por Jessie Lodi
Desde o fim do cinema mudo temos as músicas presentes nos filmes e elas são fundamentais para ajudar a contar as histórias nos levando a sentir muitas emoções diferentes, medo, surpresa, alegria, tristeza e vários outros sentimentos. É seguro dizer que filme+música é um casamento que deu certo. Muitos profissionais envolvidos na composição de trilhas sonoras se destacam no cenário mundial pelas boas escolhas. Esses dias estava assistindo um filme com meu esposo e no início ele já comentou: “Não sei se o filme é bom mas a trilha sonora é muito boa”.
Alguns filmes ficam marcados pela trilha sonora, por exemplo a música emblemática de Star Wars de John Williams, The Imperial March, como não enxergar Darth Vader chegando com ela? E a inesquecível Shallow interpretada e criada por Lady Gaga e Bradley Cooper do filme A Star Is Born, maravilhosamente interpretada por eles no Oscar desse ano? Ainda relembro as muito famosas Bohemian Rhapsody de Queen, no filme que leva o nome da música, de The Godfather com a música tema de mesmo nome composta por Nino Rota.
Música de The Godfather
Além das músicas lembro também dos musicais. Famosos e premiados La La Land conta com uma trilha sonora inebriante e Chicago e Moulin Rouge com trilhas envolventes e dançantes. E Les Misderablés, um filme chocante que sem a música não seria nada atraente. Os filmes mais antigos também marcaram a história da música no cinema como Singin’ in the Rain, Música no Coração, O Feiticeiro de OZ, Mary Poppins, Violino no Telhado e Grease são alguns que eu lembro.
Música de Les Miserabiles
Indico assistir os excelentes filmes para um sábado chuvoso Letra e Música que conta história de um astro da música pop dos anos 80 que está tentando ressuscitar sua carreira conhece uma parceira talentosa para compor uma música e Mesmo se Nada der Certo que conta história de Gretta, em uma apresentação informal em um bar, conhece Dan, um produtor musical que se encanta pelo talento da moça e a convida para gravar um álbum pelas ruas de Nova York.
Não vamos nos esquecer também das trilhas sonoras das mais famosas séries da TV, Friends, Os Simpsons, Westworld, Mad Man, The Big Bang Theory e a ótima abertura de Game Of Thrones que aliás tem sua última temporada estreando dia 14 de abril.
Inúmeras músicas me vem na memória. E na sua? Conta pra mim qual seu filme e música favoritos? Mande um e-mail para [email protected]
Drops
Um dos espetáculos mais aplaudidos da Camerata Florianópolis, Música para Cinema, volta ao palco do Teatro do CIC no dia 11 de abril. Nele, o público poderá ouvir partes de algumas das trilhas sonoras mais icônicas da história da sétima arte, de clássicos de Hollywood a sucessos mais recentes de bilheteria, e ver num telão no fundo do palco cenas dessas produções se sucedendo no ritmo de cada canção. Sob a regência do Maestro Jeferson Della Rocca, a apresentação começa às 20h, e os ingressos já estão à venda no site Blueticket e nas bilheterias dos teatros do CIC, Pedro Ivo e TAC
