Seguindo com a série de entrevistas que o AcontecendoAqui realizou com donos de agências de propaganda catarinenses, sobre a importância dos prêmios conquistados no Festival de Cannes para quem atua em mercados regionais como o de Santa Catarina, hoje a participação é de Ricardo Barbosa Lima, presidente da Mercado Comunicação. Confira:
AcontecendoAqui – Qual o conceito que você tem sobre o Festival de Cannes e sua importância na imagem de uma agência de propaganda?
Ricardo Barbosa Lima – Sem sombra de dúvidas o Festival de Cannes é o grande balizador da propaganda mundial. Por aglutinar todas as tendências, técnicas e trabalhos dos grandes nomes da criação, o evento acaba sendo a bússola indicadora dos novos rumos da própria comunicação.
AAQui – Poucas agências catarinenses já concorreram na premiação. Na sua opinião, por que essa pequena participação?
R.B.L. – O que deve ser avaliado neste caso não é a quantidade, mas sim a pertinência. A participação em um evento deste calibre é determinada, obviamente, pelo caráter criativo das peças e ações apresentadas. E criatividade as agências catarinenses têm. Tanto que há peças que já foram short list no festival. Acontece que a maioria absoluta destas peças está diretamente ligada à soma de alguns fatores determinantes como o tamanho do anunciante, o tipo de produto anunciado e os recursos de produção. Assim, comparando-se a dimensão de nosso mercado é meio óbvio que tenhamos uma participação módica em um festival tão grande como Cannes. No entanto, a convergência de meios de comunicação tem propiciado a criação e execução de ações cada vez mais acessíveis aos pequenos anunciantes e permitido que agências tidas como pequenas possam, cada vez mais, participar em nível de equivalência em festivais de grande representatividade.
AAQui – Você já esteve em Cannes acompanhando o Festival?
R.B.L. – Não.
AAQui – Sua agência já inscreveu peças no festival? Se sim, em que ano e qual foi a classificação?
R.B.L. – Não.
AAQui – Sua agência vai concorrer na premiação de Cannes neste ano?
R.B.L. – Não.
AAQui – Porque motivo sua agência não inscreve trabalhos em Cannes?
R.B.L. – Tudo é questão de ter a oportunidade certa, na hora certa. Não temos motivos para não inscrever. Mas é preciso ser criterioso e buscar pertinência entre o que se cria, seu propósito primário de gerar resultados e a possibilidade de imprimir a isto diferenciais criativos verdadeiramente fortes e competitivos, dentro de um universo como o do Festival de Cannes.