Para que um site seja considerado relevante e uma autoridade, acrescentar backlinks de qualidade potencializa o sucesso online.
Além de direcionar o público, essa ferramenta é poderosa para conquistar links e acessos de maneira orgânica.
Para que outros sites deem um voto de confiança e contribuam para o ranqueamento da página, o conteúdo precisa ser relevante e de alta qualidade.
Levando em conta essa introdução, aprenda a construir link building para atrair a atenção e elevar sua presença online.
Como funciona a construção de backlinks com base no conteúdo?
A partir do momento que um site busca o ranqueamento, precisa adequar seus conteúdos com estratégias SEO e copywriting. Isso inclui, conforme vazamento de dados do Google, a construção de backlinks de qualidade.
Esses componentes são extremamente significativos para alcançar um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa. A justificativa é bastante simples, os backlinks demonstram que um site é relevante e uma autoridade no assunto.
Pense por um momento, se outros sites estão referenciando determinado conteúdo, é sinal de que há qualidade e valor no que foi publicado.
Da mesma forma que os backlinks contribuem para uma boa colocação, os backlinks qualidade contribuem para o ranqueamento. É o benefício do ganha-ganha.
O link building consiste em uma estratégia de SEO para adquirir backlinks por intermédio de criação e promoção de conteúdo de qualidade. Ou seja, é a estratégia de criar conteúdo valioso, informativo, ou divertido, que irá atrair naturalmente links de outros sites.
Para que tudo isso funcione, o conteúdo deve preencher uma lacuna ou gerar uma nova ideia para as publicações de outros sites.
Conteúdos longos que possuem certa aderência, como estudos de caso, relatórios, artigos controversos, com opiniões ou entrevistas com especialistas atraem backlinks de qualidade.
Estratégias para obter backlinks com conteúdo valioso
De maneira muito simples, para conquistar backlinks, seu conteúdo deve responder à uma demanda ou dúvida do público-alvo. A partir do momento em que seu texto traz informações correspondentes, seu site se torna referência.
No entanto, há algumas estratégias que podem ser usadas para envolver o público, adicionar credibilidade e construir backlinks de qualidade.
Crie materiais extras
Imagem de Pexels
Apesar da parte textual ser realmente valiosa, recursos extras como infográficos, ferramentas interativas e outros tipos de arquivos editáveis atraem links naturalmente.
Muitos sites, ao construírem seus conteúdos, buscam materiais adicionais para compartilhar com seu público. Esse é um método simples, mas extremamente funcional para atrair backlinks naturalmente.
Publicações de convidado e links quebrados
Escrever conteúdos como especialista em determinado nicho, para publicação em um site relevante também é uma forma de conseguir backlinks. Enquanto amplia o alcance do conteúdo, inclui-se links que direcionam para o seu site.
Claramente, para que a estratégia funcione, deve-se escolher sites confiáveis, reconhecidos e que possuam conteúdos próximos ou sejam acessados por seu público-alvo.
Outra estratégia para sites de terceiros é encontrar links que não estão funcionando adequadamente, os famosos links quebrados. Entre em contato para apontar os conteúdos inacessíveis e ofereça uma publicação substituta.
Essa alternativa é benéfica para ambas as partes. O site terceiro corrige um erro, e o seu demonstra expertise e conquistando backlinks de autoridade.
Reúna opiniões dos maiores especialistas da área
Se o foco é o conteúdo de valor, nada melhor do que reunir os maiores especialistas e criar uma publicação repleta de informação, ideias e insights.
Construa o material com foco na posição dessas pessoas e ao terminar, entre em contato informando-os de sua publicação.
Por estarem relacionados, muitos irão compartilhar o material com seu público. Isso amplia o alcance, gera tráfego orgânico e constrói link building significativos.
Seu conteúdo na página de recursos de sites terceiros
Uma página de recursos é uma coleção de links para materiais externos, como artigos, ferramentas ou itens para download.
Sendo muito popular, essa espécie de endereço web agrega valor ao visitante reduzindo o tempo de pesquisa. Uma vez que centraliza tudo em um só lugar.
Por isso, busque por páginas de recursos relevantes para o seu público-alvo, e sugira seu conteúdo como um acréscimo importante.
Você também pode encontrar conteúdos populares do seu nicho, criar uma versão melhor e oferecer aos sites um conteúdo otimizado.
Uso de mídias confiáveis de relações públicas digitais
Essa estratégia consiste em criar conteúdos informativos, como pesquisas ou relatórios, e apresentá-los a jornalistas, sites de notícias e demais publicações do segmento.
Se alguma dessas referências compartilhar seu conteúdo, você obterá backlinks confiáveis e íntegros. Para que isso ocorra, o material oferecido precisa oferecer valor genuíno e informações novas.
Dica extra para a construção de conteúdo de valor
Imagem de Freepik
Como você pode perceber, a chave para backlinks é a relevância dos conteúdos. Atualmente, a era digital está sendo inundada por materiais gerados pela Inteligência Artificial, seja publicações para redes sociais, artigos de blog ou anúncios.
Fato é, o uso desse recurso trouxe confusão para a construção de links. Como os mecanismos de busca estão punindo publicações escritas por robôs, é preciso ter precaução na hora de escolher os sites para uma parceria.
Recursos como IA devem ser encarados como um auxiliar, uma vez que a solução pode ser usada contra e a favor da desinformação.
Dessa forma, para alcançar sites renomados, invista em uma postura e linguagem mais humana e natural. Em seu conteúdo, ofereça perspectivas genuínas, compartilhe experiências e desperte emoções nas pessoas.
Com os algoritmos cada vez mais refinados, invista em técnicas SEO, mas foque no interesse do seu público-alvo.
Uma alternativa é experimentar novos formatos como textos mais curtos, visuais, ferramentas interativas e vídeos.
Se o material for capaz de sanar as dúvidas ou necessidades do público-alvo, for exclusivo, informativo e relevante, a obtenção de backlinks será natural. E isso, fará com o site cresça, receba acessos orgânicos e se torne referência para seu nicho.
Nossa experiência: como adquirimos backlinks de qualidade
Temos uma equipe formada por profissionais de diferentes especializações dentro do Marketing de Conteúdo. Isso ajuda muito da elaboração de estratégias até a obtenção de resultados. Entre eles, contamos com analistas de SEO, redatores, revisores de conteúdos, profissionais em link building e outros.
Juntos, formamos um time de especialistas que criam conteúdos que são aceitos pelos portais parceiros mais renomados. Ou seja, conseguimos inserir os links de nossos clientes em sites com métricas elevadas, como DR, DA e tráfego altos.
Mas, para isso, nossos analistas avaliam cada detalhe que inclui a página que o cliente quer ranquear, os concorrentes, o público-alvo e o portal que vai publicar. Após, os redatores SEO criam um conteúdo rico em informações úteis aos leitores do portal parceiro. Além disso, atendendo ao pedido do cliente, que é inserir o texto âncora com link naturalmente.
Veja alguns exemplos de nossas estratégias de link building:
Elaboração de conteúdo para inserção de backlinks
Veja alguns exemplos de backlinks de sucesso:
1. Inserção do texto âncora e backlink natural
Imagem: ATribuna
Na imagem acima, note que a inserção do texto âncora e backlink foi natural. O conteúdo, em si, é sobre “Estratégias de landing pages para impulsionar sites de notícias locais”. Ele traz dicas valiosas ao leitor, sanando suas dores. Está publicado em um portal renomado, o que contribui muito para a página do nosso cliente.
2. Link em uma palavra-chave super concorrida
Imagem: Respostas Sebrae
Você pode achar que é arriscado inserir o seu link em uma palavra-chave bastante concorrida. Mas, podemos comprovar que se o seu conteúdo foi bem desenvolvido, essa será uma estratégia de sucesso. Basta notar na imagem acima que utilizamos uma palavra-chave de grande concorrência e, ainda assim, o portal do nosso cliente liderou o topo do Google por muito tempo, se mantendo entre as primeiras posições até os dias atuais.
Afinal, o backlinks tem grandes chances de atrair o leitor para sua página. Ao abri-la e se deparar com um conteúdo rico em informações e bem estruturado, a probabilidade de permanência será alta. Isso mostra aos buscadores que seu conteúdo é relevante.
3. Texto âncora relevante ao portal
É fundamental inserir um texto âncora relevante ao portal que está sendo linkado também. Veja abaixo um exemplo de como fazemos:
Imagem: CulturaMix
Acima, o link inserido foi para o CapCut, um de nossos clientes. Note que a palavra-chave escolhida é uma das principais do portal.
4. Usando palavras-chave de cauda longa
Imagem: EcommerceBrasil.com.br
Inserção natural, relevante ao conteúdo, com palavra-chave dentro do nicho do portal linkado e com palavra-chave de cauda longa, foi assim que a nossa equipe fez. Com isso, conseguimos um link para nosso cliente em um dos portais com maiores métricas no nicho. Além disso, a nossa equipe criou um conteúdo valioso, o que o fez ser aceito no site.
Pesquisa de portais parceiros renomados
Contamos com ferramentas de SEO como a Semrush, Moz e o Ahrefs para avaliar as métricas de cada portal. Assim, oferecer ao cliente parceiros que vão contribuir com o tráfego orgânico para sua página. Avaliamos o DR, DA e o tráfego, bem como Spam Score e outros. Além disso, consideramos na lista apenas os portais que não competem com o cliente. Por isso, contamos com ampla lista de portais parceiros.
Além das ações acima, também contamos com fontes confiáveis de pesquisas e análises para criar um conteúdo mais rico.
Então, agora você tem muitas dicas para obter backlinks de alta qualidade por meio de conteúdos valiosos. Caso prefira, conte com profissionais especializados para conseguir alcançar resultados positivos.
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