A Coca-Cola será premiada no Cannes Lions de 2013 por sua longa trajetória de promoção de excelência criativa em suas comunicações e esforços de marketing. A marca receberá o troféu Creative Marketer of the Year em 2013, conhecido anteriormente como Anunciante do Ano.
O prêmio é oferecido a marcas que tenham se destacado por ações de marketing inspiradoras e inovadoras para seus produtos, em diferentes plataformas, encorajando a criatividade nas comunicações produzidas pelas agências-parceiras.
Após ganhar o primeiro Leão em 1967, a Coca-Cola conquistou mais de 100 Leões em diferentes categorias de propaganda e comunicação, inclusive um Grand Prix de Design em 2008, com Identidade Coca-Cola, dos Estados Unidos, e, mais recentemente, o Grand Prix de Outdoors (Cartazes de Rua), com Coke Hands (Mãos da Coca-Cola), da China.
“Há muitos anos, a busca incansável da Coca-Cola por inovação criativa na comercialização de suas marcas em diferentes plataformas e em diferentes territórios vem sendo reconhecida em Cannes,” disse Philip Thomas, presidente do festival. “O que fica mais evidente quando se olha as campanhas vitoriosas da Coca-Cola é o perfeito equilíbrio entre o gerenciamento consistente e cuidadoso de marcas globais e a liberdade dada a equipes locais para adaptar e inovar de acordo com seus mercados. Parabenizamos a Coca-Cola e suas agências-parceiras pela merecida conquista na manutenção do seu negócio na vanguarda do pensamento de marketing de marcas, e estamos ansiosos para homenageá-los em Cannes.”
Joe Tripodi, vice-presidente executivo e Chief Marketing&Commercial Officer da Coca-Cola declara: “A criatividade esteve e estará sempre no coração de nossas marcas. Ela abastece nossos negócios – com consumidores, fãs, agências e parceiros em todo o mundo. Estamos honrados com este reconhecimento e somos gratos às nossas agências e parceiros que nos inspiram e nos tornam melhores”.
Desde a fabricação da famosa garrafa contour, em 1916, a Coca-Cola tem mantido uma forte identidade de marca, com foco no design. A propaganda da companhia, sempre uma parte importante e estimulante do nosso negócio, tornou-se famosa nos anos 70 quando o emblemático comercial “Hilltop”, de 1971 – em que um grupo de jovens de todas as partes do mundo se reuniu no topo de um monte na Itália para cantar “I’d Like to Buy the World a Coke”. Os anos 90 foram um período de crescimento contínuo para a Coca-Cola, refletido no fortalecimento da marca através da conexão com audiências maiores por meio do seu apoio permanente aos Jogos Olímpicos e à Copa do Mundo da FIFA.
A indústria reconheceu o ressurgimento do poder de criação da Coca-Cola em 2007, com o lançamento de “O Lado Coca-Cola da Vida” e filmes emblemáticos como “Fábrica da Felicidade” e “Videogame”, que marcaram o retorno da marca para contar grandes histórias de uma forma nova e surpreendente. O crescimento continuou em 2008, quando o VIS da Coca-Cola ganhou o primeiro Grand Prix de Design em Cannes. Em 2011, a companhia surpreendeu novamente os jurados com filmes virais de pequena escala, como “Máquina da Amizade”.