Publicidade
Coluna Cinema | Filmes Sobre o Fim do Mundo
31 de Maio de 2024

Coluna Cinema | Filmes Sobre o Fim do Mundo

Publicidade
Por Coluna Cinema 31 de Maio de 2024 | Atualizado 31 de Maio de 2024

Os filmes do fim do mundo, também conhecidos como filmes apocalípticos, capturam a imaginação do público ao explorar cenários extremos e cataclísmicos que desafiam a sobrevivência humana.

Esses filmes frequentemente utilizam eventos como desastres naturais, pandemias, invasões alienígenas, ou crises climáticas para construir suas narrativas. Esses filmes não apenas proporcionam um espetáculo visual impressionante com efeitos especiais grandiosos, mas também convidam a reflexões profundas sobre a resiliência humana, a cooperação e os limites da tecnologia e da ciência.

Publicidade

Além do apelo visual e emocional, os filmes do fim do mundo frequentemente servem como comentários sociais, refletindo as ansiedades e esperanças da sociedade contemporânea. Por exemplo, “Filhos da Esperança” aborda questões de migração, militarização e perda de esperança em um futuro melhor. Esses filmes também permitem que os espectadores enfrentem seus medos existenciais de uma maneira segura e controlada, proporcionando uma catarse ao mesmo tempo que estimulam discussões sobre os rumos da civilização e a importância de se tomar medidas preventivas para evitar tais cenários catastróficos. Confira cinco filmes sobre o fim do mundo:

O Mundo Depois de Nós: O casal Amanda (Julia Roberts) e Clay (Ethan Hawke) e seus filhos vão passar o final de semana em uma mansão de luxo. Tudo vai bem até que um apagão traz dois desconhecidos com notícias de um grande ataque cibernético que transforma o feriado em um inferno. G.H. (Mahershala Ali) e Ruth (Myha’la) chegam à casa desesperados por abrigo, alegando que a casa é deles e precisam entrar para se protegerem da grande ameaça invisível que arrisca a vida de todos. Agora, as duas famílias precisam se unir para se salvarem do desastre que se aproxima e, a cada momento, fica mais assustador e perigoso. Baseado no livro “Leave The World Behind”, do autor Rumaan Alam. Ano 2023. Direção: Sam Esmail. Disponível na Netflix.

Independence Day: Perto do Dia da Independência dos Estados Unidos, o país entra em pânico com uma invasão alienígena. Preparados para um ataque iminente dos extraterrestres, a humanidade precisa se unir antes que uma catástrofe mundial ocorra. Um técnico em comunicação descobre que os seres do espaço estão usando os satélites terrestres para se comunicarem e iniciarem em menos de um dia um ataque conjunto nas principais cidades do planeta. Ano 1996. Diretor: Roland Emmerich. Disponível no Star+.

Armageddon: Após uma chuva de pequenos meteoros que atingem a Terra (incluindo Nova York), a NASA se dá conta de que um asteroide do tamanho do Texas está em um curso de colisão com o nosso planeta. O asteroide se aproxima da Terra a uma velocidade 35.000km/h. e, se o choque acontecer, qualquer forma de vida deixará de existir na Terra, exatamente como o que exterminou os dinossauros 65 milhões de anos atrás. Restando apenas 18 dias para o choque entre a Terra e o asteroide, a única solução possível é enviar astronautas em um ônibus espacial até a superfície do asteroide e lá perfurar 800 pés para colocar um bomba nuclear, detonando-a por controle remoto. Para cumprir tal missão é convocado o mais famoso perfurador de petróleo (Bruce Willis) a grandes profundidades do mundo, que exige formar sua equipe com técnicos que têm um comportamento nada convencional para os padrões do governo. Ano 1998. Diretor: Michael Bay. Disponível no Star+.

Guerra dos Mundos: Ray Ferrier (Tom Cruise) é um estivador divorciado, afastado de seus filhos, que vivem com a mãe. Quando sua ex-esposa deixa as crianças para ele cuidar durante alguns dias, o planeta é atacado por alienígenas que surgem do chão conduzindo tripods e destruindo tudo que encontram pelo caminho. Ray tenta proteger os seus filhos e fugir para Boston para se juntar à sua ex-esposa. Durante o trajeto, enfrenta várias adversidades e ataques. Ano 2006. Diretor: Steven Spielberg. Disponível no Prime Video.

O Dia em que a Terra Parou: Um alienígena chamado Klaatu (Keanu Reeves) atravessa o universo para chegar à Terra e avisar os humanos sobre uma crise global que está por vir. Ele encontra a renomada cientista Dra. Helen Benson (Jennifer Connelly), que, juntamente com seu filho Jacob (Jaden Smith), deve proteger o alienígena amigo da Terra. Ano 2008. Diretor: Scott Derrickson. Disponível no Star.

 

Comenta nas minhas redes sociais @jessielodi qual seu filme favorito sobre o apocalispe?

Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected] ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS no YouTube.

Até a semana que vem.

Publicidade
Publicidade