NABShow2013: Câmeras IP, a notícia em tempo real na TV
15 de Abril de 2013

NABShow2013: Câmeras IP, a notícia em tempo real na TV

Publicidade

Por Guilherme Deczka*

A japonesa JVC também teve grande presença na NABShow2013 realizada em Las Vegas.  Localizada ao lado de outras gigantes da captação como Canon e Panasonic, a empresa apresentou suas últimas novidades em captura profissional.

Publicidade

Destaque para as câmeras com tecnologia IP para streaming.  Uma facilidade existente antes somente em câmeras de vigilância e monitoramento, agora chega às câmeras profissionais voltadas ao uso no jornalismo.  Segundo o catarinense Pedro Mess, gerente de vendas para a América Latina da JVC, as novas câmeras da empresa possibilitam streaming ao vivo via Internet diretamente da câmera, de qualquer lugar. “É a notícia no momento em que ela está acontecendo”, diz.

Durante a NABShow, a britânica BBS negociou 557 câmeras IP para o jornalismo.  Outras emissoras da America Latina também estudam a possibilidade de incluir a tecnologia em seus departamentos de jornalismo.  Mess explica que pensando em locais onde a conexão de Internet não é estável ou tem baixas velocidades, a JVC pensou em mecanismos para upload de trechos gravados.  O corte pode ser feito na própria câmera.  Com qualquer telefone e qualquer conexão de internet 3G, o usuário conecta a câmera via Wi-Fi com o telefone para enviar as imagens.  “O operador escolhe os 20 ou 30 segundos mais importantes e envia pela rede de celular.  Uma vez que mandou fazer o upload, o câmeraman pode continuar fazendo a gravação, que a câmera vai terminar o processo de upload no background.”

NABShow_2013

NABShow2013

NABShow-2013

\* Guilherme Deczka é jornalista da Agência B21 de Notícias e reporta diariamente de Las Vegas para o Portal AcontecendoAqui.

nab 2013 logos

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter