Ana Lavratti entrevista a vice-governadora Daniela Reinehr

23 de Março de 2021

Daniela Reinehr foi a primeira mulher a assumir o Governo de Santa Catarina, em 2020

Vice-governadora no lançamento do livro Você Mulher Ainda Melhor

 

Primeira mulher a assumir o Governo de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr nasceu em Maravilha, menos de 20 anos após a formalização do município. Aluna da Escola Técnica de Comércio, onde exercitava o perfil proativo, resolutivo e sempre ansioso por aprender, concluiu o ensino médio como Técnica em Contabilidade, já fazendo as contas dos prós e dos contras: do que precisava abrir mão em busca da graduação.

 

Aprovada em Direito para a Unisul, desembarcou em Tubarão com uma mochila de roupas, o enxoval de cama e banho e um destino totalmente incerto. Surpreendendo a própria família, pelo estoque de independência, só soube onde viria a morar ao conhecer, na rodoviária, outra universitária, com quem passou a dividir o apartamento. Apesar da plena adaptação ao Sul do Estado, a formatura se daria bem mais perto de casa.

 

Garimpando concursos para ingresso com ensino médio, Daniela foi aprovada aos 19 anos para a primeira formação de policiais femininas em Chapecó, onde estudar repercutia em renda, com o soldo de soldado. Provando na caserna o rigor da disciplina militar, e nas disciplinas de Direito o valor que emana da Justiça, a universitária não tardou a mudar de novo, agora no estado civil. O casamento aos 21 anos, ainda durante a faculdade, repercutiu na despedida da tropa e na ampliação da família: primeiro como mãe do Gianlucca, e sete anos mais tarde como mãe do Frederico Eduardo.

 

Com demandas recorrentes como advogada, para atuar no Direito Empresarial, Administrativo e Civil, Daniela encontrou uma forma de conciliar trabalho e maternidade: trocando a advocacia contenciosa, com audiências em horários impositivos, pela dedicação ao setor produtivo e à construção civil, priorizando a concepção de contratos e os protocolos necessários para o desembaraço de mercadorias no Comércio Exterior. A granja da família com produção de hortifruti configurava um emprego à parte, o que não a impediu de subir em palanques, na carona da Operação Lava-Jato, denunciando tudo aquilo com que não compactuava.

 

Mais do que o discurso, bradando como filha que não foge à luta o combate à corrupção no Brasil, envolvia-se na busca de soluções, com uma dedicação que não se restringia ao período eleitoral. Da capacidade para mobilizar esforços em torno das causas que defendia, logo surgiram convites para se candidatar a vereadora em 2016 e a deputada estadual em 2018, até aceitar o convite para concorrer a vice-governadora, movida por um propósito genuíno que subjugava qualquer temor, da responsabilidade inerente ao cargo à eventual frustração decorrente de uma derrota.

 

Eleita em 28 de outubro de 2018, quando o resultado mais emblemático das urnas em Santa Catarina confirmou a eleição de Moisés e Daniela, candidatos pelo PSL, com uma votação superior a 70% dos votos válidos, nem imaginava o cenário turbulento com que assumiria o Governo. Absolvida num processo de impeachmentfoi a Governadora do Estado de 27 de outubro a 27 de novembro de 2020, em plena pandemia, durante o período em que o governador Moisés, sujeito a outros processos, foi impedido de chefiar o Executivo.

 

Personagem do livro Você Mulher Ainda Melhor, onde resume sua história com mais 30 mulheres de contundente espírito empreendedor, a vice-governadora Daniela Reinehr conversou com a autora, Ana Lavratti, durante a sessão de autógrafos. Na entrevista, abaixo, relembra as premissas que permeiam suas conquistas, e avalia os legados que a pandemia nos traz.

 

 

 

 


 

 

 

Quer saber onde encontrar o livro mais próximo de você? Escreva para editora@analavratti.com.br ou clique na imagem acima

ENTREVISTA: Gravação e edição da Canal 3 / TV Sebrae

Para acessar a Galeria e ampliar as fotos de Gabriela Müller, clique nas imagens abaixo:

 

 

Vice-governadora Daniela Reinehr
Com a autora, Ana Lavratti

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas