Cannes Lions: O que as marcas podem aprender com o sucesso de The Walking Dead?
22 de Junho de 2015

Cannes Lions: O que as marcas podem aprender com o sucesso de The Walking Dead?

A Sessão ‘Como sobreviver a um ataque de zumbis’ teve a participação de John Sapan, presidente executivo do seriado, David Alpert, produtor executivo e do ator Glenn Rhee que discutiram diferentes aspectos do show, e mostraram como o envolvimento dos fãs pode contribuir para a continuação da história e como as marcas devem aprender a identificar os interesses de sua audiência.

Zumbis e Storytelling
Os zumbis fazem parte de um mito que é considerado fenômeno cultural há muitos anos. Já foram produzidos aproximadamente 147 filmes sobre o assunto. Mas o que faz este tema ser tão interessante? A história de Frankstein surgia na mesma época onde transfusão de sangue poderia ser realizada e o assunto acabou desafiando o storytelling e quebrando regras de narrativa. O Walking Dead também é um exemplo disso e acaba sendo um show que se aproxima de nossa realidade e apresenta fatores psicológicos que transmitem medo e mensagens como por exemplo, o apocalipse está perto.

Audiências reagem de maneiras diferentes de acordo com o seu país e cultura
Indivíduos de países diferentes reagem de outras maneiras quando é preciso decidir se um personagem deve viver ou morrer. No caso do Walking Dead, a audiência é analisada através de 2 grupos de países e seis fatores que são essenciais para analisar o desenvolvimento da história e, também, como marcas e audiências devem se comunicar com o consumidor. Este trabalho contribui, principalmente, para que a produção identifique quais partes da história devem ter mais foco.

História, Personagem e Craft
Três elementos são essenciais para o sucesso do seriado Walking Dead: História, Personagem e Craft. E o seu desenvolvimento acontece sem caráter comercial, mas com a interação dos fãs. A maneira como o público reage nas mídias sociais compartilhando experiências e a maneira com que ele se sente e como avalia cada personagem tem uma importante participação para o andamento da história. O storytelling se desenvolve de acordo também com o resultado das percepções dentro das mídias sociais.

 

Adaptação do roteiro para agradar o público
A morte de um personagem é compreendida de diferentes maneiras, de acordo com as reações e suas escolhas são feitas através da análise de diferentes grupos. 

Seis dimensões culturais ajudam a avaliar a percepção de diferentes grupos de países para dar a seqüência da história do seriado Walking Dead: Hierarquia, Individualidade, Masculinidade / Feminilidade , Incertezas, Pragmatismo e Indulgência.

O gráfico mostra e compara dois grupos de países (Estados Unidos, Canadá e Reino Unido) e (Espanha, Turquia e Brasil) sobre as percepções e sentimento dentro do seriado através de culturas diferenciadas.

Um dos exemplos mostrado é que no grupo 1 a questão principal é QUEM VAI SOBREVIVER? E o grupo  2 interpreta de uma diferente forma: SOBREVIVA.

Dois grupos de países possuem diferentes visões sobre o andamento da  história

Grupo 1:
História é sobre questões étnicas e dilemas morais
Seja lebidinoso e sensacional
Seja competitivo ou questionador
Foco na individualidade

 

Grupo 2:
A história se desenvolve sobre questões simples e não sobre escolhas
Abrace seus medos os seus problemas
Promove declarações autoritárias
Foco na coletividade