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Análise de mercado, uma exigência para a tomada de decisões
15 de Junho de 2015

Análise de mercado, uma exigência para a tomada de decisões

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Diante do atual cenário de globalização que se vive, movido por uma  crescente inconstância que provoca constantes mudanças no dia a dia da  sociedade como um todo, tornou-se um diferencial cada vez maior a análise do mercado, a atualização e a adaptação frente a essa realidade como forma de evitar ficar para trás por parte das empresas. No mundo corporativo não é diferente, o conhecimento do ambiente externo por parte do empreendedor fornece insumos essenciais em seus momentos de tomada de decisão. Para que o seu negócio, produto ou serviço tenha uma presença sólida em seu mercado consumidor, obtendo êxito, atingindo metas, cumprindo objetivos e superando expectativas, o conhecimento sobre o contexto geral de mercado e suas tendências, seus consumidores e os concorrentes que o cercam, têm relação fundamental com o processo decisório. 

Para Michael Porter, autor de diversas bibliografias sobre estratégias de competitividade, “estratégia é criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades”. Entretanto, a fim de diminuir o risco e aumentar o impacto, sem alterar o sentido da estratégia, uma das atividades envolvidas nesse “conjunto” abordado pelo autor é a preparação frente às oportunidades e ameaças que o mercado impõe e que, muitas vezes, não são percebidas, podendo causar alto impacto na organização. Chama-se Análise de Mercado o processo em que o empreendedor estuda o contexto mercadológico no qual a sua empresa se insere. 

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Esse conhecimento, por sua vez, tem como objetivo principal fazer o empreendedor entender o ambiente em que está atuando e fazer com que ele tome decisões mais embasadas. Essa análise pode ser desenvolvida de diferentes maneiras. Uma delas, é por meio da análise do micro e do macroambientes, e do levantamento de oportunidades e ameaças. 

COMO FAZER?

Para analisar o microambiente é necessário estar atento às forças que são próximas à empresa e que afetam sua capacidade de servir seus clientes, como a própria empresa, fornecedores, parceiros, clientes e concorrentes. Pense, por exemplo, em um restaurante. Ao analisar o microambiente dessa empresa, é importante analisar o quanto os fornecedores têm influência sobre ela, como, por exemplo, o poder que os fornecedores de ingredientes têm em relação ao empreendimento. Já para analisar a concorrência, é fundamental definir critérios e métricas que possam elencar os diferenciais e os pontos a melhorar de cada concorrente, como o atendimento e a estrutura física da empresa. A partir dessa análise da concorrência, o empreendedor terá insumos para definir estratégias e ações para se diferenciar desses concorrentes. Kotler, conhecido também como o pai do marketing, diz que “o mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro”. Ou seja, é fundamental, também, entender o comportamento e preferências do consumidor para que a empresa possa estar sempre acompanhando o mercado

Já a análise do macroambiente, por outro lado, consiste em entender as forças maiores que afetam todo esse microambiente, como forças políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais. Ainda com o exemplo do restaurante, na etapa de análise do macroambiente, poderia ser analisado em fatores econômicos, o cenário da economia atual do lugar onde o restaurante atua, tanto a cidade, quanto o estadoou o país. Além disso, nos fatores legais por exemplo, pode-se pesquisar leis que afetam direta ou indiretamente o negócio de restaurantes. 

QUAIS SÃO OS RESULTADOS?

O principal resultado de analisar o mercado é que, a partir do entendimento de todos esses fatores e sua atuação sobre o negócio, é possível levantar oportunidades e ameaças e, assim, traçar ações que maximizem essas oportunidades, extinguam ou minimizem riscos e ameaças, a fim de criar mais diferenciais competitivos e trazer melhores resultados financeiros para a empresa. De modo geral, todo esse estudo fornece insumos vantajosos e estratégicos para que o empreendedor compreenda o contexto externo ao seu negócio, que exerce uma influência considerável sobre o mesmo. Esse contexto, por sua vez, abrange uma dinamicidade histórica, atual e tendências de futuro, considerando a constante mudança de todas as vertentes de mercado, o que torna, assim, o planejamento e adaptação frente às mudanças, diferenciais primordiais no processo de tomada de decisão.

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