Publicidade
Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Comidas do Brasil / Café com negócios / Pizzas para crianças
27 de Julho de 2018

Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Comidas do Brasil / Café com negócios / Pizzas para crianças

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Ana Lavratti 27 de Julho de 2018 | Atualizado 27 de Julho de 2018

Gourmandises:

 

Publicidade

Carbone Pizzaria merecendo todos os elogios pela cidade… pela decoração, pela facilidade de acesso – com o amplo estacionamento do SC-401 Square Corporate -, e obviamente pelas pizzas. Quem esteve por lá, prestigiando o negócio no qual o marido Roger Rodrigues tem sociedade, foi a top internacional Fernanda Motta

 

Teve estreia na programação do 31º Encontro Catarinense da Hotelaria, o Encatho. Foi lançada a Revista Brasileira de Gastronomia com colaborações de todo o país. O link para se deliciar com algumas reportagens é este aqui, e a pauta inclui “O gosto do popular”, “Sobremesas contemporâneas com base na diversidade brasileira”, “Menu de madame” com influências lusitanas e reflexões sobre a regulamentação de queijos artesanais”.

 

Chef Alysson Müller, dos restaurantes Rosso Restro, Artusi e DO Pescador, é o representante catarinense no Festival Fartura – Comidas do Brasil São Paulo, realizado no Jockey Club nos dias 4 e 5 de agosto. Todas as atrações gastronômicas foram pesquisadas por meio da Expedição Fartura – Comidas do Brasil, que percorreu todo o país, totalizando mais de 70 mil quilômetros, 200 cidades e 500 personagens, entre eles, o chef de Floripa que vai preparar um arroz de polvo com linguiça Blumenau.

 

O café com negócios mais concorrido de Florianópolis chega à 14ª edição com duas palestras no dia 3 de agosto: da jornalista Carla Cavalheiro e da designer Pricila Wetsphal. Organizado pela Rede Mulher Empreendedora de Florianópolis, o café com networking no Sebrae do bairro João Paulo está com inscrições abertas neste link aqui: AQUI 

 

No Maremonti Trattoria e Pizza a novidade é a Cozinha Divertida. Crianças de até 12 anos agora podem produzir e saborear, gratuitamente, sua própria minipizza nos sabores tomate ou mussarela, com “expediente” para os minichefs das 12h às 16h.

 

Finalista da 4ª temporada do Masterchef Brasil, o chef Valter Herzmann vai ministrar um curso de culinária promovido pelo Angeloni. A programação começa no dia 2 de agosto, na loja da Beira-Mar Norte, e a aula com duas horas de duração vai abordar o tema “Dominando o filet mignon seus cortes e molhos”. As inscrições podem ser feitas pelo site ou nas próprias lojas, mediante doação de um pacote de 500g de café. Depois o projeto percorre o estado.

 

 

ROLÊ PELO ESTADO:

 

Em Bombinhas, no dia 2 de agosto tem Tarde do Beijú no Espaço Cultural Engenho do Miminho. O encontro de saberes e sabores é realizado sempre na primeira quinta-feira do mês, e permite que “matronas” da região compartilhem suas experiências com estudantes e visitantes.

 

Em Blumenau, a Nana Hamburgueria ganha em setembro uma unidade no Shopping Neumarkt. Enquanto isso, a novidade por ali é o novo cardápio do Havanna Café, com sanduíche Puerto Madero (preparado com pão de mandioquinha, frango com ervas, queijo prato, creme de mostarda dijon e tomate assado com ervas), as tartas salgadas e a Torta Chocolina, com biscoito de chocolate e recheio de doce de leite.

 

Em Jaraguá do Sul, no dia 25 de agosto os especialistas Luciano Bruno e Gabriel de Carvalho vão ministrar o 1º Meeting Biodora de Nutrição & Saúde. Na programação tem Prescrição nutricional eficiente e formulação magistral – Alimentação, suplementação e fitoquímicos para uma vida mais saudável. Inscrições por este link aqui

 

9ª edição do Balneário Saboroso, com 33 restaurantes participantes, encerra neste domingo em Balneário Camboriú. A programação paralela reuniu nomes como Michele Crispim, vencedora do MasterChef Brasil amador em 2017, e o enólogo francês Guillaume Borrot.

 

Neste domingo também tem Festival Sabores do Brasil nos restaurantes do SESC. Cardápio italiano do almoço inclui receitas tradicionais de rondelli, lasanha, polpettone, polenta, spaghetti, nhoque e Pannacotta para sobremesa.

 

Em Joinville, domingo é dia de festa Quase Junina, promovida pela Zeit Cervejaria das 11 às 20h. Gastronomia, chopp  artesanal, brincadeiras, forró, rock gaúcho, folk e muito funk groove estão garantidos no evento realizado em parceria entre a Zeit e o Centro de [Trans]formação Cultural – Arte Para Todos.

 

TIM-TIM:

 

O SC-401 Square Corporate “borbulhou” na inauguração da Vineria401. Entre as novidades da casa com conceito winebar está a Winestation, que permite que o cliente prove ali mesmo, na temperatura ideal, 12 vinhos diferentes vendidos em taça e servidos em torneiras, remetendo à descontração do consumo do chopp. A seleção do sommelier Gaston Diago inclui rótulos exclusivos da vinícola argentina Finca el Origen e da gaúcha Don Giovanni.

 

No Outback, até 7 de agosto tem cerveja de brinde. Na compra de três cervejas Outback Colorado a quarta é por conta da casa. Tipo Rye Light American Wheat Beer (feita de trigo) a Colorado traz na receita lúpulos da Austrália, centeio e açúcar mascavo.

 

Empresários José Eduardo Siqueira e Norton dos Santos Jr, da Mestre Cervejeiro, promovem no dia 6 de agosto a degustação de cinco rótulos, conduzindo os clientes na análise sensorial e na cultura da cerveja. Começa às 20h na loja do Itacorubi.

 

Na Fábrica Working Bar, no dia 30 de julho tem workshop de Harmonização de Cervejas de Inverno, ministrado pela gastrônoma e especialista em zitogastronomia Rafa Brunetto. Quatro rótulos serão harmonizados com quatro pratos típicos da casa.

 

O Santo Trago, bar do restaurante Santa Cucina, lança hoje à noite 10 novos drinques assinados pela mixologista Amanda Kukert. Entre as alquimias apresentadas juntamente com novos petiscos, como miniburguer e bolinho de feijoada, estão o Mon Amour (vodka e frutas vermelhas) e o Serafin’s (vodka, maracujá, cranberry, pimenta artesanal, gengibre e um toque de alecrim).

 

Enquanto isso, a sommelier de chás Helena Leigue foi buscar inspiração na tradição da Twinings. A especialista do Diário do Chá participou de um evento na residência oficial da cônsul geral britânica Joanna Crellin, em São Paulo, recebida pelo RP Stephen Twinings, que pertence à décima geração da família famosa pelos blends de chás comercializados em 115 países.

 

AO AR LIVRE:

 

Neste domingo, no trapiche da Beira-Mar Norte em Florianópolis, tem um grande evento da Associação Catarinense para Integração do Cego. A partir das 9 da manhã a ACIC promove passeio ciclístico, inclusive com bikes duplas para quem quiser pedalar guiando um deficiente visual, com música, piquenique e nhoque servido ali mesmo, no Quiosque.

 

Em Jaraguá do Sul, o Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza parte neste domingo da Igreja de Santa Luzia, na área rural do município, rumo ao Ribeirão Grande do Norte. Os “peregrinos” vão percorrer 6 km a partir das 8h30min, em uma rota com natureza abundante.

 

No Passeio Pedra Branca, em Palhoça, até 12 de agosto tem Festival de Inverno, com dança itinerante, meditação, programação gastronômica, cultural, infantil e palestras focadas em empreendedorismo. No fim de semana de encerramento, nos dias 11 e 12 de agosto, tem Festival de Hambúrguer no shopping a céu aberto.

 

Para ampliar as imagens e acionar o slideshow , clique nas fotos da Galeria.

 

ACOMPANHE MAIS POSTS by #ANALAVRATTI NO INSTAGRAM @analavratti e no FACEBOOK @fanpageanalavratti

Publicidade
Publicidade