Publicidade
Coluna Cinema | Filmes no Espaço Aplicáveis à Realidade
20 de Outubro de 2023

Coluna Cinema | Filmes no Espaço Aplicáveis à Realidade

Publicidade
Por Coluna Cinema 20 de Outubro de 2023 | Atualizado 20 de Outubro de 2023

Foi só um evento astronômico como o eclipse solar acontecer para o espaço ganhar atenção e viralizar nas redes sociais nesses últimos dias.

O espaço é um mistério e uma grande alegria para o cinema, ele permite viajarmos nos roteiros sem restrições. Mas será que o que vemos nos filmes realmente é possível de acontecer? Recebemos no podcast meu colega colunista no Acontecendo Aqui o professor Jonny Carlos da Silva que deu uma aula sobre alguns filmes sobre o espaço e me inspirou a escrever a coluna de hoje.

Publicidade

Em 2021 o primeiro filme gravado no espaço se tornou realidade. Em outubro daquele ano, a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko, viajaram até a ISS (Estação da Espacial Internacional), a bordo da nave Souyz, pilotada pelo cosmonauta Anton Shkaplerov e durante 12 dias puderam captar imagens para o filme Vizov ou Challenge em inglês. Eles possuíam o objetivo de gravar entre 35 e 40 minutos de imagens para utilização no filme e as outras cenas seriam produzidas aqui na Terra. O filme foi lançado em 2023 nos cinemas Russos. Um filme estrelado por Tom Cruise do diretor Doug Liman,com logística feita pela SpaceX, de Elon Musk está em produção nos EUA e a previsão de lançamento é para 2024. Essa corrida a Agência Espacial Russa já ganhou da NASA!

Confira cinco filmes possíveis de realidade no espaço:

Challenge: A cirurgiã torácica Zhenya (Yulia Peresild) deve se preparar para um vôo espacial em um mês e ir à ISS para salvar um astronauta. Ela será capaz de lidar com as provações? Ela será capaz de superar suas inseguranças e medos? Será que ela conseguirá realizar uma operação complexa em condições de ausência de gravidade, da qual dependem as chances do astronauta retornar vivo à Terra? Ano 2023. Direção: Klim Shipenko. O filme ainda não possui previsão de estreia mundial.

Armagedom: Após uma chuva de pequenos meteoros que atingem a Terra, a NASA se dá conta de que um asteroide do tamanho do Texas está em um curso de colisão com o nosso planeta. O asteroide se aproxima da Terra a uma velocidade 35.000km/h. e, se o choque acontecer, qualquer forma de vida deixará de existir na Terra, exatamente como o que exterminou os dinossauros 65 milhões de anos atrás. Restando apenas 18 dias para o choque entre a Terra e o asteroide, a única solução possível é enviar astronautas em um ônibus espacial até a superfície do asteroide e lá perfurar 800 pés para colocar um bomba nuclear, detonando-a por controle remoto. Para cumprir tal missão é convocado o mais famoso perfurador de petróleo (Bruce Willis) a grandes profundidades do mundo, que exige formar sua equipe com técnicos que têm um comportamento nada convencional para os padrões do governo. Ano 1998. Direção: Michael Bay. Disponível no Star+.

O Primeiro Homem: O astronauta norte-americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) embarca em uma jornada histórica para se tornar o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969. Os sacrifícios e custos de toda uma nação durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais. Ano 2018. Direção: Damien Chazelle. Disponível no Prime Video.

Gravidade: Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana. Ano 2013. Direção: Alfonso Cuarón. Disponível no MAX e no Prime Video.

Perdido em Marte: O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão para Marte, mas após uma severa tempestade, ele é dado como morto, abandonado pelos colegas, acorda sozinho no planeta inóspito com escassos suprimentos e sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Ele inicia então uma dura luta pela própria sobrevivência, utilizando de todo o seu conhecimento científico para fazer contato e retornar para casa. Ano 2015. Direção: Ridley Scott. Disponível no Star+.

Sim, temos lindos e inspiradores filmes sobre o espaço, mas não se aplicam muito à realidade na visão científica do homem de 2023. Mas o universo é uma caixinha de surpresas. Qual é o seu filme espacial preferido? Comenta nas minhas redes sociais @jessielodi qual você quer assistir primeiro?

Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify e agora também no YouTube.

Até a semana que vem.

Publicidade
Publicidade