O Grupo RIC de Santa Catarina celebra a consolidação da sua percepção no mercado nacional ao conquistar o “Prêmio Marketing Contemporâneo” pela sétima vez. Nesta edição, o projeto reconhecido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN) foi o “Desafio Sustentável”, da Revista its. A iniciativa promove uma gincana virtual com alunos do ensino fundamental e médio para incentivo do ensino da preservação ambiental.
Há quase duas décadas, o “Prêmio Marketing Contemporâneo” reúne cases de empresas que entendem o mercado e que sabem se adaptar aos novos modelos colaborativos e participativos. Entre as empresas já consagradas estão: Coca-Cola, Petrobras, Natura e Renault. A avaliação passa pela análise de profissionais com grande experiência, como jornalistas, publicitários e especialistas em marketing. O objetivo é contribuir para elencar caminhos e meios de se lidar com os maiores desafios que os profissionais de marketing enfrentam.
Este é o segundo reconhecimento que o “Desafio Sustentável” conquista. No ano passado, o projeto conquistou o Prêmio Empresa Cidadã da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC). A gincana estudantil de sustentabilidade é realizada pelo Grupo RIC e pela Revista its em escolas públicas e particulares de Santa Catarina.
Aproximadamente 1200 alunos do ensino fundamental e médio são envolvidos. A estratégia leva em conta a necessidade de despertar a atenção e atrair o público jovem para a sustentabilidade. O projeto ocorre com patrocínio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e levanta um tema em cada edição, em 2017 foi “água”.
Divididos em “clubes”, os alunos recebem tarefas que devem ser cumpridas por meio do envio de vídeos no ambiente digital. A primeira tarefa é realizar um mapeamento sobre a situação ambiental na casa, na escola, na cidade ou na bacia hidrográfica em que os membros residem. A missão dois tem como objetivo identificar as ameaças aos recursos e elaborar planos de prevenção e compensação de danos. Já a terceira tarefa coloca em prática os planos da missão na cidade e mobiliza a comunidade.