Publicidade
Coluna Cinema | Cidade de Deus é o 2º na Lista de Filmes de Língua Estrangeira mais Assistidos no Mundo
12 de Agosto de 2022

Coluna Cinema | Cidade de Deus é o 2º na Lista de Filmes de Língua Estrangeira mais Assistidos no Mundo

Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Cinema 12 de Agosto de 2022 | Atualizado 12 de Agosto de 2022

Seja no cinema, sozinho, em casa com a família ou até mesmo em uma maratona com os amigos, assistir filmes ou séries é sempre um excelente passatempo. A Preply, uma plataforma online que conecta alunos e tutores nativos em todo o mundo através do aprendizado de mais de 50 idiomas, fez uma pesquisa e descobriu quais são as obras cinematográficas mais assistidas e bem avaliadas do mundo.

O levantamento analisou os filmes e as séries em língua estrangeira mais populares através do IMDB – uma base de dados online de informações sobre cinema, TV, música e games. Além de obras em inglês, o intuito da pesquisa era averiguar quais obras de diferentes idiomas são famosas entre o grande público.

Publicidade

O destaque brasileiro é do famoso Cidade de Deus, que aparece na segunda posição dos mais assistidos do mundo, atrás apenas de Os Intocáveis, que ocupa o primeiro lugar. Já em terceiro está o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, demonstrando que dois dos três filmes em língua estrangeira mais assistidos são de origem e língua francesas.

Segundo Daniele Saccardi, gerente de campanhas da Preply, ter um filme nacional logo no Top 3 mostra como a produção local de cinema é um mercado que deve ser visto com bons olhos, tanto pelo público quanto pelos investidores. “Além disso, nós sempre estamos descobrindo algo e quando assistimos algo novo, podemos aprender outra língua, por exemplo, e é neste momento que conseguimos expandir os nossos conhecimentos”, diz.

“Outro benefício de consumir este tipo de conteúdo é descobrir o contexto das palavras, que inúmeras vezes podem ter vários sentidos, dependendo do seu uso no dia a dia. A repetição também ajuda a fixar mais o vocabulário, aumentando a quantidade de palavras que você conhece”, completa.

Confira os 5 primeiros filmes em língua estrangeira mais assistidos no mundo, segundo a pesquisa:

 

Os Intocáveis (francês): Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos, Driss aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais ao jovem por ele não tratá-lo como um pobre coitado. De pouco em pouco a amizade entre ambos vai se estabelecendo, conhecendo melhor um o mundo do outro. Ano 2011.

Trailer:

 

Cidade de Deus (português): Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita. Ano 2002.

Trailer:

 

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (francês): Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor. Ano 2001.

Trailer:

 

A Viagem de Chihiro (japonês): Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles. Chegam numa cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. Ela encontra com Haku, garoto que lhe diz para ir embora o mais rápido possível e ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos. Ano 2001.

Trailer:

 

Parasita (coreano): Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos. Ano 2019.

Trailer:

Na sequência a lista apresenta:

6º. A Vida É Bela (1997, italiano)

7º. O Labirinto do Fauno (2006, mexicano)

8º. Oldboy (2003, coreano)

9º. A Vida dos Outros (2006, alemão)

10º. Princesa Mononoke (1997, japonês)

Para conhecer a lista completa, acesse.

Gostou dos filmes? Me conta nas minhas redes sociais @jessielodi o que você achou do resultado dessa pesquisa? Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected].

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify, é só clicar nesse link.

Até semana que vem!

Publicidade