O campeonato que é o maior evento esportivo LGBT do Brasil, com a participação de 15 times, de sete estados, com 240 jogadores, todos homens gays, bissexuais ou transexuais, acontecerá no dia 1º de Junho. O evento é integrado com o calendário oficial das comemorações da Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo e dos Jogos da Diversidade.
Em sua primeira edição, realizada em São Paulo em agosto do ano passado teve como vencedor, a equipe do Rio de Janeiro: Beescats. A partir disso, foi criada a Ligay, liga que começou congregando os 4 times gays de futebol que participaram da 1a Taça Hornet.
Segundo André Machado, fundador do Beescats e um dos criadores da Ligay,“Foi na quadra da taça hornet que tudo começou, foi o feijão mágico desse incrível movimento“.
A segunda edição do campeonato será aberta no dia 1 de junho às 13h na Arena Lapa com entrada gratuita. Cada time terá uma drag queen madrinha. Os jogos da taça serão no mesmo dia e no mesmo local, entre 14h e 21h, nos três campos da Arena.
O evento contará com apresentação de Silvetty Montilla e de DJs convidados, o triangular final acontece entre 19h e 21h, quando serão entregues as medalhas e taça aos campeões.
Um time misto formado pelos jogadores de maior destaque neste campeonato, irão representar o Brasil nos 10o Gay Games, que ocorre em Paris em agosto, e conta com apoio do Hornet. A Taça Hornet de Futebol da Diversidade tem patrocínio do Hornet, a maior rede social direcionada ao público gay do Brasil e a segunda maior do mundo, presente nos principais eventos culturais do universo lgbt.