Publicidade
Artes da cena, visuais e da voz estão na agenda cultural de Santa Catarina
04 de Julho de 2024

Artes da cena, visuais e da voz estão na agenda cultural de Santa Catarina

De residência artística para atores a show português em Florianópolis. Acesse a agenda cultural comentada e divirta-se!

Publicidade
Por Entretenimento 04 de Julho de 2024 | Atualizado 04 de Julho de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 04 a 10 de julho de 2024

 

 

Publicidade

agenda cultural

A partir desta quinta-feira (4), artistas de SC podem se inscrever para participar da 2ª edição do CENA_DOC. O projeto, assinado pela Cia La Vaca, promoverá uma incubadora de projetos, duas masterclass, nos dias 23 e 30 de julho, e um workshop, no dia 25. O objetivo é promover uma imersão formativa em criação e produção em artes da cena. De acordo com Milena Moraes e Renato Turnes, da Cia., dos 10 artistas participantes da Residência artística e Incubadora de Projetos, de 2023, cinco tiveram projetos aprovados em editais da Lei Paulo Gustavo. As inscrições são gratuitas e, para a residência, os artistas selecionados receberão uma bolsa para apoiar nos custos.

Viabilização

A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. O CENA_DOC Residência artística e Incubadora de projetos – 2ª edição conta ainda com o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Casa da Memória e Teatro da Ubro. Além do site cenadoc.com é possível acompanhar mais informações no @cenadoc.  | Crédito da imagem: Luiza Lacorte.

 

Eleito pela Rolling Stone como “o homem que mudou a música”, no jazz, o trompetista e compositor Miles Davis é o homenageado do mês de julho no projeto Tournée AF, da Aliança Francesa da Capital. Haverá shows gratuitos em quatro cidades catarinenses: Criciúma (4) – hoje, às 20h30 no Teatro Elias Angeloni, Florianópolis (5), Blumenau (25) e Joinville (27). Todos os concertos têm entrada gratuita e a programação pode ser vista no @martecultural.

 

O ator Eri Johnson estreia com a peça Toda quinta, Eri pinta hoje (quinta-feira, 4/7), às 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú. O projeto, concebido com direção de Roberto Talma, já rodou o Brasil e surgiu como um desafio proposto para Eri: transformar a piada em cena e, também, encenar a piada. Ele estará em uma curta temporada em Balneário, toda quinta-feira. Os ingressos estão à venda neste site.

 

agenda cultural

O circuito do recital Palavra Percussiva, do Consonante Duo, segue nesta quinta-feira (4), para Itajaí, na Sala de Música da Casa da Cultura Dide Brandão, às 19h30. O espetáculo apresenta a prática da improvisação associada a uma investigação tímbrica e aborda o potencial do uso da declamação de poemas e da exploração sonora dos instrumentos como elementos catalisadores do processo de composição musical. O vai percorrer mais 15 cidades de Santa Catarina com referências visuais elaboradas como subtextos, para propiciar o acesso a um produto cultural calcado na qualidade técnica, trajetória e apurada seleção de repertório. A entrada é gratuita.  | Crédito da imagem: Caroline Farias.

 

Patricia Di Loreto compartilha seu processo artístico por meio de exercícios de relação entre a forma, a cor e a linha, a partir desta quinta-feira (4), no Museu da Escola Catarinense. A proposta é apresentar aos participantes as ferramentas para a construção de uma imagem e fazer uma breve conversa sobre os elementos da linguagem visual a partir de exercícios práticos, aulas expositivas e análises de obras de arte selecionadas. Na vivência, o objetivo é estimular a percepção da composição, linha, ritmos, direção, peso, cor, imagem, luz e sombra. As inscrições são gratuitas e, além de hoje, as aulas serão nos dias 11, 18 e 25, sempre das 15h às 18h.

 

A artista Letícia Cardoso lança o catálogo Língua Louca, nesta sexta-feira (5), quando também dará início à sua exposição na Galeria Helena Fretta. De acordo com a artista, o projeto articula uma linguagem que se desloca em distintos suportes e materiais, e é contaminada por conteúdos das artes visuais contemporânea, psicanálise e feminismo. O evento, com entrada gratuita, começa às 19h.

 

agenda cultural

O Festival internacional itinerante Dança em Trânsito, está em sua 22ª edição e aterrissa em Florianópolis nesta sexta-feira (5), para levar espetáculos gratuitos para a Praça XV. O evento, considerado um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do Brasil apresentará quatro espetáculos de companhias consagradas no país:

– “Portátil”, com Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ)
– “Só”, com Frantielly Khadija (Corumbá, MS)
– Suíte Rock “The Dark Side”, com Renato Vieira Cia de Dança (Rio de Janeiro, RJ)
– Espetáculo resultado da residência de criação para profissionais, por Renato Vieira (Rio de Janeiro, RJ)

As apresentações são curtas e gratuitas.  | Crédito da imagem: divulgação Dança Em TrÂnsito.

 

De sexta-feira (5) a domingo (7), vinte corais soltam as vozes no 4º Festival de Corais de Joinville. A programação contempla 635 participantes de 11 cidades – Joinville, Camboriú, Criciúma, Bombinhas, Joaçaba, Herval D’Oeste, Xaxim, Florianópolis (SC), Botucatu (SP), Novo Hamburgo e Farroupilha (RS) – estarão no festival, que prevê também oficinas educativas com regentes convidados. Toda a programação está no site.

 

Telas de acrílico e desenhos aquarelados que remetem a temas tanto coloridos e solares quanto introspectivos e enigmáticos. Este é o trabalho que a artista visual Marta Berger irá expor em Florianópolis a mostra Levo o Meu Tempo, que ficará aberta à visitação do público no showroom do D/Sense, novo empreendimento da Dimas Construções no Centro de Capital, a partir deste sábado (6). Na data, a artista participará de um talk para falar sobre o trabalho, a partir das 9h30, com convites limitados. A mostra fica em exposição até 12 de julho e, para o talk, é preciso confirmar presença. A programação é aberta ao público.

 

agenda cultural

A mais jovem benzedeira da Ilha da Magia, Camila Gomes, volta aos palcos de Florianópolis, dessa vez para apresentar o monólogo Roda de Benção gratuitamente. Serão mais seis apresentações, três na Casa da Memória e três no Teatro da UBRO, onde será a próxima, na terça-feira (9), às 19h. Os ingressos para assistir a uma das tradições mais prestigiadas da cidade, precisam ser reservados pelo site.  | Crédito da imagem: Nilva Damian/2CKs Fotografias.

Ó QUE BACANA

 

O Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024 divulgou as três finalistas da edição comemorativa de 10 anos: Camila Martins (Florianópolis), Celaine Refosco (Pomerode) e Dariane Martiól (Florianópolis). Pela primeira vez, o projeto tem um trio de finalistas formado apenas por artistas mulheres de Santa Catarina que mostrarão seus trabalhos em exposição coletiva no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, a partir de agosto.

Paris!

A grande vencedora será anunciada na abertura da mostra, agendada para o dia 6/8. Como prêmio, fará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 17 mil — uma das maiores premiações do Brasil. As três finalistas também ganham uma bolsa de estudos na Aliança Francesa de Florianópolis.

 

Indicada entre as premiações de 2023 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como a melhor mostra do Sul do Brasil, a exposição Etérea foi prorrogada até 28 de setembro no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). Com entrada gratuita, é possível conhecer obras artísticas raras situadas entre os séculos 14 e 21 que se aproximam pelo sagrado, pela crença, a devoção, o altruísmo e o humano.

 

Os produtores da Studio de Ideias Arturo Valle Junior e Marina Tavares e os DJs Allen Rosa e Felipe Martins no Curta o Parque do último domingo, que apresentou Buena Onda. A festa começou no início da tarde e foi até o fim do dia! O Parque da Luz ficou cheio de gente descolada e animada, mesmo com o friozinho!  | Crédito da imagem: Volo Filmes.

 

PROGRAME-SE

 

 

 

Segue até 11 de agosto a CASACOR/SC Itapema e, entre os 28 ambientes que mostram as tendências em formas, texturas, cores e comportamento, está o do arquiteto Michael Zanghelini que traz a pedra ametista como a verdadeira estrela do espaço com uma combinação sofisticada e de conexão com a natureza, exaltando as propriedades de intuição, proteção e vitalidade da pedra. As formações geológicas da Terra aparecem também no granito cinza para equilibrar a brutalidade e a delicadeza para celebrar a potência da natureza.  | Crédito da imagem: Lio Simas.

 

 

 

 

Teto, Matuê e Wiu, também, conhecidos como 30PRAUM, são os três dos maiores nomes do hip-hop no Brasil. Eles chegam no Stage Music Park para um show no dia 20 de julho, que promete ser um marco na cena musical, trazendo performances eletrizantes e mostrando o poder e a influência do trio no cenário do hip-hop brasileiro. Ingressos no site.

 

A série de performances Trabalho de Corpo, do artista Jean Smekatz, termina no próximo dia 20 de julho, partir das 19h, na Galeria 33. O perfermes encerra a temporada com a “Derra-mar”, primeira performance apresentada, após percorrer escolas pública de Joinville, como contrapartida social do projeto. De acordo com ele, na primeira fase do projeto, o objetivo era desmistificar a expressão corporal, levar junção da artes visuais e dança para um público além das galerias, museus e espaços culturais, utilizando performances que transcendem os limites convencionais do fazer artístico, proporcionando uma oportunidade única para o público imergir ainda mais no mundo expressivo do artista.

 

Ainda tem alguns ingressos para o show de um dos maiores ídolos da música brasileira, Roberto Carlos. O artista volta à Grande Florianópolis para apresentar a turnê “Eu Ofereço Flores”, no dia 27 de julho, às 21h, na Arena Opus, em São José. Com mais de 70 álbuns lançados e incontáveis sucessos, faz show Roberto Carlos promete emocionar o público com a voz, o carisma e o talento que são marcas de sua trajetória, em show que reunirá os grandes sucessos de um dos mais importantes e reconhecidos artistas do país. Os ingressos estão à venda pelo site.

 

agenda cultural

Filha da conceituada fadista Teresa Siqueira, a cantora e compositora Carminho vem ao Brasil se apresentar pela primeira vez em Florianópolis. A artista, que nasceu no meio das guitarras e das vozes do fado, teve sua estreia aos doze anos, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Desde cedo foi tentada a gravar álbuns mas decidiu esperar o tempo certo e, no dia 25 de setembro, apresentará o show “Portuguesa”, seu atual trabalho, com novas canções e os fados de sucesso de todos os tempos, no  Teatro Ademir Rosa (CIC), às 21h. Os ingressos já estão à venda no site.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

Crédito da imagem em destaque: Lio Simas.

 

Envie sugestões para [email protected]

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade