Publicidade
Coluna Cinema | FAM 2023 – Conheça os Destaques!
22 de Setembro de 2023

Coluna Cinema | FAM 2023 – Conheça os Destaques!

Publicidade
Por Coluna Cinema 22 de Setembro de 2023 | Atualizado 22 de Setembro de 2023

Começou ontem, quinta-feira (21), o FAM 2023 – Florianópolis Audiovisual Mercosul, um dos mais importantes Festivais de Cinema do Sul do Brasil em sua 27ª edição.

Com mais de 145 horas de programação, o Festival tem preparado para a semana de 21 a 27 de setembro: sessões de cinema, mostras competitivas, debates com realizadores, oficinas de formação, encontro de mercado com mais de 40 players e mesas, reuniões e encontros no Fórum Audiovisual Mercosul, com as autoridades do setor do Brasil e de países do bloco.

Publicidade

Com produções de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela e outros países, a pluralidade do Festival tem o propósito de integrar diversas etnias e gêneros, dar acessibilidade e disponibiliza até sessões infantis com audiodescrição em sua programação.

Confira uma seleção de cinco filmes e documentários para assistir no Festival:

Amazônia, A Nova Minamata?: A saga do povo Munduruku para conter a contaminação de mercúrio que ameaça a saúde de todos os habitantes da Amazônia. Médicos e pesquisadores respondem ao chamado urgente dos povos indígenas da bacia do Rio Amazonas, os Munduruku, e investigam como a contaminação de mercúrio está afetando tribos indígenas, populações ribeirinhas e até mesmo populações urbanas ao longo da Amazônia. Ano 2022. Direção: Jorge Bodanzky.

 

Macumba: Folclore de Família: Inspirado em fatos reais, este drama/fantasia se passa no sul do Brasil nos anos 60. Uma menina católica consegue superar um trauma geracional quando ela começa a receber visitas da entidade Afro-brasileira, Iansã: o Orixá dos ventos e das tempestades. Ano 2023. Direção: Aline Andrade.

MACUMBA: A Family Folklore TEASER from Fine Frenzy Films on Vimeo.

Porto Príncipe: Ao saber da chegada de um grupo de imigrantes haitianos em Santa Catarina, Bertha oferece a um deles um lugar para trabalhar e viver em sua isolada chácara nas montanhas. Ao compartilharem a mesma casa, a relação de trabalho entre Bertha e Bastide se transforma em uma amizade sincera, o que só alimenta a hostilidade do filho de Bertha. Ano 2023. Diretor: Maria Emília de Azevedo.

Porto Príncipe teaser from Cafeína Produções on Vimeo.

 

Dos Mazanas: O encontro entre o naturalista inglês Charles Darwin e Juan Manuel de Rosas na Argentina. Uma longa noite em que o homem mais poderoso da América, ao sul do Equador, e o explorador desconhecido se confrontam sobre fé, ciência e política. Dos Manzanas é uma hipótese excessiva e necessariamente falaciosa desse encontro fugaz. Ano 2023. Direção: Eduardo Raspo.

Guadalupe_Yepes_Films_reel from Guadalupe Yepes on Vimeo.

 

Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor: O documentário celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investigando a contribuição musical e o contexto histórico desse compositor nascido no Rio Grande do Sul e autor de sucessos que ultrapassam gerações. Ano 2023. Diretor: Alfredo Manevy.

Trailer não disponibilizado pelos produtores.

A programação completa do FAM 2023 está disponível no site www.famdetodos.com.br/programacao  e nas redes sociais (@famdetodos).

Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify e agora também no YouTube.

Até a semana que vem.

Publicidade
Publicidade