Ouvir Mazinho do trombone é escutar a era de ouro da música da Ilha de Santa Catarina, é escutar a batida dos nossos morros, é cantar as composições do genial compositor Zininho e lembrar a voz de Neide Maria Rosa. Por iniciativa de Wagner Segura, da jornalista Angela Bastos e do cineasta Eduardo Paredes – todos apaixonados pelo samba e por nossa Ilha – conseguiram realizar um show para homenagear os 50 anos do trombonista que tocou com Zeca Pagodinho, Alcione e Quarteto em Cy. E se o Paredes está no meio é sinal que as homenagens para o Mazinho apenas começaram e deverão ter continuidade com um belo documentário. Homenagens mais que merecida para o nosso músico que muito nos encantou e ainda encanta e que irá se eternizar neste doc. O show contou com a participação especial de atuais companheiros da música ilhoa e admiradores do instrumentista Mazinho do Trombone, como Luiz Meira, Joel Brito e Janete, Jeisson Dias, Sabarah, Denise de Castro e Gi Guedes. É o tipo de trabalho que tem a obrigação de ser apoiado pela Fundação Municipal de Cultura, que tem um bom e sensível músico à frente, Luiz Moukarzel. Valeu minha raça!!!!!
Nós Naldeia. O Som do Amor é uma música que segue a linha das músicas da banda “Nós Naldeia”, um bem transado reggae, bom de escutar, composto por Luiz Maffei. O clipe da música produzido por Gustavo Moritz, da Degugas Produções, segue o embalo da música, bom de ver e de escutar. Dê uma conferida no endereço:http://youtu.be/oPM_Ng7IbNI
Adolpho Melo. “Teatro da Terra Firme” é o nome do documentário de Anderson Brito com edição de Jefferson Moreira, formandos do Curso de Cinema da UFSC. Adolpho Melo era músico e pai do intelectual Osvaldo Ferreira de Mello, que nos deixou a pouco tempo. Trabalho de Conclusão de Curso da dupla Anderson e Jefferson, o doc. conta a história de um dos teatros mais antigos do país e que está fechado há mais de um ano por falta de conservação;
Nuvem. O curta-metragem “Nuvem”, de Vanessa Sandré, promete uma boa carreira nos festivais e nas escolas. O curta conta uma história singela de uma menina que gostava de ver nuvens. Quem não gosta? “Nuvem”, vencedor do Edital de Cinema de SC em 2012, acaba de ser premiado pelo público do Festival de Cinema Infanto-Juvenil Primeira Janela, de Porto Alegre. Vanessa, juntamente com Victor Bittencourt e Giu Gava, realizaram o programa “Fila Boia”, composto de 9 episódios realizados em cidades diferentes do país sobre culinária e cultura. Com uma narrativa apropriada o programa vai estrar na TVUFSC ainda neste ano;
Drummond.O Belgas Bar, aberto recentemente na tranquila e bela praia do Riso, em Coqueiros, está com a exposição de fotografias do curta-metragem Manhã, realizado em 1989 por esse pessoal, que segundo o cineasta Cacá Diegues “é uma geração de talentosos cineastas que colocou definitivamente Santa Catarina no mapa do cinema nacional”, a qual teve participação significativa no curta, representada no curta com os nomes de: Zeca Nunes Pires, Norberto Depizzolatti, Eduardo Paredes, Lúcio Giovanella, Chico Faganello,Cido Marques, Gérson Schirmer, Mauro Faccioni Filho, Toninho Freitas, Giba Assis Brasil, entre outros.O curta “Manhã” (1989/ 10’/ 35mm), com roteiro de Tabajara Ruas, é baseado no poema “Morte do Leiteiro” de Carlos Drumond de Andrade. Filmado nas cidades catarinenses de Anitápolis e Rancho Queimado, narra o cotidiano de um leiteiro cujas tarefas são violenta e equivocadamente interrompidas. No elenco três ícones da cultura catarinense: Isnard Azevedo, Ademir Rosa e Waldir Brazil. SulangerBavaresco (atriz e diretora de teatro também compõe o elenco, juntamente com Itamar Siebert, SÍlvia Beraldo e Cláudia Martins. O Belgas Bar fica na praia do Riso, com acesso pela rua Bento Goia, aberto das 18h à 24 h de terça a sábado.
Conta-gotas de qualidade. Pouco a pouco a TVUFSC se estrutura e vai melhorando o conteúdo e as apresentações de sua programação própria. O novo UFSC Cidade, o cinema nacional e agora foi a vez do cinema catarinense ganhar nova roupagem, com a vinheta de apresentação realizada pela equipe de design do canal 63.1, coordenada pelo competente AndreiKrepsky de Melo com desenhos singelos da estagiária Heloísa Daros.
FUNCINE. O Edital “Armando Carreirão” do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis será divulgado no domingo, dia 19 de outubro. O edital municipal desembolsa um total de R$ 310.000,00 (trezentos e dez mil reais),disponibilizados em dinheiro pelo FUNCINE, através da Prefeitura Municipal deFlorianópolis, distribuídos em 10 (dez) projetos, na seguinte proporção:
– 04 (quatro) projetos na categoria nº 01, cada um recebendo a quantia de R$50.000,00 (cinqüenta mil reais), para produção de obra de curta-metragem semrestrição de gênero com duração de até 30 minutos.
– 02 (dois) projetos nacategoria nº 02, intitulada “Diretor estreante”, recebendo aquantia de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para a produção de obra de curta-metragem sem restrição de gênero com duração de até 30 minutos, sendonecessário que o proponente não tenha dirigido nenhuma obra audiovisual até omomento da seleção.
– 02 (dois) projetos na categoria nº 03, recebendo a quantia de R$ 20.000,00 (vintemil reais) para a produção de roteiro de longa-metragem ficcional.
– 02 (dois) projetos na categoria nº 04, recebendo a quantia de R$20.000,00 (vintemil reais) para a produção de piloto de série de televisão ou internet com aseguinte duração: mínimo de 4 minutos para animação e ficção, 21 minutosparadocumentário.
Edital de longa BO e Documentário de longa-metragem.Ministério da Cultura lançou dois editais dirigidos à produção audiovisual independente de longas-metragens de baixo orçamento e documentários. Os dois editais têm um investimento de R$ 22 milhões, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), sendo R$ 12 milhões para apoiar longas de baixo orçamento e R$ 10 milhões para documentários de longa-metragem. Eles fazem parte do programa Brasil de Todas as Telas que vai investir R$ 1,2 bilhão no setor do audiovisual.
+ info: http://www.cultura.gov.br/editais-em-andamento
Universidades e Institutos Federais. De 8 de outubro a 10 de fevereiro, universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia poderão se inscrever no edital Mais Cultura nas Universidades, que destinará R$ 20 milhões para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O programa, lançado nesta quarta-feira, é uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC). Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.
+ info: http://www.cultura.gov.br/editais-em-andamento
Na internet:
http://www.elpais.com.uy/vida-actual/ciclista-se-arriesga-realiza-peligroso.html
