Pela primeira vez em Cannes, as agências que estão no short-list da categoria Innovation Lions apresentam a sua ideia ao público e respondem as perguntas e tiram dúvidas do jurados.
Um dos principais problemas nas grandes cidades é o fluxo intenso de veículos que deixam o trânsito muito lento. Infelizmente, várias pessoas perdem a vida diariamente pelo motivo de que as ambulâncias não conseguem chegar a tempo para socorrer as vítimas.
A agência Maruri Grey do Equador produziu uma ideia inovadora e que é short-list em Cannes.
“Interrompendo programas de rádio e salvando vidas”
Usando uma tecnologia simples (USRP) e com um amplificador de antena, as estações de rádios enviam automaticamente um sinal com uma mensagem “Ambulância, abra caminho”, para todos os carros que estão sintonizados em qualquer frequência – num alcance de até 1 quilômetro – para que as pessoas saibam com antecedência e possam dar passagem às viaturas com mais facilidade.
Esta ideia ajudou a diminuir em até 40% o tempo de espera para o atendimento da vítima. Atualmente, ocorrem mais de um milhão de emergências por dia em todo o mundo. E se esta tecnologia for implementada em todo o planeta, teremos uma estimativa de que até 5.000 vidas poderão ser salvas diariamente.
Presidente da categoria Innovation Lions, David Droga, da agência americana Droga 5
Apresentação da Campanha “The Radio Ambulance” pela agencia Maruri Grey (Equador)
Auditório Cannes Lions – Apresentação Innovation Lions
Esta cobertura está sendo produzida por Guilherme da Luz que tem em seu currículo passagens por agências de Santa Catarina e Londres. Participou da organização oficial dos festivais D&AD de Londres e Cannes Lions, e prestou consultoria na inscrição de cases para a JWT, F&Nazca, iThink, Landor (Cincinnati), Y&R (Malaysia), TBWA (Berlin), Banco de Eventos e outras. Escreveu para o Estadão o Guia Oficial de Categorias Cannes Lions.