Publicidade
Coluna Cinema | Filmes de Esporte Inspiradores
18 de Agosto de 2023

Coluna Cinema | Filmes de Esporte Inspiradores

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Cinema 18 de Agosto de 2023 | Atualizado 18 de Agosto de 2023

Os filmes sobre esporte têm uma habilidade única de capturar a essência da força humana e da superação em sua forma mais inspiradora.

Ao longo da história do cinema, vimos histórias envolventes que transcendem as linhas das competições esportivas, mergulhando profundamente nas jornadas pessoais dos protagonistas. Esses filmes não se tratam apenas de vitórias e derrotas, mas também exploram os desafios internos e as barreiras emocionais que os atletas enfrentam. Aprendemos sobre resiliência, determinação e paixão que impulsionam os indivíduos e equipes a superar obstáculos aparentemente intransponíveis.

Publicidade

Das histórias baseadas em fatos reais às narrativas fictícias, os filmes de esporte nos lembram que a verdadeira vitória, muitas vezes, está na jornada pessoal de crescimento, autoconhecimento e superação, provando que o espírito humano é verdadeiramente ilimitado.

Confira cinco filmes inspiradores sobre esporte:

As Nadadoras: As Nadadoras apresenta a história real e emocionante das irmãs nadadoras Yusra (Nathalie Issa) e Sara Mardinij (Manal Issa) e suas jornadas quase milagrosas, de refugiadas, de uma Síria devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016. Yusra e Sara foram treinadas pelo pai, Ezzat (Ali Suliman), que um dia gostaria de vê-las sendo mais do que o país permite. Yusra já é campeã mundial, mas quando volta para casa, percebe que o país que um dia chamou de lar está cada dia mais alastrada por uma guerra. Em 2015, a guerra civil invadiu suas vidas a tal ponto que se mudar para a Europa é a única opção viável. É então que as duas irmãs adolescentes foram forçadas a uma perigosa viagem a Berlim com seu primo aspirante a DJ, Nizar (Ahmed Malek). Mas o caminho também não é nada seguro. Para chegar a ilha de Lesbos, na Grécia, as irmãs viverão os horrores de refugiados e exilados. O longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas. Ano 2022. Direção: Sally El Hosaini. Disponível na Netflix.

 

 

D2 Nós Somos os Campeões: Depois de ser preso por dirigir alcoolizado, o advogado Gordon Bombay (Emilio Estevez) é condenado a 500 horas de serviço comunitário e tem que treinar uma equipe de hóquei infantil. Primeiramente, o coração de Gordon não está em seu trabalho, mas logo ele descobre que está recuperando seu espírito competitivo e empurrando os Ducks para se tornar uma equipe a ser reconhecida. Ano 1992. Direção: Stephen Herek. Disponível no Disney +.

 

 

Eu, Tonya: Durante a década de 1990, a patinadora artística Tonya Harding (Margot Robbie) conseguiu superar sua infância pobre e emergir como campeã no Reino Unido e segunda colocada no Campeonato Mundial. Em 1994, ela ficou realmente conhecida quando seu marido, Jeff Gillooly (Sebastian Stan), e dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes quebrando a perna dela durante um treino às vésperas do campeonato nacional de patinação em Detroit. Ano 2017. Direção: Craig Gillespie. Disponível na Netflix.

 

 

McFarland dos EUA: Após sucessivas mudanças provocadas por incidentes em sua carreira, o treinador Jim White (Kevin Costner) se instala na cidadezinha de McFarland, na Califórnia. Lá ele aceita a tarefa de trabalhar com um grupo de jovens esportistas e o desafio de transformar talentos em potencial em campeões de corrida. Ano 2015. Direção: Niki Caro. Disponível no Disney +.

 

 

O Caminho de Volta: Jack Cunningham (Ben Affleck) ex-atleta considerado um fenômeno do basquete em seus anos de colegial luta contra o alcoolismo ao mesmo tempo em que encara as dificuldades de um emprego monótono. Ele então recebe a oportunidade de treinar um time de basquete e recomeçar. Na medida em que o time começa a vencer, a sua vida melhora, mas as vitórias não parecem suficientes ao ponto de salvá-lo. Ano 2020. Direção: Gavin O’Connor. Disponível na Max e Prime Video.

 

 

Qual é o seu filme preferido sobre esportes? Comenta nas minhas redes sociais @jessielodi qual você quer assistir primeiro e envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected]

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify e também no YouTube.

Até a próxima semana.

Publicidade
Publicidade