Publicidade
Itajaí implanta tecnologia de telegestão em toda a iluminação pública
02 de Julho de 2025

Itajaí implanta tecnologia de telegestão em toda a iluminação pública

Sistema inteligente permite controle remoto, reduz falhas e gera economia de energia

Itajaí concluiu a modernização de seus 23.773 pontos de luz com a implantação de um sistema inteligente de telegestão.

Agora, cada luminária da cidade pode ser monitorada em tempo real, o que permite identificar falhas automaticamente, ajustar o nível de iluminação conforme a necessidade e garantir mais segurança para a população.

Publicidade

A tecnologia, viabilizada por meio da rede da TIM e da plataforma da M2M Telemetria, foi implantada pela QLuz Itajaí, concessionária liderada pela empresa Quantum Engenharia.

Tecnologia que beneficia toda a população
Além de ampliar a segurança da população, com ruas e avenidas mais bem iluminadas, o sistema também reduz custos operacionais e contribui com a sustentabilidade urbana ao evitar desperdícios de energia.

“A população é a maior beneficiada com esse avanço. A iluminação pública é essencial para a segurança, para a mobilidade e para a qualidade de vida nas cidades. Com a telegestão, conseguimos manter a cidade sempre bem iluminada, ter mais agilidade e ainda gerar economia para os cofres públicos”, destaca José Edivaldo de Sales Silva, gerente da concessionária QLuz Itajaí.

O modelo também contribui para os compromissos ambientais do município ao usar recursos tecnológicos e apoiar políticas de sustentabilidade urbana.

Como funciona
Com a tecnologia, a cidade recebe um sistema inteligente que permite identificar automaticamente falhas nas luminárias, controlar remotamente cada ponto de luz e otimizar o consumo de energia.

A comunicação entre os dispositivos é feita por meio da tecnologia NB-IoT (Narrowband-IoT), operando sobre a rede 4G da TIM. Essa solução se destaca pelo baixo consumo energético e maior alcance de sinal, o que garante eficiência e autonomia dos dispositivos.

A gestão do sistema é feita por uma plataforma em nuvem, fornecida pela M2M Telemetria, que permite acompanhar o funcionamento de cada luminária, ajustar níveis de iluminação conforme a demanda e gerar alertas automáticos em caso de problemas como quedas de energia ou falhas nos equipamentos.

“Com a telegestão, eliminamos a necessidade de rondas manuais para checar os pontos de luz, ganhamos agilidade na correção de falhas e ainda otimizamos o consumo energético nos horários de menor movimento”, explica José Edivaldo de Sales Silva, gerente da concessionária QLuz Itajaí.

Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

 

Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade