Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Festival Fartura / Jantares harmonizados / Tour guiado nas vinícolas

21 de Setembro de 2018

Seleção de gourmandises aponta as novidades do mundo do vinho, com premiações e jantares harmonizados

Mesa decorada por Juliana Hames e Gabriela Nora, no receptivo da Studio Ambientes

 

Não foi apenas o sabor que surpreendeu no coquetel oferecido por Maria Tereza e o pai, Alfredo Vanelli, na inauguração da Studio Ambientes do Square-SC. A ambientação assinada por Juliana Hames e Gabriela Nora atiçou os sentidos com cores, texturas e perfumes envolvendo as duas mesas de buffet. Detentores do máximo senso estético, os decoradores e arquitetos que lotaram a loja com quase mil metros quadrados não economizaram fotos dos arranjos e das flores que os convidados ainda levaram consigo, como souvenir do evento.   

 

Em Itapema, já virou tradição o Nhoque da Sorte da Casa DiPaolo. Para quem quiser se organizar para uma escala gastronômica no dia 29 de setembro, o rodízio de galeto, massas e nhoque tem preço fixo de R$ 78,00.

 

Incansável na promoção dos nossos crustáceos, o chef Jaime Barcelos vai representar Santa Catarina no Festival Fartura – Comidas do Brasil etapa Belo Horizonte. Para surpreender no festival realizado neste fim de semana com a presença de 70 chefs de todo o país, Jaime vai preparar um dos carros-chefes do Ostradamus, o prato Arrombassi Istepô, que é tipo um risoto de frutos-do-mar.

 

O Teatro Carlos Gomes deve receber mais de 350 profissionais que trabalham com refeições coletivas no dia 30 de outubro, em Blumenau. Entre as atrações do Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade da Região Sul, que tem inscrições gratuitas, Simone Galante vai analisar o panorama e as tendências de foodservice.

 

Tem novidade no menu de caçarola da catarinense Ceraflame. A Mini Cocotte, com capacidade para 300ml, e a generosa caçarola de 900ml são sofisticadas, resistentes a choques térmicos e 100% atóxicas, e pela capacidade de reter calor, podem ser levadas diretamente do fogão para a mesa.

 

TIM TIM

 

A Enoteca Decanter, que recebe convidados hoje à noite, para um jantar harmonizado com vinhos europeus no hotel Maria do Mar, volta a ser co-anfitriã na semana que vem. No dia 4 de outubro, na Cantina Di Bernardi, o 3º Jantar de Harmonização tem cardápio do chef Beto Ozelame com as seguintes combinações: Dadinhos de tapioca com Ophicus Brut; Rosbife de Mignon de Angus com creme de mostarda Dijon servido com Claude Val Rouge 2015, e Arroz de pato com molho de redução de laranja harmonizado ao vinho alentejano Marquês de Montemor VR 2015. O valor é fixo, a R$ 130,00, e as reservas podem ser feitas neste link aqui: 

 

A região Vales da Uva Goethe, detentora da única Indicação de Procedência entre as vinícolas de Santa Catarina, vai apresentar seus vinhos na Wine South America, em Bento Gonçalves. Na programação tem masterclass com a sommelier Sonia Denicol (Madame do Vinho) que apresenta seis rótulos de vinhos e espumantes Goethe, e as novidades da parceria entre o Vales da Uva Goethe, o movimento internacional Slow Food e a Scuola Enologica ISISS G.B. Cerletti di Conegliano, na Itália. 

 

Por falar em festival... a São Paulo International Wine Trade Fair vai contar com a participação de Luciano Lopreto, da Vinícola Góes, no painel que prega a redução na tributação dos vinhos. O diretor, que representa a linha Góes Tempo, primeiro vinho paulista vencedor de um concurso nacional, defende a redução dos tributos como forma de incentivo ao consumo de vinhos no Brasil.

 

Enquanto isso, na Argentina, cinco vinhos da Casa Valduga emplacaram medalhas de ouro no Concurso Internacional de Vinos y Licores Vinua, realizado em Mendoza. Leopoldina Gran Chardonnay DO recebeu a dupla medalha de ouro, concorrendo com produtores de 17 países. O aroma de abacaxi e carambola mescla notas tostadas de chocolate branco e baunilha.

 

Trazida da Itália para o Rio Grande do Sul, a uva Ancellotta vem ganhando status entre os vinhos produzidos em Flores da Cunha. A linha Valdemiz, da vinícola Monte Reale, adapta a uva original da Emiglia Romana para produzir um vinho de aromas intensos e toques de frutas vermelhas, pela maturação em barris de carvalho.

 

A sommelière Marcia Amaral está organizando um grupo super-seleto para um “mergulho” de dois dias na produção de vinhos, explorando desde o vinhedo até a vinícola. A viagem guiada do dia 20 de outubro contempla escalas em São Joaquim e Campo Belo do Sul, e para aderir ao grupo de no máximo 14 amantes do vinho o contato é tudodovinho@gmail.com

 

Alô Blumenau. Bom dia, Brasil... Para quem já está com saudades do jargão da Oktoberfest, vem aí a edição 2018. A cervejaria Antídoto vai lançar durante a festa a Gose Sal & Pimenta e a Catharina Sour Camomila Pitanga, com a qualidade da marca premiada no Festival Brasileiro de Cerveja de 2017.

 

 

MIX:

 

Na Praça Getúlio Vargas, neste sábado tem “Eu Amo a Praça” em comemoração ao Dia da Árvore. Das 11 às 18h a praça será ponto de encontro das famílias com ponto de coleta de óleo, palestra sobre o meio ambiente, contação de histórias, atividades culturais, oficinas de pintura, espaço kids e vários food trucks.

 

Também no sábado, às 9h, tem a largada para a Caminhada pela fibrose cística, alusiva ao Setembro Roxo, que conscientiza sobre esta doença genética rara, progressiva e ainda sem cura. A promoção é da Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico e o ponto de encontro é o Trapiche na Beira-Mar Norte.

 

E tem mais programação ao ar livre neste fim de semana... No Passeio Pedra Branca, neste sábado, tem Piquenique da Primavera das 14 às 17h, e no Parque de Coqueiros, domingo tem yoga e equinócio da Primavera, a partir das 10 da manhã.

 

Na UFSC, neste sábado, a comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico vai movimentar três ginásios do Centro de Desportos com atletismo, goalball e bocha. O Festival Paralímpico, que acontece simultaneamente em 48 cidades, reúne paratletas de sete escolas de Florianópolis.

 

Em Joinville, domingo tem a Corrida Junta e Vai, que vai recolher lacres de alumínio, a serem revertidos na compra de cadeiras de rodas. Promovida pela Arteris, a corrida percursos de 8k e 4k, caminhada de 4k e corrida kids, com largada às 7h na Câmara de Vereadores.

 

Para ampliar as imagens e acionar o slideshow , clique nas fotos da Galeria.

 

ACOMPANHE MAIS POSTS by #ANALAVRATTI NO INSTAGRAM @analavratti e no FACEBOOK @fanpageanalavratti

 

 

Festival Fartura leva frutos do mar de SC para Belo Horizonte

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti