Pela primeira vez na história do Cannes Lions, as agências selecionadas no short-list na categoria Innovation Lions terão 20 minutos para apresentarem suas campanhas ao público e responderem as perguntas dos jurados.
A agência DDB Brasil, que criou a campanha Terra Vip para o portal Terra Brasil foi a primeira agência brasileira a subir no palco.
Problema
“Nem todo mundo tem internet em casa”. Para ter um status social, muita gente prefere comprar um smartphone do que adquirir um computador para a sua casa.
O centro comunitário de Paraisópolis, uma favela em São Paulo, possui quiosques de acesso à internet para os moradores locais e o grande problema é a privacidade. Lá todo mundo se conhece. E como todos os computadores estão um ao lado do outro, fica difícil você ter privacidade para paquerar, checar a conta de banco e fazer outras coisas sem que desperte a curiosidade de outras pessoas.
Quando o jurado pergunta se as pessoas na favela possuem conta no banco, a agência responde “Se você tem R$100,00 na sua conta, pode ter certeza que alguém vai querer pedir um dinheiro emprestado e por isso a privacidade é muito importante”.
Solução
Ao remover a lâmina LCD das telas de computadores a tela fica completamente branca. E com o uso de óculos especiais com lente LCD é possível ter a privacidade de usar o computador e dificultar que outras pessoas vejam o que você está fazendo.
Comentários
O processo de remoção das telas LCD já foi usado anteriormente na propaganda. A campanha da LynxEffect para uma agência da Austrália possui o mesmo conceito. Outra campanha, criada pela Wallnut-media também, inclusive foi pré-selecionada no facebook-studio awards.
Se todo as pessoas estiverem usando o óculos de LCD você não tem mais privacidade. Ou seja, com a utilização dos óculos de LCD, ou não, será a mesma coisa. De qualquer forma vamos ficar torcendo para que os jurados possam premiar esta campanha em Cannes.
Esta cobertura está sendo produzida por Guilherme da Luz que tem em seu currículo passagens por agências de Santa Catarina e Londres. Participou da organização oficial dos festivais D&AD de Londres e Cannes Lions, e prestou consultoria na inscrição de cases para a JWT, F&Nazca, iThink, Landor (Cincinnati), Y&R (Malaysia), TBWA (Berlin), Banco de Eventos e outras. Escreveu para o Estadão o Guia Oficial de Categorias Cannes Lions.