Publicidade
Coluna Cinema | Filmes e Documentários sobre o 11 de Setembro
08 de Setembro de 2023

Coluna Cinema | Filmes e Documentários sobre o 11 de Setembro

Publicidade
Por Coluna Cinema 08 de Setembro de 2023 | Atualizado 08 de Setembro de 2023

Um fato que mudou a história mundial em relação a segurança de um país foram os atentados do dia 11 de setembro de 2001 sofridos pelos Estados Unidos. Pareciam cenas de filme, mas infelizmente, era a realidade.

No dia dos ataques, nunca antes na história as pessoas tinham visto ou ouvido falar sobre nada daquilo, nem sentido tantas emoções quanto sentiram naquelas horas e nos dias que seguiram o atentado. Após entenderem a dura realidade que estavam vivendo, cineastas registraram esse fatídico acontecimento em filmes e documentários. Importantes para a história e dramáticos para os espectadores, as produções são impactantes, principalmente os documentários com depoimentos angustiantes de sobreviventes. Esses filmes e documentários oferecem uma visão abrangente dos eventos, daquele dia e suas consequências.

Publicidade

Confira filmes e documentários sobre o 11 de Setembro:

A Hora Mais Escura: Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden. Ano 2012. Direção: Kathryn Bigelow. Disponível no Paramount+, Prime Video e Netflix.

 

Voo United 93: Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos. Ano 2005. Direção: Paul Greengrass. Disponível no YouTube.

Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror: série documental original da Netflix e acompanha os ataques terroristas lançados contra o World Trade Center pela Al-Qaeda em setembro de 2001. O documentário explora desde as origens da organização terrorista na década de 1980 até a violenta resposta dos EUA no Oriente Médio depois dos ataques. Ano 2021. Direção: Brian Knappenberger. Disponível na Netflix.

 

O Relatório: Daniel J. Jones (Adam Driver), um funcionário idealista do senado, conduz uma investigação sobre o Programa de Detenção e Interrogatório da CIA, criado após o 11 de Setembro. Com muita dificuldade em conseguir os documentos necessários, Daniel dedica-se ao relatório por quase uma década, revelando tudo o que a agência fez para esconder um segredo brutal do público americano. Ano 2019. Direção: Scott Z. Burns. Disponível no Prime Video.

 

11 de Setembro: No gabinete de crise do presidente: Este documentário mostra uma nova perspetiva, 20 anos após os ataques que fizeram cerca de três mil mortos e mudaram profundamente a vida de milhões de pessoas, sobre as movimentações e as primeiras atitudes do governo norte-americano durante os atentados de 11 de setembro de 2001. Ano 2021. Diretor: Adam Wishart. Disponível na Apple TV.

Comenta nas minhas redes sociais @jessielodi se você conhece outro filme ou documentário sobre o 11 de setembro?

Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected] ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify e agora também no YouTube.

Até a próxima semana.

Publicidade
Publicidade