O Espaço 2 da Fundação Cultural Badesc recebe a partir da quinta-feira, 3 de agosto, às 19h, a exposição Silêncio, do artista visual Fábio Dudas. Por meio de pinturas e xilogravuras o silêncio é o elemento predominante nas nove obras que serão apresentadas pela primeira vez em Florianópolis.
“O silêncio dos quadros e gravuras, objetos inanimados que ao mesmo tempo reverberam sua representação imagética. O silêncio da fotografia e de frames de cinema, pontos de partida para a criação destas cenas. O silêncio no sentido de não falar, não contar um segredo. O silêncio omisso. O silêncio do luto, da resignação, do inexprimível”, destaca Fábio.
Há três anos o artista se dedica à essa exposição que segundo ele, ganhou mais força com muitos dos acontecimentos políticos atuais “Existe também o poema de Manuel António Pina, chamado Sob Escombros, que quando o li pela primeira vez foi como a personificação dita das imagens que estava trabalhando. Meu processo é lento, não a execução, mas a pesquisa de imagens, os estudos para as obras. E esse processo é algo não visto, não explicitamente dito no trabalho final, e por isso acho relevante tentar trazer esses elementos à tona”, afirma.
