Em 2003, o ex-prefeito de Cannes, Bernard Brochand, criou o “Agir de Forma Responsável“, um elo entre os cidadãos da cidade e o festival. O “Ações Responsáveis Cannes” é um reconhecimento dado através dos votos do público em geral para campanhas de causa social. A exposição permitiu que as pessoas pudessem expressar suas opiniões votando em suas campanhas favoritos em quatro categorias: Direitos Humanos, Educação, Solidariedade e Planeta.
Das 1.310 campanhas identificadas desde junho de 2014, no banco de dados Ações Responsáveis, 500 foram pré-seleccionados para fazer parte da exposição e 115 campanhas foram exibidos na exposição (13 na seção Planeta, 31 em Educação, 40 em Solidariedade e 31 em Direitos Humanos). A exposição deste ano reuniu 86 agências em mais de 33 países. Aproximadamente 4.500 visitantes vieram à exposição, 1878 votaram no local e 33.770 online.
Com mais de 35.500 votos coletados este ano, três campanhas foram distribuídas em cada tema, incluindo quatro brasileiras nos temas: Planeta, Solidariedade e Direitos Humanos.
Confira abaixo os homenageados:
Planeta
1 – “Balanço da Natureza” Terremoto Propaganda para a Ecovia – Brasil
2 – “Sem Abelha, Sem Alimento” 6P Marketing & Propaganda – Brasil
3 – “Espécies Ameaçadas” Seagull Advertising para Thermax Profetherm – Índia
Solidariedade
1 – “Eles tem um passado” BDDP & Fil para Fondation Abbé Pierre – França
2 – “Luzes” Ogilvy & Mather Japan GK para Adot.com – Japão
3 – “Doe sangue, Salve Vidas” Binder para HemoRio – Brasil
Direitos Humanos
1 – “A Parede” Agence LIMITE para Action Enfance – França
2 – “Violência Doméstica” Spark* para UN Women – Emirados Árabes Unidos
3 – “Quanto mais você doa, mais você protege” Acesso Comunicação para Instituto Maria da Penha – Brasil
Educação
1 – “Faça amor. Não faça cachorros.” TBWA\SAN para Pet SOS – Porto Rico
2 – “Lifepaint” – GREY London para Volvo – Reino Unido
3 – “Muito jovem para beber” Fabrica – Itália