filme “RRR”, música de M.M. Keeravaani, letra de Chandrabose
“This is life”, de “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, música de Ryan Lott, David Byrne e Mitski, letra de Ryan Lott e David Byrne

MELHOR ANIMAÇÃO
Pinóquio por Guillermo del Toro
Gato de Botas 2: O Último Pedido
Marcel the Shell With Shoes On
A Fera do Mar
Red: Crescer é uma Fera

MELHOR FILME INTERNACIONAL
Nada de Novo no Front
Argentina, 1985
Close
Eo
The Quiet Girl

MELHOR DOCUMENTÁRIO
All That Breathes
All the Beauty and the Bloodshed
Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft
A House Made of Splinters
Navalny

MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO
The Elephant Whisperers
Haulout
How Do You Measure a Year?
The Martha Mitchell Effect
Stranger at the Gate

MELHOR EDIÇÃO
Os Banshees of Inisherin
Elvis
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Tár
Top Gun: Maverick

 

 

 

MELHOR FOTOGRAFIA
Nada de Novo no Front
Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
Elvis
Império da Luz
Tár

 

 

 

MELHOR FIGURINO
Babilônia
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Elvis
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Sra. Harris Vai a Paris

MELHOR SOM
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Batman
Elvis
Top Gun: Maverick

 

 

 

MELHOR CURTA LIVE ACTION
An Irish Goodbye
Ivalu
Le Pupille
Night Ride
The Red Suitcase

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse
The Flying Sailor
Ice Merchants
My Year of Dicks
An Ostrich Told Me the World is Fake, and I Think I Believe It

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS
Nada de Novo no Front
The Batman
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Elvis
A Baleia

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Babilônia
Elvis
Os Fabelmans

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
The Batman
Top Gun: Maverick
Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Gostou dos filmes indicados? Faça as suas apostas?

Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected] ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify e agora também no YouTube.

Até a próxima semana.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade