Publicidade
Agilidade não é sinônimo de velocidade.
16 de Setembro de 2024

Agilidade não é sinônimo de velocidade.

Entenda como a Gestão Ágil pode impulsionar o resultado de equipes criativas.

Por Berna Wagner 16 de Setembro de 2024 | Atualizado 16 de Setembro de 2024

Já dizia minha mãe: “devagar porque eu tenho pressa”

Muitos gestores acham que gestão ágil é conseguir fazer mais coisas em menos tempo, que é fazer as coisas rápido. 

Publicidade

Sim, é possível fazer mais coisas em menos tempo se você fizer o seu dever de casa. E o seu dever de casa é organizar seu modelo de gestão para que seja um facilitador para fazer fluir os processos e garantir a eficiência e produtividade da sua equipe. 

 

Agilidade é fazer a coisa certa, fazer o que precisa ser feito para garantir eficiência. Agilidade é ser assertivo.

 

Vivemos em um mundo acelerado, imerso em uma enxurrada de informações que chegam a nós por meio de múltiplos canais e dispositivos. A quantidade de dados disponível é tão vasta que, muitas vezes, nos encontramos sobrecarregados, tentando filtrar o que realmente importa.

Na área do marketing digital então nem se fala, é um universo dinâmico e repleto de possibilidades e estratégias que evoluem a cada dia. Com novas ferramentas, plataformas e tendências surgindo a todo momento, os profissionais da área enfrentam o desafio de não apenas se manter atualizados, mas também de encontrar maneiras eficazes de implementar inovações em meio a essa avalanche de informações. Essa complexidade faz com que a gestão operacional em agências e departamentos de marketing exija um olhar atento e ágil para navegar por esse mar de dados e oportunidades.

Eu trabalhei durante 26 anos em agências e times de marketing. Em grande parte da minha carreira, como coordenadora operacional ou gerente de projetos, sempre tive a sensação de estar rodando a 200 km/h, sempre acelerada e correndo atrás para dar conta de entregar todos os jobs e campanhas da pauta. 

O ambiente exige flexibilidade e adaptação, mas o dia a dia às vezes não facilita essa transição.

Desenvolver habilidades de liderança torna-se essencial. A capacidade de comunicar-se de forma clara, motivar a equipe e resolver conflitos pode rapidamente fazer a diferença entre o sucesso e a frustração de um projeto. Além disso, gerenciar equipes remotas tornou-se cada vez mais comum, e a falta de ferramentas adequadas para manter a comunicação e a produtividade pode afetar a moral e o engajamento da equipe.

Outro ponto crítico é a comunicação com clientes e stakeholders. É fundamental estabelecer expectativas claras e prazos realistas, mas isso requer uma habilidade de comunicação assertiva que nem sempre é intuitiva. 

A solução para esses desafios reside na adoção de um modelo de gestão ágil.

Ao implementar práticas que promovam a flexibilidade, a produtividade e a colaboração, os gestores têm a oportunidade de superar a sobrecarga de informações e transformar seu estilo de trabalho. Uma abordagem ágil permite que as equipes se adaptem rapidamente às mudanças, façam entregas relevantes e mantenham a comunicação aberta e transparente.

O perfil ideal de um gestor ágil contempla habilidades como a capacidade se comunicar de forma efetiva, um foco no desenvolvimento das pessoas que compõem a equipe e uma disposição para aceitar a incerteza e a mudança como parte do processo. Além disso, um gestor ágil deve ter um olhar atento à cultura organizacional, sendo o guardião das boas práticas, garantindo que os processos, rotinas e rituais sejam realizados e assim promovendo um ambiente onde a colaboração e o protagonismo irão gerar maior eficiência, produtividade e rentabilidade nos projetos.

Ao adotar um modelo de gestão ágil, não só se é capaz de enfrentar os desafios cotidianos com maior facilidade, mas também se cria um caminho para o crescimento profissional e o reconhecimento dentro da empresa. Essa jornada transforma a sobrecarga em proatividade, proporcionando experiências gratificantes e satisfatórias, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. É possível que, ao buscar esse novo caminho, os gestores de marketing não somente elevem suas equipes, mas também se destaquem como líderes estratégicos em um mercado em constante evolução.

O que começa como uma adaptação a novos métodos pode transformar-se em um marco na carreira de cada gestor, preparando-os para lidar com a complexidade de um mercado de marketing digital que está em constante evolução. 

Vamos juntos fazer acontecer? Te convido a me seguir no instagram @bernawagnerpro e receber mais orientações de como ser um gestor ágil em agências e times de marketing.

Crédito da foto:  Freepik

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade