Pela primeira vez uma empresa, a Vale, e uma produtora brasileira vencem no Cannes Corporate Media & TV Awards
A Corp, núcleo de conteúdo corporativo da Conspiração, produziu o filme da Vale – “Dia de Reflexão” – premiado com Grand Prix no dia 18 de outubro, no 3º Cannes Corporate Media & TV Awards – festival internacional de filmes corporativos – realizado em Cannes, na França. Além do prêmio máximo, dois outros Golfinhos de Ouro foram conquistados – também com “Dia de Reflexão” e com “Nossa História”, nas categorias Comunicação Integrada e Comunicação e Marketing, respectivamente.
O filme ganhador do Grand Prix mostra uma série de depoimentos reais sobre perdas em famílias e foi utilizado em uma ação de saúde e segurança no trabalho, com direção de Daniel Lieff e codireção de Patrícia Guimarães e criação e roteiros assinados pela Corp. “Nossa História” é um mini-doc sobre os 70 anos da empresa, dirigido por Daniel Lieff e Tocha Alves.
O festival, que é anual, recebeu na edição de 2012 mais de 650 inscritos, de 35 países. Os trabalhos foram julgados por um júri internacional formado por ganhadores do Oscar e do Emmy, especialistas em mídia e imagem corporativa, da indústria audiovisual, e profissionais de marketing e de comunicação.
“É a primeira vez que uma empresa brasileira ganha troféus nesse evento, e começamos logo com o Grand Prix. É o reconhecimento de trabalho inovador que buscamos na Corp e a visão de comunicação da Vale”, diz Claudio Henrique, Diretor Executivo da Corp. Murilo Saroldi, Coordenador Executivo de Produção da Corp e o diretor Daniel Lieff participaram da premiação, em Cannes. “Começar ganhando o Grand Prix e dois ouros nos deixa muito emocionados e orgulhosos”, comenta Lieff.
Ouro na categoria Comunicação e Marketing, “Nossa História” apresenta a trajetória dos 70 anos da Vale contada pela voz de seus empregados, ao mesmo tempo em que retrata alguns dos principais momentos históricos do país e do mundo. As filmagens foram feitas em dez países, com depoimentos em 12 idiomas e mais de 160 personagens captados.
“’Nossa História’ teve desafios como a logística e a questão da variedade de culturas retratadas. ‘Dia de Reflexão’ mexia com o sentimento das pessoas, suas emoções. Foram filmes difíceis, mas extremamente recompensadores”, diz o diretor Daniel Lieff.
Confira os filmes:
Dia de Reflexão:
Nossa História: