Coluna Ana Lavratti: Entrevista com Ana Maria Santana, do grupo Essentia

05 de Julho de 2019

Diretoria Comercial conta a fórmula de sucesso da Essentia Pharma e da Essential Nutrition

Diretora comercial do grupo Essentia, criado há 15 anos em Florianópolis

 

Fundado há 15 anos pelo administrador Paulo Urban, o grupo Essentia não só cruzou a ponte, complementando o endereço histórico em Florianópolis com dois parques fabris nas cidades vizinhas de São José e de Palhoça, como cruzou fronteiras, abastecendo 10 países com a excelência de uma marca legitimamente catarinense. Assim que a primeira loja foi aberta, no casario que ocupa até hoje, na rua Artista Bittencourt, Ana Maria Santana já foi chamada para compor a equipe, acompanhando de perto a “revolução” que projetou a Essentia Pharma à condição de maior farmácia de manipulação da América Latina.
 

Os números são impressionantes, com quase 600 funcionários e expediente contínuo até a meia-noite, mas o que mais surpreende nem é a dimensão, e sim os diferenciais. A unidade da Essentia Pharma, em Palhoça, conta com dezenas de ambientes laboriosamente projetados conforme a especificidade da matéria prima a ser manipulada, com temperatura, vedação das portas, áreas para higienização e muitos outros critérios de segurança impostos pela própria empresa além daqueles tradicionais, requeridos pela Vigilância Sanitária ou o segmento magistral.
 

Por mais que os fornecedores sejam criteriosamente selecionados, nenhuma matéria-prima é utilizada sem antes ser confinada a uma série de testes, em quarentena. Assim como nenhuma embalagem é utilizada sem antes ser higienizada na própria fábrica. E dos 3 mil ingredientes diferentes, que serão combinados em uma infinidade de fórmulas e formatos (em pó, gel, líquido, pastilhas, cápsulas, blíster, emplastro, hormônio para uso subcutâneo, etc, etc), todos detêm um critério em comum: ser o mais pura possível, e livres de açúcar, adoçantes artificiais, corantes, conservantes, glúten, lactose, aromas artificiais e produtos geneticamente modificados.
 

Com papel essencial na absorção da mão-de-obra de farmacêuticos, a Essentia Pharma é referência em medicina funcional, ortomolecular e nutrologia, com seus produtos prescritos e recomendados por médicos e nutricionistas de todo o país. Para atender a demanda - assegurando que os medicamentos cheguem aos extremos do Brasil com suas propriedades intactas -, o grupo conta com apurado esquema de logística, com três despachos diários pelo Correio e capacidade para fornecer até mesmo produtos mantidos sob refrigeração. Tudo, infalivelmente, conferido sete vezes antes de deixar a farmácia, da dosagem ao modo de uso especificado no rótulo.

 

FÁBRICA DOS SONHOS: A possibilidade de realizar o sonho de todo empresário, que é prosperar sem sacrifícios, ou seja, sem comprometer a qualidade da matéria-prima nem o bem-estar dos colaboradores, levou o grupo a crescer justamente com uma “fábrica dos sonhos”. Designada assim pela equipe, a Essential Nutrition foi criada há oito anos para oferecer, por meio da suplementação alimentar, ferramentas a serviço da saúde e da qualidade de vida.  Ao contrário da nave-mãe, a Pharma, que só produz sob demanda, a Nutrition conta com mais de 100 produtos na linha, despachados até mesmo para o supermercado que é referência mundial em alimentação saudável, o Whole Foods na Inglaterra.

 
Com polpa de frutas naturais e frutas liofilizadas altamente concentradas (sim, a gente esbarra enquanto bebe na casquinha da maçã). Com whey protein hidrolisado e isolado e o novo Immuno Whey Pro-Glutathione, capaz de potencializar de forma inédita no país a produção de glutationa, que é o principal antioxidante do organismo, os produtos Essential Nutrition permeiam desde a barra de chocolate sem açúcar aos polivitamínicos. Nas embalagens convidativas, com o elegante e inconfundível acabamento em dourado, tem colágeno, Ômega 3, adoçantes de fonte natural, quase 15 sabores de proteína, bebida energética, sopas desidratadas, e uma completa gama de produtos para potencializar os exercícios e recuperar a energia no pós-treino.

Trabalhando com o propósito de disseminar “The art of living”, a arte de viver bem, em prol do bem, a Essentia Pharma e a Essential Nutrition estimulam os consumidores a terem maior consciência sobre suas compras por meio da revista Essentia Pharma, que explora em complexos conteúdos as aplicações de diferentes princípios ativos. Na edição n. 14, disponível neste link aqui, tem também um Manifesto, sábio e profundo, sobre a essência da Essentia. Na minha conversa com a Ana Maria Santana, Diretora Comercial do grupo, ela fala mais sobre a fórmula de sucesso da empresa e o produto que é o queridinho dos consumidores mais fiéis.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria. 

 

Siga #AnaLavratti também no instagram @AnaLavratti

 

 

Essentia Pharma e Essential Nutrition
Qualidade exportada para 10 países

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti