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Chega de ser Babá de Colaborador.
02 de Setembro de 2024

Chega de ser Babá de Colaborador.

Orientações para Criar Equipes Protagonistas.

Por Berna Wagner 02 de Setembro de 2024 | Atualizado 02 de Setembro de 2024

O crescimento da sua agência ou departamento de marketing pode estar estagnado porque sua equipe ainda depende de uma “babá” para saber o que fazer. O modo “Babá” refere-se à prática em que os gestores dedicam muito tempo para resolver problemas e orientar o time sobre os próximos passos. Essa abordagem resulta em uma gestão centralizadora e reativa, onde as decisões são tomadas constantemente por um time que está focado em apagar incêndios.

Nesse contexto, vale diferenciar o conceito entre comportamentos reativos e responsivos. Os comportamentos reativos tendem a se concentrar nos problemas, muitas vezes resultando em culpa ou busca por culpados quando algo sai errado. Por outro lado, comportamentos responsivos focam nas soluções. Eles reconhecem desafios como oportunidades de crescimento e aprendizado, e a equipe trabalha em conjunto para encontrar as melhores soluções.

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Quando esse modelo de gestão reativo predomina, é comum que os seguintes problemas surjam:

 

  • Sobrecarga na Equipe: A equipe se sente pressionada por mudanças constantes e prazos apertados, o que pode gerar estresse e desmotivação.
  • Qualidade baixa nas Entregas: O atendimento reclama da falta de qualidade nas peças e campanhas apresentadas aos clientes, comprometendo os resultados da agência.
  • Frustração do Cliente: Atrasos e erros nos materiais geram frustração nos clientes, impactando a relação e a confiança que eles têm na sua agência.
  • Reuniões Infrutíferas: Equipes passam horas em reuniões intermináveis que não resultam em progresso concreto.
  • Gestores Sobrecarregados: Gestores se veem imersos em problemas operacionais, perdendo foco em questões estratégicas que poderiam alavancar o crescimento do negócio.

 

A eficiência de uma agência vai muito além de processos mapeados e playbooks documentados. Muitas empresas se sentem organizadas por conta de suas “burocracias formalizadas”, mas o que realmente faz a diferença é a mentalidade do time e o modelo de gestão adotado. Um modelo de gestão ágil estimula uma mentalidade protagonista, liberando os gestores para que possam concentrar suas atenções nas estratégias de crescimento.

Para que as ações planejadas nos processos sejam efetivamente realizadas, é fundamental contar com um gestor tático, muitas vezes na figura de um gestor de projetos. Este profissional é responsável por dar ritmo à execução, agir como guardião dos processos e boas práticas, e remover impedimentos que possam atrapalhar o fluxo de trabalho. Isso garante entregas eficientes, mantendo a produtividade da equipe e a rentabilidade dos contratos.

Um gestor de projetos orientado pela cultura ágil permite que os gestores se tornem mais estratégicos, blindando sua atuação de interrupções e assegurando que eles tenham tempo de qualidade para se dedicar a questões mais relevantes.

Estimulando uma mentalidade ágil, você potencializa o protagonismo da sua equipe, que passa a ter foco na solução de problemas, resultando em um ambiente mais produtivo e comprometido com o sucesso coletivo.

Ao adotar essa abordagem, sua agência e seu time de marketing estarão em um caminho sólido em direção a um crescimento sustentável e eficaz.

Siga-me no instagram no perfil @bernawagnerpro para acompanhar outras orientações sobre como a gestão ágil pode transformar sua carreira ou empresa.

Vamos juntos Fazer Acontecer.

 

Crédito foto: Freepik

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