por Leandro Cachoeira*
Você pode ter lido esse título e pensado: “Isso é loucura, marketing digital é o que há de mais efetivo hoje e sem ele nenhuma empresa consegue se engajar de forma tão forte com o seu público”. Mas calma, o que eu quis dizer é que a expressão marketing digital é ultrapassada, onde o digital como diferencial se tornou obsoleto, pois tudo que existe hoje são simplesmente novas ferramentas para serem aplicadas como meios de se comunicar e devemos saber utiliza-las.
Sendo mais claro: Como qualquer outra ferramenta de marketing, as plataformas existentes no meio online, tais como redes sociais, Google, site, entre outras, devem ser aplicadas de forma sólida no plano de comunicação empresarial afim de construir uma estratégia única de marketing, pois se isso não acontecer, as marcas passam a seguir um caminho de enfraquecimento da sua imagem.
Primeiramente devemos desmistificar algumas nomenclaturas utilizadas hoje neste meio, como por exemplo o Inbound Marketing, que nada mais é do que as famosas ações de atração do público através de um “funil de vendas”, estratégia a qual já acontecia.
Imagine que há alguns anos sua empresa estaria participando de uma feira e o grande objetivo era gerar negócios despertando o interesse do público naquele espaço. Provavelmente, sem perceber, você aplicou a técnica de Inbound Marketing da seguinte forma:
Aprendizado e descoberta
Você oportunizou um espaço de aprendizado e descoberta sobre seu produto e marca, expondo sua empresa e explicando o que faz.
Reconhecimento do problema
O visitante provavelmente encontrou uma possibilidade de negócio em seu stand e neste momento ele saiu pela feira procurando por oportunidades semelhantes.
Consideração da solução
Acredito que para o evento você tenha planejado uma promoção exclusiva para os visitantes e isso trouxe caráter de urgência para que ele aproveitasse a oportunidade e considerasse a solução oferecida por sua marca.
Decisão de compra
Não bastou somente ter uma promoção imperdível, naquele momento o seu produto ou serviço apresentou um diferencial competitivo real e por isso a sua oferta envolveu um lançamento para o segmento.
Conversão
Sabemos que nesta feira você lidou com muitos visitantes, uma porcentagem se transformou em leads preenchendo o livro de visitas do stand ou algum cupom de sorteio. Desses que preencheram algum documento deixando informações para contato, uma parte se mostrou muito interessado em sua marca e com esses você começou uma conversa apresentando catálogo, vendedores por região e características de atendimento. Provavelmente você não deve ter fechado negócios na feira, mas com certeza, depois, suas vendas aumentaram, levando a conclusão de que a sua estratégia de Inbound – a participação na feira – funcionou, trazendo novos clientes.
De acordo com Kotler, marketing corresponde à implantação de estratégias, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-venda.
Desta forma no que devemos pensar é a melhor maneira de implementar essas ferramentas de marketing para se chegar a uma conversão de fortalecimento de marca e vendas, desconsiderando o digital como diferencial e sim obrigação.
E aqui fica uma dúvida: Você sabe utilizar de verdade estas novas ferramentas para fortalecer a comunicação da sua marca?
* Leandro Cachoeira, Gestor de Marketing Empresarial