Publicidade
As perspectivas do setor de eventos para 2030
07 de Agosto de 2023

As perspectivas do setor de eventos para 2030

Uso ostensivo da tecnologia e o fortalecimento do mercado interno devem marcar as ações rumo à próxima década

Por Alisson Barcelos 07 de Agosto de 2023 | Atualizado 08 de Agosto de 2023

Crédito da imagem: Editora Reflexão/Divulgação

Estabelecer as perspectivas para um setor econômico a médio ou longo prazo é uma ação duplamente positiva. Primeiramente, porque possibilita que com bastante antecipação as empresas e organizações que atuam no setor possam se preparar para enfrentar de forma competitiva o cenário futuro. Além disso, o estudo prévio permite que sejam analisados os gargalos que afetam de forma direta ou indireta o setor e encontrada as soluções mais eficazes e dinâmicas.

No mercado de eventos e turismo, no mês de junho, foi lançado um livro que cujo objetivo é justamente promover uma reflexão sobre o futuro dos dois setores. Trata-se do livro “2030 – Metas para os Eventos e Turismo” publicado pela Editora Reflexão e concebido para celebrar os 17 anos de fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Publicidade

A obra apresenta o depoimento de 30 membros da organização cujo foco são suas impressões e visões a respeito do futuro da indústria de eventos e turismo. Como, atualmente, a cadeia de valor dos dois segmentos representa um dos mais expressivos geradores de emprego no país, entender o presente e o futuro da área é uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

Esse também é o tema desta coluna: as perspectivas do mercado para 2030. Convido você a embarcar nessa jornada rumo ao futuro comigo. Boa leitura!

 

A consolidação da tecnologia como elemento fundamental nos eventos

Crédito da imagem: Freepik

Para entender as perspectivas da revolução tecnológica dentro do setor de eventos é necessário ampliar o horizonte da análise. Se, de maneira objetiva, a democratização da internet e das mídias sociais promoveu benefícios concretos como a ampliação do diálogo com o público alvo e a possibilidade de agregar valor à jornada do participante, muitos outros campos foram impactados de forma contundente nesse sentido.

A tecnologia fez com que as fronteiras fossem praticamente abolidas e o mundo se conectasse de forma mais rápida. Atualmente, aviões cruzam o oceano Atlântico em poucas horas, os carros possuem interfaces de comunicação que permitem ao motorista se atualizar de informações em tempo real e a realidade artificial vem promovendo experiências cada vez mais imersivas e inclusivas.

Nesse sentido, o metaverso também vem se consolidando como uma alternativa interessante para a geração de eventos. Com um ambiente que mescla o mundo físico e digital, palestras, seminários, desfiles de moda, curadoria de arte e até mesmo espetáculos artísticos podem ocorrem no metaverso e aproximar marcas e consumidores.

Na relação entre os eventos e o turismo, outro universo de possibilidades se abre com o uso ostensivo da tecnologia. O espaço já não é mais a fronteira final das viagens turísticas e de forma cada vez maior novas empresas criam pacotes para levar as pessoas a descobrirem os mistérios do universo.

Pode ser que ainda não esteja tão perto o dia em que uma marca fará um evento na lua para apresentar uma novidade a seus clientes. mas, sem sombra de dúvidas, essa situação já pode ser mapeada como uma possibilidade real, tendo em vista os avanços da tecnologia.

 

A importância do fortalecimento do mercado nacional para a ampliação dos resultados

Crédito da imagem: Bienal Internacional do Livro de São Paulo/Divulgação

A cadeia produtiva dos setores de eventos e turismo engloba uma série de atividades principais e secundárias, de forma que o total dos serviços ligados ao setor compõe um importante vetor de desenvolvimento para a economia brasileira.

Aproximadamente 25 milhões de empregos diretos e indiretos são gerados dentro dos dois setores, sendo que em termos de valores, um total de 12,93% do PIB nacional, conforme dados registrados antes da pandemia, está ligado à essa área.

A análise dos dados e das informações do setor indica que o mercado nacional é forte e está em aquecimento, assim, é fundamental para as empresas organizadoras de eventos entenderem essa realidade a apostarem no seu fortalecimento.

Do ponto de vista de público, mesmo levando em consideração as desigualdades sociais que é uma realidade em todo o país, é imensamente grande o contingente populacional que participa dos eventos das mais diversas naturezas. Encontrar formas de ampliar a conexão com as pessoas será essencial para os bons resultados ao longo da próxima década.

Outro ponto em que as empresas do setor devem investir visando o fortalecimento do mercado nacional é no exercício de espaços de liderança e visibilidade junto ao poder público. Assim, câmaras empresariais e associações terão papel decisivo junto às administrações municipal, estadual e federal para buscar formas de incentivo ao setor e, assim, a geração de resultados ainda mais expressivos.

 

FIN Brasil 2023 teve como foco as oportunidades da trajetória empreendedora

Crédito da imagem: Fin Brasil 2024/Divulgação

Uma análise econômica a médio e longo prazo em hipótese alguma pode deixar de lado a vocação empreendedora que é característica do mercado nacional. Para oferecer aos empresários e profissionais conhecimentos estratégicos sobre as oportunidades de empreender sem fronteiras, aconteceu nos dias 28 e 29 de março, em Florianópolis, a FIN Brasil 2023.

Esta foi a segunda vez que o evento aconteceu no país. Depois de passar pelos continentes europeu e asiático, a feira teve com palco a capital catarinense, assim como foi a edição do ano passado. Em 2022, participaram do evento mais de mil pessoas e 45 expositores de um total de 18 países.

O principal objetivo da iniciativa foi estabelecer uma rede de cooperação entre empresas da Europa, da Ásia, da África e do continente americano estimulando, dessa forma, o crescimento econômico.

A FIN se traduziu como uma excelente oportunidade de negócios para criar ou ampliar relações com o mercado nacional e internacional, fortalecer o networking e conhecer as últimas inovações na área. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site www.finbrasil.com.br/.

 

A capacitação profissional como um diferencial estratégico

Crédito da imagem: Freepik

Benjamin Franklin, personalidade de grande importância dentro da cultura e da história norte-americana, cunhou uma frase que sintetiza de forma objetiva a importância da capacitação profissional dentro dos mais diversos mercados: “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”.

Dentro do mercado de eventos, esse pensamento está absolutamente conectado com a realidade. A grande competitividade do setor fez ampliar o nível de exigência dos participantes, de forma que a excelência profissional se tornou um dos mais valiosos diferenciais estratégicos.

E a melhor maneira de obter o mais alto nível de qualidade é através da capacitação. Não importa se estamos nos referindo ao buffet responsável pelo fornecimento das refeições, aos profissionais de comunicação responsáveis pelas estratégias de divulgação e marketing ou, até mesmo, os palestrantes convidados para compartilharem seus conhecimentos, é absolutamente necessário que todos os envolvidos em um evento ou ação tenham as habilidades e as capacidades necessárias para bem desenvolver suas funções.

Vale ressaltar que até mesmo profissionais que realizam atividades que não tenham caráter estratégico, como a montagem de um palco, a instalação elétrico-eletrônica ou o serviço de transfer dos convidados, também devem receber o treinamento adequado para o desenvolvimento de um trabalho competente que agregue valor ao evento com um todo.

No mapeamento das perspectivas do mercado de eventos rumo à próxima década, sem dúvidas, a questão da capacitação profissional é um assunto de destaque, assim como outras temáticas. Então, fica o questionamento: você e sua empresa estão preparados para vencer os desafios que estão pela frente?

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade