Dando sequência à série de entrevistas que o AcontecendoAqui realizou com donos de agências de propaganda catarinenses, sobre a importância dos prêmios conquistados no Festival de Cannes para quem atua em mercados regionais como o de Santa Catarina, hoje a participação é de Darthanhan de Oliveira, diretor executivo da Tellus Marketing e Negócios. Confira:
AcontecendoAqui – Qual o conceito que você tem sobre o Festival de Cannes e sua importância na imagem de uma agência de propaganda?
Darthanhan de Oliveira – Os resultados do Festival de Cannes ao longo do tempo fizeram com que a publicidade e consequentemente as agências brasileiras ficassem ainda mais fortes e respeitadas no mundo todo. Conceitualmente, o festival deixou, há muito tempo, de ser um festival apenas de criativos de agências, passam por lá muitos clientes, profissionais de marketing, planejamento, além de muitos fornecedores de áudio, vídeo, fotógrafos. É um movimento de uma indústria.
AAqui – Poucas agências catarinenses já concorreram na premiação. Na sua opinião, por que essa pequena participação?
D.O. – Grandes grupos de comunicação tem todo um planejamento anual para inscrever peças pra Cannes, talvez isso iniba a participação das agências catarinenses. Vejo que precisamos criar uma cultura, o primeiro passo é começar a frequentar o Festival para entendê-lo e depois se pensar em concorrer. É um processo.
AAqui – Você já esteve em Cannes acompanhando o Festival?
D.O. – Não
AAqui – Sua agência vai concorrer na premiação de Cannes neste ano?
D.O. – Não
AAqui – Sua agência já inscreveu peças no festival? Se sim, em que ano e qual foi a classificação?
D.O. – Não
AAqui – Por que motivo você não inscreve trabalhos em Cannes?
D.O. – Penso que precisamos entender como funciona frequentando o festival, assistindo palestras, seminários, ter um ganho em termos de criatividade, novas visões, integração. Investir nisso. Só assim, podemos pensar em inscrever nossos trabalhos e concorrer aos tão sonhados leões.