Campanha da Heineken transforma pubs do Reino Unido em “The Office” para promover vida no escritório.
Nos últimos meses, diversas empresas que adotaram o modelo remoto durante a pandemia vêm revendo suas políticas e estimulando o retorno dos funcionários aos escritórios, uma mudança que nem sempre é bem recebida por todos.
Ainda assim, o ambiente presencial oferece benefícios que vão além da rotina de trabalho, e é justamente esse aspecto que a Heineken decidiu explorar em sua nova campanha no Reino Unido.
A marca aposta na nostalgia e no espírito de convivência para lembrar que o escritório também é um espaço de camaradagem, conversas de corredor e até romances que florescem entre reuniões e cafés. Mas, segundo a cervejaria, o maior símbolo dessa convivência são as cervejas compartilhadas entre colegas nos encontros informais “pós-expediente”.
Com essa ideia em mente, a Heineken lançou uma ação inusitada: dezenas de pubs britânicos foram temporariamente rebatizados como “The Office” (“O Escritório”). A iniciativa pretende reforçar, de forma bem-humorada, o lado social do trabalho presencial, e facilitar a transição de quem ainda se acostuma com a volta ao escritório ou ao modelo híbrido.
De acordo com a marca, 46% dos trabalhadores remotos afirmam sentir falta dos encontros espontâneos com colegas após o trabalho, um hábito que, para muitos, representa a verdadeira essência da vida de escritório.
Heineken oferece cerveja gratuita em pubs britânicos para celebrar o retorno ao trabalho presencial
Como parte de sua nova campanha no Reino Unido, a Heineken anunciou que vai distribuir cervejas gratuitas para seus funcionários, e, claro, para seus colegas de trabalho, em mais de mil pubs espalhados pelo país.
A ação se apoia em um estudo da consultoria britânica Centre for Economics and Business Research (CEBR), que aponta que, para cada £10 investidos em eventos sociais após o expediente, são gerados £13,40 em retorno econômico, impulsionados pelos laços criados fora do ambiente corporativo.
Criada pela agência Le Pub, a campanha destaca o valor das conexões informais que surgem em torno de uma mesa de bar — encontros “pós-trabalho” que, segundo a marca, podem ser tão ou mais produtivos do que as conversas que ocorrem dentro do escritório.
Batizada de “Return to the Office” (“Retorno ao Escritório”, na tradução literal), a iniciativa convida profissionais a relaxar e compartilhar algumas cervejas no fim do expediente, sem culpa: afinal, esses momentos de descontração também fortalecem relações e estimulam resultados positivos para as empresas.
“O debate sobre o retorno ao escritório continua controverso. Depois de anos de videochamadas e brindes virtuais, podemos afirmar com segurança que, embora talvez não sintamos falta do escritório em si, sentimos falta das risadas compartilhadas cara a cara com nossos colegas”, explicou Nabil Nasser, diretor global da Heineken, segundo informações do Marketing Directo.
“Na Heineken, sempre acreditamos que os melhores momentos acontecem quando as pessoas se reúnem — e agora brindamos a esse reencontro no bar.”
Para Bruno Bertelli, CEO global da Le Pub, a campanha reforça a importância do convívio espontâneo no trabalho. “O retorno presencial destacou o valor das interações informais para a cultura e a criatividade nas empresas. A nova campanha da Heineken parte dessa ideia para transformar os pubs em extensões do local de trabalho — espaços onde conversas autênticas fluem naturalmente após o expediente”, disse ele.
SE BEBER NÃO DIRIJA
Foto: Unsplash

