No mês em que se celebra o Sistema Braille, a Coral lança Cores que Tocam, um projeto idealizado para tornar 70 cores de seu portfólio acessíveis às mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil.
Desenvolvida em parceria com a VML Brasil e com o apoio técnico da Fundação Dorina Nowill para Cegos, essa iniciativa oferece uma nova maneira de experimentar e escolher cores, permitindo que esse público acesse um produto antes disponível apenas para pessoas com visão. A iniciativa marca também os 70 anos da Coral no Brasil, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a democratização da cor como experiência sensorial e emocional.
“Na Coral, acreditamos que as cores têm o poder de transformar ambientes e vidas. Essa crença se fortalece à medida que mais pessoas têm acesso a essa experiência”, diz Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores LATAM da AkzoNobel. “Esse projeto dá um passo crucial na inclusão para garantir que mais pessoas possam sentir e escolher cores de uma forma inovadora, indo além da visão e explorando novas formas de conexão sensorial”.
Cor e Ciência para Inclusão
Para dar vida a Cores que Tocam, Coral e VML partiram de estudos da neurociência que mostram que as cores também se manifestam no cérebro de pessoas cegas através de emoções, memórias e sensações. Com base nesse insight, foi selecionado um conjunto de 70 cores em 9 escalas cromáticas do portfólio da empresa, permitindo a exploração de inúmeras combinações. A partir dessas cores, foram criadas iniciais em Braille, agregando valor gráfico e estabelecendo um caminho criativo único para a linguagem visual do projeto.
A “tradução” de cores em uma experiência sensorial percorreu um longo caminho de desenvolvimento por uma equipe multidisciplinar e com a validação técnica da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão de pessoas cegas e com baixa visão no Brasil. O ponto de partida do desenvolvimento de Cores que Tocam foi a tradução dos códigos de cores dos sistemas RGB, CMYK e HEX em “Cromopoemas”. Ou seja, textos – posteriormente gravados em áudio – que traduzem as cores em sentimentos, histórias e textos curtos. Isso permitiu que cada cor transcendesse um mero código ou percepção visual, desencadeando uma experiência sensorial única. Por meio dessas associações, as pessoas podem evocar lembranças, sensações e histórias ligadas às suas trajetórias, experimentando a magia da cor de uma forma completamente nova e inclusiva.
O passo seguinte foi reunir esses Cromopoemas em um leque de cores do projeto: uma versão dos leques que encontramos em lojas de tintas e decoração, mas aqui acessíveis às pessoas cegas e com baixa visão. Para isso, a direção de arte é baseada em três elementos essenciais: cor, Braille e a sensibilidade da pessoa com deficiência visual.
Linguagem Braille
O material foi desenvolvido para convidar à imersão que os Cromopoemas proporcionam. O leque reproduz o modelo de mostruários encontrados em lojas de tintas e decoração, mas em vez das centenas de cores, foi impresso em cartelas completamente pretas – e cada cor é entregue pelas emoções e sensações induzidas pelos textos em linguagem Braille, para leitura de pessoas cegas alfabetizadas nesse Sistema.
No verso, o nome da cor aparece em seu respectivo tom e em fonte ampliada para quem tem baixa visão, mas não é alfabetizado em Braile. Até o logotipo do projeto reflete a preocupação com uma experiência imersiva: ele simula a “pressão” de uma mão tocando uma amostra e lendo em Braille, ao mesmo tempo em que também incorpora contrastes para garantir a legibilidade.
Por exemplo, a cor Laranja Cítrico é descrita como “aquela vontade de morder uma fruta fresca no recreio. Deixar o suco escorrer pelo queixo e passar o dia com o perfume dela nas mãos. Essa cor é o Laranja Cítrico, um tom de laranja vibrante e quente”.
A experiência sonora completa o projeto. Em parceria com a produtora de áudio Vox Haus, cada Cromopoema® foi transformado em uma narrativa falada e reunido em uma galeria digital no YouTube da Coral. A direção de som foi pensada respeitando a ultrassensibilidade auditiva da comunidade de pessoas cegas e com baixa visão. Fugindo do tradicional ASMR – que pode gerar uma sobrecarga de estímulos – , a abordagem prioriza sutilezas e nuances, criando uma imersão sensorial genuína.
Imersão sensorial
“Acreditamos que a inclusão acontece quando as diferenças são respeitadas e valorizadas. Projetos como o ‘Cores que Tocam’ representam um avanço significativo nesse caminho, pois permitem que pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso a experiências antes restritas ao universo visual. Ao transformar cor em sensação, poesia e som, a Coral contribui para ampliar horizontes e reforça a importância da acessibilidade como parte essencial da inovação”, acrescenta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Outro cuidado importante foi permitir que os Cromopoemas pudessem ser ouvidos em velocidade 2x, sem perda de qualidade. As camadas sonoras foram gravadas e aceleradas separadamente, garantindo clareza, ritmo e profundidade na experiência, o que é uma conveniência com propósito para quem interage com o mundo, principalmente, por meio do áudio.
“Nosso desafio foi criar uma experiência que transcendesse a visão, unindo acessibilidade à beleza da expressão poética,” afirma Gabriel Sotero, diretor executivo de criação da VML Brasil. “Cores que Tocam mostra como a criatividade guiada pela empatia pode abrir caminhos mais humanos e inclusivos”, complementa Pedro Rosa, diretor executivo de criação da VML Brasil. Sotero e Rosa foram os líderes criativos do projeto na VML Brasil.
Ficha técnica:
Título: Touching colors
Agência: VML Brasil
Anunciante/ Produto: Akzo/ Coral
CEO: Karina Ribeiro
Direção Executiva de Criação: Gabriel Sotero e Pedro Rosa
Direção de Criação: Alessandro Trimarco e Isaac Serruya
Criação: Doug Barreto, Edu Lautert, Felipe Spadoni, Estefani Rocha, Iedo Gualberto e Mauricio Ribeiro
3D: Rodolfo Martins e Mazola Rímoli
Head de Negócios: Renato Fisher
Atendimento: Paula Americano, Larissa Fernanda Ferreira, Fernanda Roquete
Chief Strategy Officer: Stella Pirani
Estratégia: Vitor Amos, Marcelo Bergonzoni, Thais Calfat, Matheus Eiji
Chief Media Officer: Gabriela Amato
Mídia: Marcelo Santos, Taina Rosa, Isaias Cavalcante e Isabela Tavares
Conteúdo & Influência: Carol Rosa
PR/VML: Eduardo Zanelato, Hellen Araujo e Carolina Cesario
Head de Produção: Nicole Godoy
Produção: Anderson Rocha e Fernanda Sátiro
Produção Gráfica: Lilian Destefani
Aprovação/Cliente: Henrique Striker, Juliana Zaponi, Jaqueline Westphalen e Luiza Fassarella
UX Design: Gustavo Hesse
Produção: Team VML Brasil
Edição e animação: Rodrigo Assakawa e Alexandre Diniz
Pós-produção/ finalização: Team VML Brasil
Produtora de Áudio: Vox Haus
Diretor de projetos: Matheus de Moraes Gugelmim
Diretor de produção: Daniel Dalla corte
Produtor: Icaro kraemer Guedes
Locutores: Veridiana Toledo, Carô Carvalho, Paulo Vasilescu, Fábio Rangel, Brenda Mayer e Daniel Bonfim
Consultoria Técnica para o Projeto: Fundação Dorina Nowill para Cegos