Qnax | Servidores Dedicados. O que é um servidor dedicado?

24 de Março de 2020

Servidores avançados para projetos de missão crítica Incomparávei

O que é um Servidor Dedicado?

 

Quando você está começando um novo site, blog ou aplicativo, uma das primeiras decisões que você terá que tomar é como hospedar seu site. Embora existam algumas maneiras diferentes de você escolher para hospedar seu site, dois tipos de servidores comumente usados são servidores compartilhados e servidores dedicados. Um servidor compartilhado, como seu nome sugere, é compartilhado com outros clientes web. Com um servidor dedicado, no entanto, o seu site é o único que será alojado no servidor.

Abaixo estão alguns fatores a serem considerados ao considerar um servidor dedicado, e a comparação entre os dois tipos.

 

Hospedagem dedicada vs. compartilhada
A Gigenet destacou algumas diferenças entre hospedagem dedicada e compartilhada. Aqui estão alguns pontos a considerar ao decidir o que é certo para o seu negócio.

 

Custo

Se você tiver um servidor compartilhado com outros sites, você compartilhará os custos de operação desse servidor com eles. Ter um servidor dedicado significa que você estará pagando o custo total para executar o servidor e para atualizações de hardware, software e a possibilidade de pessoal para manter o servidor. Os custos são mais elevados com um servidor dedicado, mas você tem mais opções.

 

Largura de banda

Compartilhar um servidor significa compartilhar os recursos do servidor físico, incluindo largura de banda, memória e processamento. Se outro site hospedado no servidor estiver gerando muito tráfego, isso pode diminuir a velocidade do seu site. Se o seu site não espera muito tráfego, isso pode não ser um problema tão grande; mas para compras online, isso pode afetar a velocidade na qual seus clientes podem acessar as páginas. Em um servidor dedicado, toda a largura de banda e poder de processamento pertence apenas ao seu site.

 

Segurança

Em um servidor compartilhado, é responsabilidade da empresa de hospedagem instalar firewalls, software malware e todos os programas de segurança do servidor. Ao operar um servidor dedicado, é da sua responsabilidade instalar o software de segurança que você deseja. Como você é o único usuário no servidor, há menos chances de vírus ou de uma violação de segurança de outros sites.

 

Experiência técnica
Tal como com a segurança, num servidor partilhado é da responsabilidade da empresa de alojamento cuidar das necessidades mais técnicas do servidor. Os clientes de servidores dedicados precisam de ter mais conhecimentos técnicos para poderem operar na administração e gestão de servidores.

Controle

A maior vantagem para um servidor dedicado é ter todo o controle. Em última análise, com um servidor compartilhado, a empresa de hospedagem tem toda a responsabilidade e faz as escolhas para seus clientes. Um servidor dedicado dá-lhe toda a flexibilidade para escolher os programas para dar ao seu site a melhor performance operacional.

A maior vantagem para um servidor dedicado é ter todo o controle.

Prós e contras do alojamento de servidores dedicados. Para resumir os pontos acima, a WHGuide oferece estes prós e contras da utilização de servidores dedicados.

Prós

  • Alta percentagem de tempo de atividade.
  • Melhor desempenho.
  • Maior confiabilidade.
  • Melhor segurança.
  • Maior flexibilidade.
  • Acesso ilimitado.

Contras:

  • Aumento do custo.
  • Não recomendado para pequenas empresas ou sites com baixo tráfego.
  • Requer conhecimentos técnicos/experiência.
  • Leia: Um Guia Completo para Construir um Site Empresarial.

 

Qual é o melhor para você?

Quando se trata de tomar uma decisão informada sobre qual é o melhor tipo de servidor para as suas necessidades, você precisará entender o orçamento e as necessidades operacionais do seu negócio.

Para negócios menores, um servidor compartilhado manterá os custos baixos e cuidará de alguns dos aspectos técnicos, mas limita o seu controle e pode atrasar o seu site.

Um servidor dedicado custará mais e exigirá mais conhecimento técnico. No entanto, dá-lhe a flexibilidade de executar o servidor à sua maneira e não terá o seu site desacelerado pelos outros hospedados em um servidor compartilhado. Você é capaz de controlar suas medidas de segurança, o software em que ele roda e as limitações técnicas do servidor. Se você está planejando gerar muito tráfego web ou precisar de mais dados e largura de banda, um servidor dedicado é o caminho a seguir.

CO- não revisa ou recomenda produtos ou serviços. Para mais informações sobre como escolher o melhor serviço de hospedagem de sites, visite nossos amigos em business.com.

CO- tem como objetivo trazer-lhe inspiração dos principais especialistas respeitados. No entanto, antes de tomar qualquer decisão empresarial, deve consultar um profissional que o possa aconselhar com base na sua situação individual.

 

 

Notícias Relacionadas