Publicidade
Coluna Cinema | 5 Filmes de Ficção Científica
11 de Fevereiro de 2023

Coluna Cinema | 5 Filmes de Ficção Científica

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Cinema 11 de Fevereiro de 2023 | Atualizado 11 de Fevereiro de 2023

O gênero ficção científica no cinema utiliza a ficção especulativa com base científica de fenômenos que não são totalmente aceitos pela ciência moderna, como a existência de seres extraterrestres, outros planetas, percepção extra-sensorial e viagens no tempo, juntamente com elementos futuristas como naves espaciais, robôs, ciborgues, inteligência artificial, viagens interestelares ou outras tecnologias.

Com ênfase de crítica, os filmes desse gênero são usados para se concentrar em questões políticas ou sociais, e para explorar questões filosóficas como a condição humana. Livros de autores conhecidos como Viagem ao Centro da Terra, Da Terra à Lua, A Máquina do Tempo, O Homem Invisível, Vinte Mil Léguas Submarinas, A Ilha do Dr. Moreau. Já expressei inúmeras vezes na coluna que é um gênero de filmes que eu gosto e já escrevi sobre E.T. – O Extraterrestre e De Volta Para o Futuro são meus favoritos.

Publicidade

Confira outros cinco filmes de ficção científica de destaque:

A Chegada: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade. Ano 2016. Direção: Denis Villeneuve.

 

Contatos Imediatos de Terceiro Grau: Um grupo de pessoas tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Roy Neary (Richard Dreyfus) não apenas viu um objeto voador não identificado: ele tem uma marca de queimadura para provar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs. Ano 1977. Direção: Steven Spielberg.

 

Filhos da Esperança: Em 2027 as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade. Ano 2006. Direção: Alfonso Cuarón.

 

 

Guerra dos Mundos: Ray Ferrier (Tom Cruise) é um estivador divorciado, afastado de seus filhos, que vivem com a mãe. Quando sua ex-esposa deixa as crianças para ele cuidar durante alguns dias, o planeta é atacado por alienígenas que surgem do chão conduzindo tripodes e destruindo tudo que encontram pelo caminho. Ray tenta proteger os seus filhos e fugir para Boston para se juntar a sua ex-esposa. Durante o trajeto, enfrenta várias adversidades e ataques. Ano 2005. Direção: Steven Spielberg.

 

 

AD Astra: Roy McBride (Brad Pitt) é um engenheiro espacial que decide empreender a maior jornada de sua vida: viajar para o espaço, cruzar a galáxia e tentar descobrir o que aconteceu com seu pai, um astronauta que se perdeu há vinte anos no caminho para Netuno. Ano 2019. Direção: James Gray.

 

Qual seu filme de ficção científica favorito? Comenta nas minhas redes sociais @jessielodi qual você quer assistir primeiro e envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected]

Destaco que começou ontem a Segunda Edição da “Semana do Cinema” a R$ 10,00.

Todas as unidades das redes Cinépolis, Cinesystem e Cinemark e dos cinemas CineShow, Cine Multi e Paradigma em Florianópolis estarão com o valor promocional, de 9 a 14 de fevereiro, para qualquer filme em exibição em 2D e 3D. Ação é idealizada pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas).

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify e agora também no YouTube.

Até a próxima semana.

Publicidade
Publicidade