Em alguns procedimento cirúrgicos de remoção de tumor cerebral o paciente é mantido acordado. Nesta semana um vídeo fez sucesso nas redes sociais em que além de estar acordado e interagindo com os médicos, o paciente cantou e tocou violão. A cirurgia inusitada aconteceu no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.
O paciente Anthony Kulkamp Dias, de 33 anos, cantou e tocou violão enquanto a equipe do neurocirurgião Dr. Marcos Ghizoni realizava o trabalho. As neurocirurgias geralmente são feitas com o paciente inconsciente (dormindo), mas quando o tumor está próximo a áreas com funções especiais do cérebro, como a fala, movimentação e sensibilidade, há o risco de estas funções serem perdidas durante o procedimento. Por isso Dias foi mantido acordado e pediu para tocar violão. No repertório estava ‘Emanuel’, uma música que ele mesmo compôs ao filho, nascido há poucos meses, ‘Yesterday’, dos Beatles, uma canção em alemão, ‘Bem Maior’, da banda Roupa Nova, e a canção sertaneja ‘Telefone Mudo’ do Trio Parada Dura.
O vídeo, publicado no último dia 2 de junho na Página do Hospital no Facebook já passa dos 3.350 compartilhamentos. Confira:
Paciente canta e toca violão durante cirurgia no cérebro realizada no HNSC A equipe do neurocirurgião Dr. Marcos…
Posted by Sociedade Divina Providência – Hospital Nossa Senhora da Conceição on Terça, 2 de junho de 2015
