A Globo lançou hoje, 26, o Relatório de Sustentabilidade 2025. O mesmo evidencia o conteúdo como um vetor central de impacto social, capaz de influenciar comportamentos, ampliar debates públicos e contribuir para mudanças concretas na vida das pessoas.
Entre os destaques, estão os avanços ambientais que pavimentaram a conquista de metas como o Aterro Zero e o uso de 100% de energia de fonte renovável já no início de 2026, além do fortalecimento da governança ESG com a adoção da Dupla Materialidade, que conecta riscos financeiros e impactos socioambientais de forma integrada às decisões estratégicas do negócio.
Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais, Financeiro e Jurídico da Globo afirma que, “Chegar à metade da nossa jornada ESG é, antes de tudo, um exercício de responsabilidade e consistência. A sustentabilidade na Globo orienta decisões, fortalece nossa solidez empresarial e amplia nossa capacidade de gerar impacto real na sociedade brasileira. Os avanços apresentados neste relatório mostram que é possível crescer, manter relevância e, ao mesmo tempo, contribuir de forma concreta para um futuro mais justo, diverso e sustentável para o país”.
As narrativas produzidas pela empresa seguiram ultrapassando as telas e gerando transformações reais. ‘Vale Tudo’, por exemplo, contribuiu para um aumento de 50% nos pedidos de pensão alimentícia via Defensoria Pública e para um crescimento de 150% nas buscas por informações sobre o Alcoólicos Anônimos. Já no Jornalismo, a cobertura da COP30 mobilizou milhões de pessoas, com 170 horas de conteúdo exibido na TV Globo e na GloboNews e 491 matérias publicadas no g1. O Fato ou Fake também ampliou sua relevância no combate à desinformação, registrando crescimento de 304% nas checagens e aumento de 76% na audiência.
O relatório mostra como a Globo vem integrando sustentabilidade às decisões estratégicas do negócio. Em 2025, mais de 99% da energia consumida pela empresa já vinha de fontes renováveis e a empresa alcançou o marco de 100% no início de 2026, antecipando a meta de energia limpa prevista na Agenda 2030. O período também registrou o menor índice histórico de resíduos enviados para aterros sanitários, inferior a 10% do total gerado. Em abril deste ano, a Globo atingiu o marco Aterro Zero, quando todos os resíduos de suas operações passaram a ser reciclados, reutilizados ou reaproveitados.
Na frente de governança, a Globo conquistou a Medalha de Prata EcoVadis, reconhecimento concedido às 15% empresas com melhor desempenho global em práticas ESG. Celebrou também os 10 anos do Programa de Compliance e promoveu o 1º Fórum de Ética e Integridade, em parceria com o Valor Econômico. O documento também reforça os avanços em privacidade, uso responsável de inteligência artificial e gestão de riscos climáticos.
O Relatório de Sustentabilidade 2025 reforça que o impacto da Globo começa pelas pessoas. Em 2025, 83% dos recrutamentos foram de profissionais pertencentes a grupos sub-representados (mulheres, pessoas negras, com deficiência ou do grupo LGBTQIA+), enquanto 86,1% dos colaboradores reconhecem a Globo como um ambiente inclusivo. Nos últimos cinco anos, houve avanço consistente na diversidade dos times criativos, com aumento da presença de pessoas negras e mulheres em cargos de criação e direção. No bem-estar dos colaboradores, 33% dos coordenadores foram capacitados em saúde mental, e 89,5% dos profissionais afirmam ter orgulho de trabalhar na Globo, segundo as pesquisas internas de engajamento e cultura.
Na agenda educacional, a empresa lançou a Academia LED Globo e ampliou a atuação do Festival LED e do Festival Negritudes, fortalecendo debates sobre educação, representatividade e desenvolvimento social em diferentes regiões do país.
O Relatório de Sustentabilidade 2025 reafirma a Globo como uma empresa brasileira comprometida com impacto, transparência e desenvolvimento de longo prazo, com reflexos concretos na operação, no setor audiovisual e na sociedade brasileira.
Para marcar o lançamento do relatório, a Globo lançou uma campanha estrelada por Beatriz Reis e William Bonner, que conecta cultura e compromisso ambiental ao mostrar que o brasileiro transforma naturalmente dificuldades do dia a dia em soluções criativas, como a mãe que questiona a luz acesa ou o pote de sorvete que vira recipiente de feijão. A escolha dos protagonistas também vem dessa identificação natural com o tema. No BBB, Beatriz transformou moda em conversa sobre reaproveitamento ao usar roupas feitas com sacos de lixo e materiais recicláveis. Já Bonner protagonizou um dos momentos mais comentados da apuração das eleições de 2022, quando o barulho de uma latinha durante a transmissão ao vivo viralizou nas redes.
Confira abaixo:
Foto de Paula Prekopova na Unsplash
Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]
